Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Papel do Enfermeiro na Nutrição e Hidratação da Pessoa Internada e seus Registos

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de trabalho de projeto surge no âmbito do 4º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, a sua apresentação e discussão pública visa a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Este explicita através de um processo descritivo, de análise e de reflexão do percurso desenvolvido, a aquisição de competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Critica, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em situação crónica e paliativa e Competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No âmbito dos estágios realizados desenvolvemos um Projeto de Intervenção em Serviço com recurso à metodologia de projeto, centrado numa oportunidade de melhoria e resolução de problemas, suportado pelo enquadramento teórico e pela Teoria de Faye Glenn Abdellah que norteou o trabalho, juntamente com os contributos dados pelo Modelo da Mudança da Prática Baseada na Evidência de Mary Rosswurm e June Larrabee. Com o tema “Papel do Enfermeiro na Nutrição e Hidratação da Pessoa Internada e seus Registos”, clarificou e definiu o papel do enfermeiro nesta área e uniformizou as práticas, constituindo-se um projeto no âmbito da melhoria contínua da qualidade. A reflexão das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica foi construtiva e enriquecedora, contribuiu para a consciencialização das capacidades adquiridas, por outro lado o projeto de intervenção em serviço concorreu fortemente para o desenvolvimento das competências referidas, tudo isto implicou um conhecimento aprofundado, suportado na evidência, num domínio especializado da área da enfermagem médico-cirúrgica, conducente com as competências e grau de Mestre.
This project work report is set within the context of the 4th Masters Course in Medical-Surgical Nursing, School of Health Sciences of the Polytechnic Institute of Setúbal and its presentation and public discussion aims to obtain a Master’s degree in this scientific area. Through a descriptive process of analysis and reflection, we aim to explain the route developed for the acquisition of both Common and Specific skills of the Specialist Nurse in the care of the patient in chronic and palliative situation as well as the skills needed for the Master’s degree in Medical-Surgical Nursing. We developed an Intervention Project in Service (IPS) through the participation in several internships and using the project work methodology. The IPS was set as an opportunity for improvement and troubleshooting and was supported by Faye Glenn Abdellah’s theory and Mary Rosswurm’s and June Larrabe’s work “A Model for Change to Evidence-Based Practice”. Based on continuous quality improvement and entitled as “Role of the Nurse in the Hospitalized Patient’s Nutrition and Hydration and its records”, he clarified and defined the role of nurses in this area and standardized practices, becoming a project within the framework of continuous quality improvement. The reflection of common and specific skills of the specialist nurse in medical-surgical nursing was constructive and fruitful and contributed to the awareness of the skills acquired. On the other hand, the IPS strongly contributed to the development of these skills which, supported by a deep knowledge and evidence, conducted to a specialization in Medical-Surgical Nursing and to a Master’s degree in the same field.

Description

Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Keywords

Competências Enfermagem médico-cirúrgica Hidratação Metodologia de trabalho de projeto Nutrição Skills Medical-surgical nursing Hydration Project work methodology Nutrition

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde

CC License