ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Financeira
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão Financeira by advisor "Costa, Sacramento"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estágio Realizado nas áreas de Comercial e de Logística em Empresa Importadora de Equipamentos para a IndustriaPublication . Choon Campos de Almeida, Pedro Miguel; Costa, SacramentoO presente relatório de estágio foi realizado com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Gestão Financeira. Foi realizado um estágio numa empresa de importação de equipamento, para empresas na área da indústria, com o intuito de propor melhorias à sua atividade e ao seu funcionamento através da aplicação de conhecimentos provenientes do mestrado em Gestão Financeira. Com esta finalidade, o tempo de estágio decorreu na sede da empresa, mais especificamente nas áreas de logística e administrativa da empresa. O estagiário acompanhou também um vendedor comercial para compreender os processos de vendas da empresa e foi realizado o levantamento dos processos e o tratamento dos dados relevantes. Feita a Revisão de Literatura e em cooperação estreita com a empresa, foram sugeridas melhorias de processo nas áreas de logística interna e de vendas, visando a continuação do crescimento e da criação de riqueza da empresa.
- As Fusões como Mecanismos de Criação de Valor: Estudo de Caso da NOS ComunicaçõesPublication . Baldé, Genaica; Costa, SacramentoAs Fusões e Aquisições de Empresas constituem medidas estratégicas de diversificação e expansão de atividades com vista essencialmente ao incremento de capacidade competitiva e à obtenção de sinergias financeiras. O presente estudo inicia-se pelo enquadramento teórico no âmbito da temática das Fusões e Aquisições clarificando os principais conceitos, as motivações subjacentes e a sua evolução histórica e atual numa perspetiva mundial e em Portugal. A abordagem metodológica ao trabalho empírico baseou-se num Estudo de Caso dirigido à NOS Comunicações, grupo empresarial resultante da Fusão da Zon e da Optimus e com destaque no PSI20 - índice representativo das 20 empresas mais transacionadas no âmbito da Bolsa de Portugal. Para melhor perceção do momento e do contexto que antecedeu e sucedeu a fusão foi feita a avaliação do impacto provocado no Mercado das Telecomunicações, no desempenho financeiro e a nível interno: integração na nova cultura organizacional, grau de satisfação e motivação do capital humano, com recurso a diagnósticos sobre o mercado e da situação financeira da NOS e à aplicação de questionário aos respetivos colaboradores. Os resultados evidenciam numa fase pós-fusão, a ocorrência de efeitos positivos de mercado mas fraca projeção em termos financeiros. Evidenciaram também a manutenção ou quebra generalizadas dos fatores associados à cultura organizacional, à satisfação e à motivação dos profissionais em contexto de trabalho.
- Imigração e Retorno dos Recursos Humanos: O Papel das Empresas de Shared Services na Captação e Colocação de Recursos Humanos Qualificados em Portugal. Caso de Estudo - Hiscox Underwriting LtdPublication . Alexandrovna Logvinova, Yulia; Costa, SacramentoAs tendências de criação de Serviços Partilhados em Portugal são cada vez mais acentuadas. O número das empresas internacionais com os Shared Services instalados em Portugal cresce cada vez mais. Oferecendo condições laborais atrativas, e em conjunto com as características nacionais e o romantismo do país, as oportunidades de emprego nos Shared Services Centre pode tornar-se um bom incentivo para levar os estrangeiros qualificados a escolher Portugal como o destino da sua Emigração. Neste contexto, partindo da problemática de envelhecimento e da redução da população ativa provocada pela Emigração em Portugal, a ideia principal deste trabalho foi conseguir comprovar que as empresas internacionais com os Centros de Serviços Partilhados localizados em Portugal colaboram de maneira positiva para a diminuição de fluxos emigratórios, tanto no caso dos portugueses, como no caso dos estrangeiros que residem no território português. Teve-se também como objetivo validar as hipóteses de que as condições de trabalho nos Shared Services Centres são posicionadas como experiência positiva, que esta experiência laboral envolve descendentes de portugueses anteriormente emigrados e ainda que os trabalhadores destas empresas são maioritariamente jovens e altamente qualificados. Confirmaram-se as hipóteses tendo como metodologia o estudo de um caso de uma empresa de Shared Services Centre e com a sua população de 189 trabalhadores.
