Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O Bem-Estar Espiritual da Pessoa em Situação PaliativaPublication . Carvalho, PaulaA espiritualidade constitui uma área relevante de intervenção em cuidados paliativos, que permite à pessoa dar sentido e significado à sua vida, promover a esperança realista e o legado junto dos seus entes queridos. Por vezes a espiritualidade é confundida com religiosidade. A espiritualidade parece estar relacionada com sentido e significado das diferentes experiências de vida, enquanto que a religiosidade parece mais relacionada com a crença em algo ou alguém. Os enfermeiros manifestam a importância de desenvolver intervenções na área da espiritualidade, porém referem pouca preparação e a necessidade de englobar esta temática nos programas curriculares. O presente relatório tem como objetivo descrever o percurso experienciado no internamento de cuidados paliativos num total de 810 horas, 382 h de trabalho autónomo da estudante e 428 horas de contato. As horas de contato foram distribuídas em 382 horas na tipologia de estágio, 20 horas na tipologia de seminário e 24 horas na tipologia de orientação tutorial. Este relatório está dividido em duas componentes, a componente teórica a partir de uma revisão narrativa da literatura e a componente de ensino clínico. Foi utilizada a metodologia critico-reflexiva, através da análise das experiências vivenciadas no estágio de natureza profissional com relatório final, da melhor evidência científica e do desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação paliativa descritas no regulamento 429/2018 (2028). O bem-estar espiritual tem carater subjetivo e individual e parece estar relacionado com as dimensões: pessoal, comunitário, ambiental e transcendental. O bem-estar espiritual tem carater subjetivo e individual e parece estar relacionado com as dimensões: pessoal, comunitário, ambiental e transcendental. A teoria de grande alcance de Watson foi utilizada como orientação na avaliação das necessidades sentidas e das intervenções de enfermagem planeados.
- Intervenção especializada de enfermagem à pessoa em situação perioperatória : a importância da consulta de enfermagem pré-operatória na prevenção da infeção do local cirúrgicoPublication . Tiago, Ana Isabel Gomes; Dias, Daniela Filipa FreitasO presente relatório reflete o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Perioperatória, com destaque para a Consulta de Enfermagem Pré-Operatória como ferramenta essencial na prevenção da Infeção do Local Cirúrgico e na otimização do percurso cirúrgico do doente. A prática clínica do estágio foi orientada pelo plano de atividades sustentado pelas competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e dos resultados obtidos através da realização de uma Scoping Review, que evidenciou o impacto positivo da Consulta de Enfermagem Pré-Operatória na redução da Infeção do Local Cirúrgico. A aplicação da Teoria de Alcance de Metas de Imogene King reforçou a importância da comunicação eficaz e da tomada de decisão partilhada, promovendo uma abordagem centrada no doente cirúrgico. Durante o estágio, foi assegurado o cumprimento das normas éticas e deontológicas. No âmbito da melhoria Contínua da Qualidade, destacou-se a implementação do protocolo de desinfeção cirúrgica da pele, que permitiu a uniformização das práticas. A gestão de cuidados e liderança focou-se na otimização dos processos de trabalho, gestão de recursos e supervisão das tarefas delegadas, assegurando uma prestação de cuidados eficiente e segura. O desenvolvimento das aprendizagens profissionais foi consolidado pela reflexão crítica sobre a prática clínica e pela aprendizagem baseada na evidência científica. A Scoping Review, o Plano de Atividades delineado e a implementação do Protocolo de Desinfeção Cirúrgica da Pele demonstraram-se estratégias eficazes para a melhoria da qualidade, otimização dos cuidados perioperatórios e redução de complicações infeciosas. O compromisso com a segurança cirúrgica, a humanização dos cuidados e a adoção de metodologias científicas reforçou a importância do enfermeiro especialista na excelência da prática clínica e na segurança da pessoa em situação perioperatória.
