INP - Dissertações Mestrado em Comunicação Integrada
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Browsing INP - Dissertações Mestrado em Comunicação Integrada by advisor "Bela Rosa Luís Lopes, Paula"
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- A Importância da Comunicação Interna nas organizações da Administração Pública no século XXI A Intranet no INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções PúblicasPublication . Maria Ferreira de Almeida Candeias, Paula; Bela Rosa Luís Lopes, PaulaNo século XXI, a comunicação interna afirma-se como um processo estratégico nas organizações da Administração Pública e começa a ser considerada como uma realidade e uma necessidade incontornável. Esta mudança deve-se a uma gradual tomada de consciência por parte dos decisores da crescente exigência de inovação e da necessidade de informar, motivar e envolver, todo o potencial humano e inteligência existente no interior da organização, considerados como a principal vantagem competitiva num mundo globalizado. Numa aposta renovada de ligação das pessoas entre si e a organização, as novas tecnologias de informação e formas de comunicação digital da internet à intranet asseguram uma maior fiabilidade da informação, desempenhando um papel decisivo na operacionalização da estratégia de comunicação. A finalidade deste estudo é analisar o impacto da intranet enquanto suporte de Comunicação Interna aplicada a uma organização da Administração Pública Central Direta do aparelho de Estado (INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas) no novo milénio, pretendendo saber, com base na perceção dos colaboradores se gera coesão e acrescenta valor na prossecução do cumprimento de objetivos comunicacionais.
- As Relações Públicas na Vertente de Comunicação Externa. Estudo de Caso: A Comunicação de Crise da Volkswagen Autoeuropa na Imprensa Nacional.Publication . Lisander Pereira Esteves, Eric; Bela Rosa Luís Lopes, PaulaAs crises empresariais não acontecem todos os dias, mas podem surgir de forma inesperada numa organização, transformando-se, também, em questões públicas que são influenciadas e noticiadas pelos órgãos de comunicação social que têm a tarefa de ampliar a informação junto da sociedade. As situações de crise são divulgadas pela imprensa para todos os públicos convertendo-se num grande problema para as empresas. Quando um assunto deixa de ter um carácter meramente privado, por se tratar de um problema que também é de interesse público, torna-se um objeto de discussão pública. São precisamente estes assuntos públicos que dão forma ao campo de ação das relações públicas (Gonçalves, 2012:206). Entre outras funções, as relações públicas são um processo fundamental para atenuar danos, respondendo às necessidades dos stakeholders, tentando reparar a imagem após uma crise organizacional (Seeger et al, 2001:155). A presente investigação tem como objetivo analisar a comunicação externa realizada pela Volkswagen Autoeuropa junto da imprensa portuguesa e no âmbito da situação de crise dos motores a diesel da Volkswagen AG em Portugal. Serão recolhidas as notícias publicadas na imprensa entre os meses de Setembro e Outubro de 2015, com o objetivo de verificar o impacto da divulgação de uma informação que foi emitida no estrangeiro e que teve repercussões no mercado nacional.