- Prime Pork – Portugal Gourmet: Projeto de empresa exportadora para a ChinaPublication . Filipe da Cruz Prata Cabral Afonso, Luís; Costa, SacramentoConhecidos de longa data e todos possuidores do mesmo espírito empreendedor, os fundadores deste projeto começaram a traçar o seu percurso em 2012, ao definirem o que queriam fazer, como o queriam fazer e onde o queriam fazer. A empresa terá assim a sua origem em 2015, na sequência do projeto aqui apresentado, com a colaboração de Miguel Russo e Neel Amratlal, coincidindo com a concretização de uma ideia, um projeto, uma mentalidade. A PRIME PORK será uma empresa dinâmica com um espírito jovem, onde todos os seus membros estarão concentrados e focados no seu processo de crescimento e desenvolvimento, tentando alcançar sempre novos objetivos e metas. O crescimento da economia chinesa aliado à cada vez maior procura de produtos alimentares naturais de qualidade levaram esta equipa a querer investigar qual a viabilidade desse negócio. Depois de muita pesquisa teórica e de ir ao terreno ver como tudo funciona com os nossos olhos concluiu-se que os consumidores chineses são realmente apreciadores de produtos importados com qualidade certificada. Com isto, avançou-se com a ideia de levar até aos consumidores chineses uma experiência única e irresistível, ao nível sensorial do paladar, era uma excelente oportunidade por explorar. A parte teórica deste projeto é constituída por estudos sobre o porco ibérico, a evolução do mercado chinês e as suas relações com a Europa e Portugal, em particular. Para avaliar a viabilidade deste projeto foi elaborado um estudo do potencial de mercado e de viabilidade financeira do investimento para o realizar. De acordo com os resultados obtidos, é possível concluir que o projeto é viável.
- Relatório de Estágio Realizado no Formosa Park Hotel Apartamento Subordinado ao tema: O papel de Accounts Payable para constituição do processo formativo em Gestão FinanceiraPublication . Muzi Sebastiao, Pupina; Costa, SacramentoO estágio realizado teve como principal objetivo a constituição do processo formativo para obtenção do grau de mestre em Gestão Financeira, com incidência nas áreas de Accounts Payble e Departamento de Compras no Formosa Park Hotel Apartamento sito no Vale do Lobo, na Praia do Ancão, 8135-172 Algarve. Compreende-se que os indivíduos que exercem a função de accounts payable devem possuir determinadas competências, de forma a executar o trabalho que lhes compete e cumprir os processos inerentes à função financeira como a verificação e lançamento de faturas. Já o departamento de compras está responsável pelo processo da logística das organizações; a sua utilidade é de extrema importância para cumprir as necessidades do negócio em termos de materiais, satisfação das quantidades certas nos prazos certos. No que concerne aos resultados finais do estágio, destaca-se a importância da correlação entre o departamento financeiro e Departamento de Compras, de modo a evitar erros de lançamentos de facturas entre as duas áreas. Releva-se também as várias competências adquiridas, nomeadamente: o conhecimento de todas as fases do processo de faturação: desde o seu recebimento, antes de passarem para o accounts payable; receção da mercadoria, confirmação da mesma e o seu lançamento no programa utilizado pela empresa
- TEORIAS DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS: Uma aplicação às empresas Portuguesas cotadas na Euronext LisboaPublication . Gomes Semedo, Isidro; Costa, SacramentoAs decisões sobre estrutura de capital sempre foram consideradas das mais importantes no contexto da gestão financeira das empresas. O artigo de Modgliani e Miller (1958) sobre a irrelevância da estrutura de capitais sobre o valor da empresa originou o aparecimento de diversas teorias, nomeadamente a teoria do Efeito Fiscal, do Trade Off, dos Custos de Agência, da Hierarquização das fontes de financiamento, da Sinalização e do Market Timing. O presente trabalho teve como objetivo principal testar a aplicabilidade das referidas teorias nas empresas portuguesas não financeiras cotadas na Euronext Lisboa em 2015, durante o período 2010-2014. Utilizou-se como metodologia a estimação de modelos de regressão linear especificados de acordo com as diferentes teorias. Das 33 estimações realizadas, algumas apresentaram bom coeficiente de determinação, evidenciando capacidade explicativa boa ou razoável das variáveis independentes propostas pelas diferentes teorias, nomeadamente valor de mercado, imposto sobre o rendimento, free cash flow, dimensão, valor de liquidação dos ativos ou rendibilidade, face às variáveis endógenas proxys da estrutura de capitais das empresas que se utilizaram: empréstimos corrente, não corrente e empréstimo total. Os modelos especificados com as variáveis exógenas oportunidades de crescimento e liquidez geral evidenciam não terem estas variáveis um efeito significativo sobre as variáveis dependentes. Estas evidências reforçam o poder explicativo das teorias da Sinalização e a dos Custos de Agência.