ESEJD - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by advisor "Magalhães, Violante"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Duque , Catarina Filipa Soares; Magalhães, ViolanteO Relatório de Estágio Profissional resulta do percurso que se insere na Prática Pedagógica, desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O Relatório está dividido em quatro capítulos. No Capítulo 1, apresento sete relatos de atividades ou situações observadas (conduzidas quer pelas Educadoras Orientadoras quer por colegas de Estágio) em contexto de estágio e três relatos de atividades realizadas por mim enquanto estagiária. Cada relato contém ainda uma pequena reflexão e a fundamentação teórica oriunda da investigação. No Capítulo 2, apresento seis planificações realizadas junto de grupos de crianças de três diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar (três, quatro e cinco anos). Para cada grupo, são apresentadas duas planificações, bem como a justificação das estratégias e recursos utilizados. No Capítulo 3, são apresentadas três avaliações de atividades realizadas por mim enquanto estagiária; descrevo parâmetros e critérios de avaliação, bem como a análise dos seus resultados. Por último, no Capítulo 4, é apresentada a proposta de um projeto educativo, intitulado “Adoro perguntar, pesquisar, responder”. O projeto tem como objetivo criar um Cantinho da Pesquisa na sala de um grupo de 5 anos, de forma a estimular a curiosidade da criança com diferentes fontes e meios para apoiar o processo de descoberta (equipamentos mobiliário e informático/ digital, materiais de consulta, de expressão plástica), que contará com o envolvimento dos familiares das crianças e da comunidade escolar. O Relatório termina com uma reflexão sobre as práticas observadas e sobre as que foram realizadas por mim, bem como sobre a importância do Estágio na minha futura vida profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Mateus , Mafalda Sofia Pedro; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação João de Deus. Tem como objetivo apresentar as diversas experiências e aprendizagens adquiridas ao longo de três semestres, durante os Estágios I, II e III. Este Relatório, para além da Introdução e da Reflexão Final, está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, são apresentados dez relatos, sendo que sete são de atividades observadas por mim e conduzidas pelas educadoras cooperantes e por uma colega; os restantes são de atividades dinamizadas por mim. Cada relato tem a sua fundamentação teórica incorporada. O segundo capítulo, Planificações, engloba seis planificações, todas planificadas e postas em prática por mim ao longo do estágio; as estratégias utilizadas encontram-se devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresenta três dispositivos implementados em duas faixas etárias (3 e 5 anos). Por último, no quarto capítulo, Trabalho de Projeto Plantar o carinho animal, apresento uma proposta de projeto, que espero vir a poder implementar numa escola, com crianças do Pré-Escolar, envolvendo a comunidade escolar e a família das crianças. Este projeto pretende desenvolver nas crianças o respeito pelos animais, em particular pelos animais domésticos, articulando assim vários conteúdos e componentes das várias áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II E IIIPublication . Barros, Vanessa Sousa Brazão de; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional contém informações sobre vários momentos ocorridos e aprendizagens adquiridas ao longo das unidades curriculares de Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu entre setembro de 2019 e fevereiro de 2021. Este Relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo destina-se à narrativa de dez relatos de estágio profissional, que correspondem àquilo que observei e presenciei durante o mesmo. Três deles são atividades que foram realizadas por mim; as restantes pelas profissionais de educação das escolas onde estive inserida e pela minha colega de estágio. Completo cada relato, realizando algumas reflexões sobre essas práticas, fundamentando-as com recurso a autores distintos. O segundo capítulo contém seis planificações de atividades e propostas de trabalho, elaboradas por mim durante o Estágio Profissional. Ao longo do mesmo, farei a descrição das estratégias e recursos que escolhi, assim como algumas observações que justificarei com base em conceitos de diversos autores. O terceiro capítulo é composto por dispositivos de avaliação que apliquei a grupos de Educação Pré-Escolar, antecedidos de uma breve introdução sobre a importância da avaliação. Apresento parâmetros e critérios dos dispositivos de avaliação, a avaliação e a análise, devidamente fundamentada, das aprendizagens realizadas pelas crianças, durantes as atividades concretizadas. O quarto capítulo apresenta um projeto que tem por nome Família Detetive, em que o principal objetivo é aumentar o tempo de qualidade entre as crianças e os seus familiares, bem como promover atitudes de preservação do ambiente. Termino o Relatório apresentando uma reflexão sobre o meu percurso durante o mestrado, sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e ainda sobre a importância do estágio profissional. Também apresento as referências bibliográficas que utilizei durante a realização deste Relatório, bem como todos os anexos.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Fernandes, Inês Mariano; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio Profissional foi realizado de modo a organizar todas as informações relativas às minhas aprendizagens durante os estágios profissionais I, II, III, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório está dividido em quatro capítulos, organizados da seguinte forma: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de avaliação e, por último, a apresentação de um projeto. O primeiro capítulo engloba dez relatos de estágio, onde estão descritas atividades e estratégias, observadas ou desenvolvidas por mim, em contexto de estágio e sobre as quais reflito; destes dez relatos, sete atividades foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. No segundo capítulo, reflito sobre a planificação e apresento seis planificações de atividades para as faixas etárias entre os 3 e os 5 anos, estando estas devidamente fundamentadas. No capítulo seguinte, é abordada a avaliação, sendo ainda apresentados três dispositivos de avaliação de atividades aplicadas no âmbito da Educação Pré-Escolar, nomeadamente integradas na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. No quarto e último capítulo, é apresentado um trabalho de projeto, inserido no domínio da Educação Física e designado “Move-te por ti”, a aplicar nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar, com o objetivo primordial de incentivar as crianças à prática de exercício físico, de uma forma lúdica. Finalizo o meu Relatório com as considerações finais, onde reflito sobre as experiências vividas e observadas durante o estágio profissional, e sobre o quanto a realização do mesmo foi importante para o meu crescimento profissional, para ultrapassar dificuldades e, sobretudo, para a minha formação como futura educadora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Alves, Ana Rita Fróis; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III reúne uma série de experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, iniciado em outubro de 2021 e terminado em fevereiro de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma proposta de Projeto. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos, onde estão descritas atividades, observadas ou desenvolvidas por mim, em contexto de estágio, e sobre as quais reflito. No segundo capítulo, abordo teoricamente a planificação e apresento seis planificações de atividades para as faixas etárias entre os 3 e os 5 anos, estando estas devidamente fundamentadas. No terceiro capítulo, depois de refletir sobre a avaliação, apresento três dispositivos de avaliação de atividades aplicadas no âmbito da Educação Pré-Escolar e integradas na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática) e Domínio da Educação Artística: Subdomínio das Artes Visuais. No quarto e último capítulo, é apresentado um trabalho de projeto, inserido na Área do Conhecimento do Mundo, e designado “Não são só refugiados!”. Este projeto, a aplicar nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar, tem por objetivo consciencializar as crianças para o acolhimento de refugiados na nossa sociedade. Termino o meu Relatório com as considerações finais, onde reflito sobre as experiências vividas e observadas durante o estágio profissional, e sobre o quanto a realização do mesmo foi importante para a minha formação como futura educadora.