- Conforto da Pessoa com Ferida Maligna em Cuidados PaliativosPublication . Gomes, BárbaraO presente relatório pretende evidenciar o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa. Este domínio de prática exige, para além de conhecimentos técnicos e científicos avançados, competências relacionais e éticas fundamentais para assegurar um acompanhamento digno e humanizado, tanto à pessoa como à sua família e/ou cuidadores. A gestão da Ferida Maligna, enquanto temática central deste projeto, assume particular relevância na promoção do conforto da pessoa, com repercussões significativas na sua qualidade de vida. Este impacto manifesta-se de forma abrangente, considerando todos os contextos inerentes ao cuidado: físico, psicoespiritual, sociocultural e ambiental. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas, identificar estratégias eficazes na promoção do conforto, no alívio do sofrimento e na melhoria da qualidade de vida da pessoa e da sua família. Adicionalmente, visa proceder a uma análise crítica e rigorosa das práticas implementadas ao longo do estágio, promovendo uma abordagem centrada na pessoa e sustentada na melhor evidência disponível. Adotou-se uma abordagem descritiva e crítico-reflexiva, sustentada nas vivências experienciadas durante o estágio clínico, as quais promoveram o desenvolvimento de competências especializadas. Esta metodologia possibilitou um aprofundamento fundamentado na tomada de decisão em enfermagem avançada, bem como na avaliação das estratégias utilizadas na gestão de sintomas, na comunicação empática e no envolvimento dos cuidadores no processo de cuidados. O referencial teórico adotado foi a Teoria do Conforto de Katherine Kolcaba, que orientou a análise crítica e a reflexão sobre as práticas implementadas, com o objetivo de promover o conforto e o bem-estar da pessoa e da sua família, em consonância com os princípios da enfermagem avançada. A prática baseada na evidência e a reflexão contínua das intervenções realizadas favoreceram o desenvolvimento de competências especializadas, evidenciando a relevância da comunicação empática e da negociação de objetivos de cuidados com pessoas em Cuidados Paliativos e respetivos cuidadores. A aplicação de estratégias não farmacológicas na gestão de sintomas revelou-se eficaz na promoção do conforto e na melhoria da qualidade de vida. A experiência adquirida reafirma o papel essencial do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa e das suas competências especificas na humanização dos cuidados, exigindo um compromisso permanente com a excelência e o respeito pela dignidade e pelos desejos da pessoa até ao fim da sua vida.
- Intervenções do enfermeiro especialista na prevenção da hipotermia perioperatória inadvertidaPublication . Carvalho, Ana Catarina Nobre Dantas de; Antunes, Ana VanessaO presente relatório pretendeu refletir e demonstrar o percurso realizado durante o período de estágio efetuado em Bloco Operatório. O mesmo espelha os objetivos gerais e específicos delineados, bem com as atividades/estratégias realizadas para os alcançar. Aliado ao estágio e ao presente documento, foi realizado um trabalho de investigação com a temática prevenção da hipotermia perioperatória inadvertida. A presente temática resultou de uma oportunidade de melhoria identificada no local de estágio, sendo de extremo interesse quer na área da prevenção e controlo de infeção, como na área da segurança e conforto da pessoa. Com foco nas intervenções do enfermeiro especialista, foi realizada uma revisão scoping com o objetivo de mapear as intervenções que podem ser utilizadas pelo enfermeiro especialista na prevenção da hipotermia perioperatória inadvertida. A hipotermia perioperatória inadvertida é assim um fenómeno conhecido e documentado nas diretrizes internacionais dedicadas à sua prevenção. Apesar de não se tratar de uma preocupação nova, a sua incidência continua elevada nas instituições de saúde e a adesão às boas práticas para a sua prevenção apresentam diversas lacunas. Os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesta condição aumentam a probabilidade de morbilidade e mortalidade, podendo originar diversas complicações. A sua prevenção deve por isso, ser uma responsabilidade partilhada por toda a equipa de saúde envolvida na intervenção cirúrgica. A intervenção do enfermeiro especialista na prevenção da hipotermia perioperatória inadvertida assume extrema importância na divulgação da evidência científica, na sensibilização, formação à equipa sobre as melhores práticas para prevenir este fenómeno. A elaboração de protocolos clínicos sustentados na mais recente evidência científica e que orientem a prática de enfermagem e consequentemente a tomada de decisão, são fundamentais. O percurso realizado foi fundamental para aquisição de competências quer comuns quer especificas do enfermeiro especialista na área perioperatória.
