ISLA - Dissertação de mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISLA - Dissertação de mestrado by advisor "Frade, Rui"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Fatores Determinantes da Internacionalização no Setor Farmacêutico Português, Produtor e Exportador de Produtos FarmacêuticosPublication . Vieira, Jorge; Frade, RuiO setor farmacêutico português enfrenta as pressões de uma economia global, da perda de valor do mercado nacional e da elevada intensidade inovadora que caracteriza o setor. Esta investigação permitiu realizar a primeira caracterização do setor farmacêutico português, produtor e exportador de produtos farmacêuticos, enquadrada na literatura internacional relevante. Com este estudo pretendemos identificar os fatores e variáveis determinantes na internacionalização e estabelecer padrões que correspondam a melhores resultados na internacionalização das empresas. Para isso realizámos uma contextualização do setor farmacêutico e uma profunda revisão bibliográfica, que serviram de base à componente empírica do trabalho, um estudo de natureza quantitativa. Este estudo revelou um setor profundamente internacionalizado, com algumas debilidades a nível estratégico, na inovação e no conhecimento dos mercados-alvo, que condicionam os resultados da atividade internacional. As conclusões deste estudo podem ter importantes implicações para as farmacêuticas portuguesas, organizações institucionais de apoio ao setor e para o meio académico.
- Processo de compra de vinho nas Redes SPAR A diferenciação da compra com origem online e compra motivada pelas ações de merchandising em lojaPublication . Silvério, Mara; Frade, RuiEm Portugal, ao longo dos tempos, o setor alimentar tem vindo a sofrer diversas transformações existindo novas ofertas e novos concorrentes no mercado, que se traduzem em variações na concentração do setor e na alteração das estratégias utilizadas pelas mais diversas empresas. Esta investigação permitiu realizar um estudo no setor do retalho alimentar em Portugal, com foco numa rede de cadeias de supermercados em específico, a SPAR, com objetivo de percebermos melhor o funcionamento do processo de compra de vinhos nas lojas, bem como, as influências que os formatos online e as ações de merchandising têm na compra de uma marca de vinhos. Com o presente estudo, pretendemos compreender melhor os critérios que os consumidores têm em conta na compra de vinhos e, por esse motivo, é importante perceber se os consumidores quando efetuam as suas compras de vinhos em formato online/físico, se são pessoas que se mantêm constantemente informadas sobre este setor ou se as suas compras são influenciadas pelas estratégias de merchandising aplicadas nas lojas, bem como, ainda permitir à empresa informação necessária para definir as suas futuras estratégias de vendas neste setor. Para tal, procedemos a uma contextualização do setor dos vinhos, bem como, do merchandising e do comportamento dos consumidores online e a uma profunda revisão bibliográfica que servirá de base à componente empírica do trabalho, um estudo de natureza quantitativa. Este estudo revelou que os elementos de merchandising, aplicados nas lojas SPAR, são um elemento fulcral para a tomada de decisão na escolha de vinhos da grande maioria dos clientes SPAR. O elemento online apresenta-se como uma ferramenta extremamente importante para a maioria dos consumidores mais jovens da SPAR, permitindo-lhes obter mais informação sobre os vinhos expostos nas lojas e, desta forma, efetuar as suas escolhas de uma maneira mais precisa. As conclusões deste estudo podem ter importantes implicações para a empresa SPAR, bem como, para o retalho alimentar português e ainda para o meio académico.
- Processo de internacionalização da indústria exportadora de calçado PortuguêsPublication . Monteiro, Ana; Frade, RuiA indústria do calçado português tem vindo a evoluir e vindo a ganhar relevância na economia portuguesa. A globalização e a forte concorrência levaram as empresas a pensarem na sua atividade além-fronteiras com a procura de novas oportunidades e novos mercados. O processo de expansão do setor nacional do calçado aconteceu gradualmente a partir dos anos 70, na primeira fase da integração de Portugal no espaço económico europeu. Sendo o tecido empresarial em Portugal constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas, o sucesso e a sua sobrevivência passam pela aposta na internacionalização, através da colocação dos seus produtos no mercado externo. Neste sentido, este trabalho visou levar a cabo uma revisão bibliográfica sobre os conceitos em estudo, compreender o processo de internacionalização da indústria do calçado português e as suas estratégias para o sucesso no mercado externo que serve como ponto de ligação para a componente empírica do estudo. Conclui se que a escolha da estratégia a adotar pela empresa é imprescindível para o seu sucesso no mercado internacional, especialmente na indústria exportadora de calçado, nomeadamente na estandardização e/ou adaptação dos elementos do marketing internacional.