IPS - ESS - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
Permanent URI for this collection
Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
Browse
Browsing IPS - ESS - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado by advisor "Antunes, Armandina"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados de enfermagem à pessoa em situação neurocrítica, potencial dadora de órgãos/tecidos.Publication . Robalo, Raquel; Antunes, ArmandinaA escassez de órgãos para transplante trata-se de uma problemática atual. O número de pessoas em lista de espera por um órgão é elevado e o número de dadores revela-se insuficiente para as necessidades. O enfermeiro pela sua proximidade à pessoa e família na prestação de cuidados, ocupa uma posição privilegiada na identificação de potenciais dadores. Estes cuidados requerem conhecimentos e competências (técnicas, humanas, éticas e legais) para as quais deve estar desperto. O presente relatório pretende refletir o percurso vivenciado para o desenvolvimento e consolidação dos mesmos. Para a sua concretização, foram realizados estágios em locais e instituições de referência na doação e transplantação. Este relatório demonstra o processo de aquisição de Competências Comuns e Especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Mestre, com vista à sua apresentação e discussão pública para a obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Foram desenvolvidos 2 projetos: - de Intervenção em Serviço (PIS) e - de Aprendizagem Clínica (PAC), no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. O PIS foi desenvolvido na Urgência Geral Polivalente (UGP) do Hospital X, no âmbito da pessoa em situação neurocrítica, de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto. O objetivo foi capacitar os enfermeiros para a importância da deteção e prestação de cuidados precoces a estas pessoas, em contexto de urgência, de forma global e norteada, pelo que se optou por uma formação virada para a identificação/referenciação de potenciais dadores, o diagnóstico, a avaliação, os cuidados na manutenção e a abordagem da família/pessoa significativa com vista ao transplante com sucesso. Para além da pesquisa bibliográfica, recorreu-se ao referencial teórico da Transição de Afaf Meleis, uma teoria de médio alcance. O PAC teve como objetivo refletir criticamente a prática desenvolvida à luz das Competências Comuns e Especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em 7 Pessoa em Situação Crítica e Crónica e Paliativa e analisar as aprendizagens, refletindo acerca de um conjunto de competências de índole mais diferenciado - Competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e que pressupõe um entendimento mais profundo da pessoa. Foram igualmente elaboradas instruções de trabalho que visam melhorar a prática através da sua aplicação. Os ganhos obtidos com os estágios originaram saberes e conhecimentos específicos que foram partilhados e permitiram mudanças positivas na equipa multidisciplinar através de sessões formativas que permitiram debate de ideias, esclarecimento de dúvidas e uma prática mais sustentada e apoiada num procedimento setorial reformulado.
- Dinâmica da equipa multidisciplinar numa situação de emergência cardiorrespiratória na UCIPPublication . Fernandes, Micael Cordeiro; Antunes, ArmandinaNeste relatório apresenta-se a aplicação da metodologia de trabalho de projeto, durante os estágios do 3º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal, com o projeto de intervenção em serviço intitulado “Dinâmica da equipa multidisciplinar numa situação de emergência cardiorrespiratória na UCIP”. Também decorre a reflexão crítica sobre a aquisição das competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e de Mestre em Enfermagem, sustentada em todos os aportes teóricos e práticos adquiridos durante este percurso. A UCIP é uma unidade que presta cuidados a clientes que necessitam de monitorização e suporte vital adequado, numa otimização dos recursos disponíveis, visando sempre a qualidade dos cuidados, com o objetivo de suportar e recuperar funções vitais, de modo a criar condições para tratar a doença subjacente (Direção Geral da Saúde, 2003a). Surge a necessidade deste projeto no sentido de criar modelos organizacionais e metodologias que as tornem capazes de cumprir aqueles objetivos. Os objetivos deste projeto são aprofundar conhecimentos sobre o tema, elaborar uma instrução de trabalho perante uma situação de emergência cardiorrespiratória, formar/consolidar os conhecimentos da equipa de enfermagem em SAV no adulto e sobre a instrução de trabalho e elaborar um Poster para divulgação da instrução de trabalho, desenvolvidos com suporte à Teoria da Incerteza na Doença de Merle Mishel. A prossecução destes objetivos convergem numa otimização da dinâmica e organização da equipa multidisciplinar numa situação de emergência cardiorrespiratória, com a definição de papéis de cada elemento, no sentido de uniformizar práticas, para uma atuação mais rápida, eficaz e segura. Contribui assim, para a melhoria da qualidade dos cuidados e a excelência no exercício da profissão, numa prática fundamentada pela investigação, ou seja, baseada na evidência. A implementação desta instrução de trabalho, uniformizando práticas de organização, vem de encontro aos critérios do programa de acreditação em curso no hospital, a Joint Commission International.
