EM - ESSEM - Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Permanent URI for this community
Browse
Browsing EM - ESSEM - Escola Superior de Saúde Egas Moniz by advisor "Antunes, Ana Vanessa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem perioperatória na prevenção de lesões por pressão no intraoperatórioPublication . Gomes, Francisco José Bernardino; Antunes, Ana VanessaO presente relatório pretende refletir e demonstrar o percurso realizado durante os estágios desenvolvidos em contexto de bloco operatório, no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Este decorreu em duas Unidades Locais de Saúde distintas, e teve como principal propósito o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e relacionais na prestação de cuidados perioperatórios. Aqui descrevem-se os objetivos gerais e específicos delineados, bem como as atividades e estratégias utilizadas para a sua concretização. O ambiente perioperatório é um cenário altamente complexo, caracterizado por riscos significativos, como incidentes anestésicos, lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico, infeção do local operatório, hemorragia e hipotermia. Neste contexto, o enfermeiro especialista assume um papel fundamental na antecipação e prevenção desses riscos, promovendo a segurança do utente e a qualidade dos cuidados prestados. Foi neste ambiente exigente que se identificou uma problemática com impacto direto na segurança do utente: a ocorrência de lesões por pressão em contexto perioperatório. A lesão por pressão no contexto cirúrgico resulta de fatores como tempo prolongado de cirurgia, imobilidade e perfusão tecidual comprometida, sendo um desafio recorrente na prática clínica. Para abordar essa problemática, foi realizada uma revisão scoping com o objetivo de identificar intervenções de enfermagem para a sua prevenção no período intraoperatório. O estudo identificou dois principais grupos de intervenções: educacionais, focadas na formação e sensibilização da equipa de enfermagem, e tecnológicas, que envolvem o uso de recursos inovadores para apoiar a prática clínica. Este trabalho de investigação, realizado em paralelo com a prática clínica, contribuiu para o desenvolvimento de competências de mestre, incentivando a reflexão crítica, a aplicação da evidência científica e a melhoria dos cuidados. Destacou-se o papel do enfermeiro especialista na implementação de medidas preventivas, na sensibilização da equipa multidisciplinar e na promoção da segurança cirúrgica. A experiência de estágio permitiu ainda o reforço de competências específicas e comuns, através de uma participação ativa nas várias fases do percurso cirúrgico, com uma abordagem centrada na pessoa, na equipa e na qualidade dos cuidados.
- Intervenções do enfermeiro especialista na prevenção da hipotermia perioperatória inadvertidaPublication . Carvalho, Ana Catarina Nobre Dantas de; Antunes, Ana VanessaO presente relatório pretendeu refletir e demonstrar o percurso realizado durante o período de estágio efetuado em Bloco Operatório. O mesmo espelha os objetivos gerais e específicos delineados, bem com as atividades/estratégias realizadas para os alcançar. Aliado ao estágio e ao presente documento, foi realizado um trabalho de investigação com a temática prevenção da hipotermia perioperatória inadvertida. A presente temática resultou de uma oportunidade de melhoria identificada no local de estágio, sendo de extremo interesse quer na área da prevenção e controlo de infeção, como na área da segurança e conforto da pessoa. Com foco nas intervenções do enfermeiro especialista, foi realizada uma revisão scoping com o objetivo de mapear as intervenções que podem ser utilizadas pelo enfermeiro especialista na prevenção da hipotermia perioperatória inadvertida. A hipotermia perioperatória inadvertida é assim um fenómeno conhecido e documentado nas diretrizes internacionais dedicadas à sua prevenção. Apesar de não se tratar de uma preocupação nova, a sua incidência continua elevada nas instituições de saúde e a adesão às boas práticas para a sua prevenção apresentam diversas lacunas. Os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesta condição aumentam a probabilidade de morbilidade e mortalidade, podendo originar diversas complicações. A sua prevenção deve por isso, ser uma responsabilidade partilhada por toda a equipa de saúde envolvida na intervenção cirúrgica. A intervenção do enfermeiro especialista na prevenção da hipotermia perioperatória inadvertida assume extrema importância na divulgação da evidência científica, na sensibilização, formação à equipa sobre as melhores práticas para prevenir este fenómeno. A elaboração de protocolos clínicos sustentados na mais recente evidência científica e que orientem a prática de enfermagem e consequentemente a tomada de decisão, são fundamentais. O percurso realizado foi fundamental para aquisição de competências quer comuns quer especificas do enfermeiro especialista na área perioperatória.
- Intervenções especializadas de enfermagem na prestação de cuidados culturalmente competentes em contexto perioperatórioPublication . Fonseca, Bernardo Manuel Gonçalves da; Antunes, Ana VanessaO presente relatório apresenta uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo do estágio em dois contextos perioperatórios, evidenciando as competências desenvolvidas. Foi também realizada uma investigação centrada nos cuidados de enfermagem culturalmente competentes em contexto perioperatório, tema que emergiu da realidade intercultural vivida nos locais de estágio, onde se identificaram desafios específicos. Assim, notou-se a importância de garantir cuidados seguros, humanizados e sensíveis à diversidade cultural dos utentes. Num mundo globalizado, emergem conceitos como multiculturalidade, interculturalidade e diversidade cultural. A multiculturalidade refere-se à convivência entre culturas distintas, mas com interação limitada. A interculturalidade, por sua vez, promove o diálogo e a troca entre culturas, enriquecendo a convivência. Já a diversidade cultural enfatiza a necessidade de proteger e valorizar as expressões culturais de diferentes grupos, mantendo a partilha intercultural. Tais conceitos ganham relevância no bloco operatório, ambiente tecnologicamente complexo e culturalmente diverso, onde prestar cuidados sensíveis à cultura constitui um desafio crescente. Neste cenário, o enfermeiro especialista assume um papel central na humanização dos cuidados e na criação de um ambiente terapêutico que respeite as dimensões culturais e espirituais da pessoa. Para tal, deve aplicar estratégias que favoreçam a integração e o respeito pelas práticas e crenças culturais dos utentes. A revisão scoping realizada teve como objetivo mapear a evidência científica sobre os cuidados culturalmente competentes em contexto perioperatório, tendo identificado três áreas principais: barreiras aos cuidados culturalmente competentes, estratégias para a sua promoção, e o seu impacto na qualidade dos cuidados. Conclui-se que o percurso de estágio e investigação foi determinante para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista, reforçando a importância das competências culturais na prática perioperatória.