- A Transição para a Terapia de Substituição da Função RenalPublication . Pedro Miguel dos Santos Azevedo MoreiraA Doença Renal Crónica (DRC) é uma patologia complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, impondo desafios significativos à pessoa e família/cuidadores. O diagnóstico de DRC e a necessidade de iniciar diálise podem ser eventos traumáticos e disruptivos, com impactos físicos, psicológicos, emocionais e sociais, exigindo uma constante adaptação a novas condições de saúde. Neste contexto, o enfermeiro especialista assume um papel fundamental na promoção da saúde, na capacitação para o autocuidado e na facilitação de uma resposta saudável aos processos de transição vivenciados. Este relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, aborda a temática da transição para as terapias de substituição da função renal (TSFR), com foco na diálise peritoneal (DP) e na hemodiálise (HD). O estágio decorreu numa Unidade de Diálise de uma Unidade Local de Saúde da região Norte de Portugal, proporcionando uma experiência valiosa no acompanhamento de pessoas com DRC em diferentes fases do tratamento. O projeto de estágio teve como base a Teoria das Transições de Meleis (2000), e permitiu analisar os desafios e as intervenções de enfermagem neste processo de transição. Através da análise de dois estudos de caso, um sobre a transição para DP e outro sobre a transição para HD, foi possível aprofundar a compreensão da importância da educação da pessoa e família/cuidador, da gestão de sintomas, da promoção da autogestão e do apoio emocional. Este projeto de estágio contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, com destaque para a capacidade de comunicação e educação para a saúde, a gestão de casos, a liderança e a tomada de decisão. Adicionalmente, o estágio permitiu a participação em projetos de educação para a saúde na comunidade e a criação de materiais informativos, como o guia de acolhimento para pessoas que iniciam HD, demonstrando a capacidade de resposta às necessidades identificadas no serviço. A Unidade de Diálise proporcionou uma experiência enriquecedora e um desenvolvimento significativo de competências essenciais para a prática de enfermagem especializada em contexto de DRC. A experiência adquirida permitiu uma compreensão mais profunda da DRC e dos seus desafios, bem como a importância do papel do enfermeiro especialista em facilitar a transição da pessoa com DRC para a TSFR, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida.
- INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM QUE PROMOVEM O COPING EFETIVO NA PESSOA COM DOENÇA ONCOLÓGICAPublication . Laura Alexandra de Lima BorgesA evolução contínua da saúde, impulsionada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, tem exigido dos profissionais, em particular dos enfermeiros, uma constante atualização de conhecimentos e o aperfeiçoamento de competências. Este processo tem contribuído para a consolidação de práticas de enfermagem seguras, de elevada qualidade e orientadas para a obtenção de outcomes em saúde clinicamente relevantes. Paralelamente, observa-se um aumento sustentado na prevalência das doenças crónicas a nível global, incluindo em Portugal, o que reforça a necessidade de profissionais de enfermagem especializados, capazes de consciencializar e capacitar as pessoas para a vivência com incapacidades — temporárias ou permanentes — que podem impactar significativamente a sua qualidade de vida. A doença oncológica, como doença crónica, é uma condição complexa que incute stresse e impacta os clientes, famílias e/ou cuidadores nas diferentes esferas, nomeadamente, física, psicológica, emocional, social, profissional e espiritual. Desse modo, torna-se essencial, implementar intervenções de enfermagem que visem a promoção de estratégias de coping efetivo (adaptativo) na pessoa que vivencia a doença oncológica. O EE, enquanto agente facilitador do processo de transição saúde-doença, deverá incorporar na sua praxis clínica, um processo de conceção de cuidados de enfermagem que integrem todas as esferas referidas. O presente documento reporta-se ao relatório final do estágio de natureza profissional do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (MEMC) na área de Enfermagem à pessoa em situação crónica, da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSnorteCVP), efetuado no Hospital de Dia de Cuidados Oncológicos (HDCO), de um Hospital da Região Autónoma dos Açores (RAA). A realização do estágio clínico constituiu uma oportunidade fundamental para a consolidação dos conhecimentos teóricos e para o desenvolvimento, em contexto real de prática, das competências comuns do EE, bem como das competências específicas da área de enfermagem à pessoa em situação crónica. Paralelamente, permitiu o aprofundamento das exigências inerentes ao grau de Mestre, promovendo a integração entre saber, prática e pensamento crítico-reflexivo. Em paralelo com a prática clínica, foi desenvolvida a componente de investigação, concretizada através da realização de uma scoping review, com o objetivo de mapear a evidência científica sobre as intervenções de enfermagem promotoras de coping efetivo na pessoa com doença oncológica, seguindo as orientações metodológicas do Joanna Briggs Institute (JBI). Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da atuação do enfermeiro nos domínios do conhecimento, da consciencialização e da capacitação da pessoa, com destaque para as áreas da educação para a saúde, da orientação para um projeto de vida e do fortalecimento de redes de apoio. Destacou-se, ainda, a importância da utilização de terapias artísticas e criativas como estratégia complementar promotora de adaptação e bem-estar.