- Implementação do procedimento de atuação no caso de suspeita de sépsis no Serviço de Urgência GeralPublication . Raposo, Inês; Antunes, ArmandinaEste Relatório de Trabalho Projeto vem dar resposta ao proposto no âmbito do 4º Mestrado de Enfermagem Médico- cirúrgica, que resulta do estágio realizado no Serviço de Urgência Geral (SUG) num Centro Hospitalar a Sul do Rio Tejo (nome fictício), inserido no plano de estudos do 3º Curso de Pós Licenciatura Especialização Enfermagem Médico-cirúrgica (CPLEEMC). Foi-nos pedido para realizar um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS). A escolha para a realização deste projeto, implementação do procedimento de atuação no caso de suspeita de Sépsis no SUG, relaciona-se com uma necessidade do serviço, um gosto pessoal e sendo a Sépsis um tema muito atual onde é necessária ainda muita intervenção para uma melhoria dos cuidados, visa também dar resposta à circular normativa Nº 01/DQS/DQCO de 06-01-2010 da Direção Geral de Saúde (DGS). Neste Relatório estão descritas as ações realizadas nas cinco etapas da metodologia de trabalho projeto, a metodologia que foi utilizada neste projeto, que permitiram fazer o diagnóstico de situação, planear, implementar, avaliar, divulgar resultados e fazer alguns ajustes necessários após as avaliações. Com o objetivo geral de aumentar a qualidade e segurança na prestação de cuidados ao utente com suspeita de infeção, implementando a Via Verde de Sépsis no Serviço de Urgência Geral, foi implementado o projeto de intervenção em serviço. Da avaliação do percurso realizado, destacamos a elaboração e implementação de uma norma de procedimento (Procedimento de atuação em caso suspeito de Sépsis), e formação a 95% da equipa de enfermagem- Este relatório surge também como um processo de aprendizagem, de aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista e Mestre em Enfermagem Médico- cirúrgica.
- A integração de novos enfermeiros no bloco operatório para garantir a qualidade dos cuidados: contributos para a elaboração de um guião.Publication . Batista, Ana Patrícia Antunes; Antunes, ArmandinaNo âmbito da unidade curricular Projeto/Estágio I e II, integrado no Curso Mestrado em Enfermagem Perioperatória, foi-me proposto o desenvolvimento de um projeto de estágio, utilizando a Metodologia de Trabalho de Projeto. A temática escolhida foi a integração de enfermeiros em contexto perioperatório: contributos para a elaboração de um guião, após estabelecido um diagnóstico de situação (reunião com enfermeiro chefe, análise swot e 2 questionários fechados à equipa de enfermagem – caracterização socioprofissional e pertinência da temática), identificando a existência desta necessidade em contexto de estágio. O objetivo principal deste projeto é contribuir para o processo de integração de novos enfermeiros no bloco operatório para a melhoria da qualidade dos cuidados, sendo que para que este objetivo fosse atingido foram desenvolvidas atividades, tais como: uma revisão da literatura, aplicação de questionários, elaboração de um guião de integração de acordo com as suas especificidades, planeamento de uma acção de formação para divulgação do guia de integração, ajustar o guia de integração às carências manifestadas pelos enfermeiros após apresentação do mesmo. Consegui alcançar não só os objetivos propostos relativos ao desenvolvimento do projeto de estágio, como ao desenvolvimento de competências de mestre em enfermagem perioperatória adquiridos ao longo de três semestres. Conclui-se que o processo de integração é fundamental para otimizar as competências do indivíduo que não só o próprio beneficiará, mas também a organização e o cliente cirúrgico, através de uma integração estruturada, planeada e individualizada.
- Papel do Enfermeiro na Nutrição e Hidratação da Pessoa Internada e seus RegistosPublication . Magalhães, Daniela; Antunes, ArmandinaO presente relatório de trabalho de projeto surge no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, a sua apresentação e discussão pública visa a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Este explicita através de um processo descritivo, de análise e de reflexão do percurso desenvolvido, a aquisição de competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Critica, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em situação crónica e paliativa e Competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No âmbito dos estágios realizados desenvolvemos um Projeto de Intervenção em Serviço com recurso à metodologia de projeto, centrado numa oportunidade de melhoria e resolução de problemas, suportado pelo enquadramento teórico e pela Teoria de Faye Glenn Abdellah que norteou o trabalho, juntamente com os contributos dados pelo Modelo da Mudança da Prática Baseada na Evidência de Mary Rosswurm e June Larrabee. Com o tema “Papel do Enfermeiro na Nutrição e Hidratação da Pessoa Internada e seus Registos”, clarificou e definiu o papel do enfermeiro nesta área e uniformizou as práticas, constituindo-se um projeto no âmbito da melhoria contínua da qualidade. A reflexão das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica foi construtiva e enriquecedora, contribuiu para a consciencialização das capacidades adquiridas, por outro lado o projeto de intervenção em serviço concorreu fortemente para o desenvolvimento das competências referidas, tudo isto implicou um conhecimento aprofundado, suportado na evidência, num domínio especializado da área da enfermagem médico-cirúrgica, conducente com as competências e grau de Mestre.
- Práticas seguras para gestão do risco durante o procedimento HIPEC (Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy): da evidência à práticaPublication . Pernas, Raquel Sofia; Antunes, ArmandinaEste projeto foi desenvolvido no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Perioperatória. Pretende fazer uma análise e reflexão das competências adquiridas a nível teórico e prático com o objetivo de fundamentar as intervenções, melhorar a prática e fomentar o desenvolvimento de novos saberes através da evidência científica, utilizando a metodologia de projeto. O diagnóstico da situação surge da necessidade de integrar enfermeiros no procedimento HIPEC, mas que devido à sua complexidade cirúrgica, com manipulação e administração de quimioterapia intraoperatória hipertérmica, elevada produção de fumo cirúrgico e evaporação do citostático levou ao estabelecimento de prioridades, objetivos e planeamento de um conjunto de atividades que visaram responder a duas questões: quais os riscos ambientais a que os profissionais de bloco operatório estão expostos face ao procedimento; quais as necessidades de formação dos enfermeiros do bloco operatório para participarem em segurança no procedimento do HIPEC. Foi realizada uma revisão sistemática em relação aos riscos de exposição ambiental que leva a concluir que não há aero-contaminação através da evaporação dos citostáticos, mas a elevada concentração de partículas ultrafinas pode constituir um problema para a saúde dos profissionais, bem como o risco de contaminação direta ou indireta. Elaborou-se um manual para práticas seguras para gestão do risco durante o HIPEC, com o envolvimento da equipa de enfermagem, tendo-se apresentado o seu conteúdo em ação de formação e procedendo-se igualmente a uma divulgação mais alargada através da elaboração de poster que enfatiza a importância das medidas de proteção individual com fundamentação através da evidência científica. A operacionalização deste projeto foi fundamental, uma vez que os receios dos riscos de exposição foram desmistificados com a sua realização, promovendo uma melhor integração dos enfermeiros nesta área de intervenção. Os reajustamentos, desequilíbrios e mudanças inerentes às etapas da metodologia de projeto e a necessidade de mudar comportamentos e atitudes, levaram ao aprofundamento de conhecimentos relativos à Teoria das Transições de Afaf Meleis e do Modelo de Aquisição de Competências de Patrícia Benner, visto que o conhecimento empírico aliado à experiência é facilitador nos processos de transição, capacitando para a resolução eficaz de problemas, tomada de decisões rápidas e seguras, num encadeamento de pensar, decidir e agir.
- Preparação pré-operatória com a pessoa com ostomia: promover uma transição saudávelPublication . Portela, Joana; Antunes, ArmandinaO presente relatório surge no âmbito do 4º Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, sendo o seu principal objetivo demonstrar o percurso realizado e que conduziu à aquisição de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A aquisição de competências concretizou-se pelo desenvolvimento de um Projeto de Intervenção em Serviço e Projeto de Aprendizagem Clinica. A metodologia de projeto foi aplicada de forma a responder a um problema identificado, em contexto de trabalho e onde foram realizados os estágios I, II e parte do III. Perante o solicitado, foi desenvolvido Projeto de Intervenção em Serviço com objetivo geral de promover a Implementação de Consulta Pré Operatória com Pessoa com Ostomia, de forma a promover uma transição saúde-doença saudável. Para tal, foram construídos dois procedimentos setoriais. Este processo conduziu à aquisição das competências comuns do enfermeiro Especialista e também, em parte, às competências do enfermeiro especialista em pessoa em situação crónica e/ou paliativa. A Teoria das Transições de Afaf Meleis orientou este projeto. Para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica, foram planeados estágios em contexto de Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos, assim como foram desenvolvidas atividades diversas no Serviço de Cirurgia Geral, por forma a responder às necessidades de aprendizagem individuais identificadas. Este processo foi realizado com o horizonte na excelência do cuidado, sendo conduzido com respeito pelas dimensões ética, deontológica e legal, essenciais para a tomada de decisão.
- O silêncio da dor: avaliação da dor na pessoa em situação críticaPublication . Mestrinho, Joana; Antunes, ArmandinaO presente relatório de trabalho de projeto encontra-se inserido no plano de estudos do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. A elaboração deste relatório visa a reflexão acerca do processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências no âmbito da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e aquisição do grau de Mestre. É um elemento integrador da aprendizagem, onde é espectável que se demonstrem os conhecimentos adquiridos. Para permitir o desenvolvimento das competências supracitadas foram realizados os Estágio I, II e III. Os Estágios I e II decorreram durante o período de 10 de março a 10 de julho de 2014, e o Estágio III durante o período de 29 de setembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015. Os mesmos realizaram-se numa Unidade de Cuidados Intensivos de um Hospital da região de Lisboa e Vale do Tejo, sob a orientação da Sra. Enfermeira Maria e das Professoras Alice Ruivo (durante o Estágio I e II) e Armandina Antunes (ao longo do Estágio III). Durante os três estágios preconizou-se a realização de um Projeto de Intervenção em Serviço, com base na metodologia de projeto. A temática central do projeto foi a Avaliação da Dor na Pessoa em Situação Crítica, submetida a sedação e a ventilação mecânica invasiva e, por isso, incapaz de verbalizar a dor, o que torna a avaliação da mesma, nestes casos, um desafio para os enfermeiros. O principal objetivo do projeto foi promover a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica com dor. Para tal, foi realizada uma formação no âmbito da avaliação da dor com recurso à escala Behavioral Pain Scale, traduzida e validada para português por Batalha e colaboradores (2013) e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos. Também foi elaborada uma norma de procedimento neste âmbito, de modo a uniformizar a prática e assegurar a correta avaliação da dor, para garantir o tratamento e controlo eficaz da mesma. Foi igualmente desenvolvido um Projeto de Aquisição de Competências para permitir o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as de Mestre. Assim, o principal objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão relativamente ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro e segundo ano do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica.