ISAG - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by advisor "Borges, Ana Sofia Pinheiro Pinto"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da Perceção do Consumidor das Práticas de Responsabilidade Social: Estudo de Caso Aplicado à Marca BMWPublication . Moreira, Ana Catarina Rocha; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoNo presente trabalho avalia-se a perceção dos consumidores sobre as práticas de responsabilidade social da marca BMW. Para fazer face a este objetivo, recorreu-se à metodologia quantitativa através da aplicação de inquérito por questionário. A recolha de dados ocorreu online, com recurso a redes sociais, nomeadamente Facebook e LinkedIn, e através de correio eletrónico. A aplicação do inquérito decorreu durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018 e foi possível recolher 406 respostas válidas. Da amostra recolhida conclui-se que as características sociodemográficas, apenas o nível de rendimento líquido mensal do agregado familiar influencia positivamente o conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social aplicadas pela marca BMW. O nível de conhecimento também é influenciado pela utilização de veículo próprio e pelo tipo de veículo utilizado pelo respondente. Verificou-se também que os respondentes para além de demonstrarem a preocupação com a proteção do ambiente, indicaram que estão a percecionar a aposta da marca BMW em ser socialmente responsável. Uma vez que a marca BMW vende automóveis que, com as emissões de gases poluentes, podem prejudicar o ambiente, a principal aposta da marca é notoriamente evitar esses danos. Com o presente estudo foi possível concluir que os consumidores estão a percecionar as práticas de responsabilidade social da marca BMW no que diz respeito á área ambiental.
- O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétricoPublication . Oliveira, César Augusto Ferreira; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoA eletrificação dos automóveis representa uma das principais tendências da indústria automóvel nos últimos anos, isto deve-se à crescente procura de veículos energeticamente eficientes e às regulamentações cada vez mais exigentes em relação às emissões de gases poluentes. A finalidade do presente trabalho prende-se ao estudo do impacto de três variáveis na intenção de compra de um veículo elétrico: os 4Ps do marketing (produto, preço, promoção e ponto de venda), o comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores. Este trabalho académico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de estatística descritiva, testes não-paramétricos, e análise fatorial, e os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 504 consumidores portugueses. Da análise dos resultados retira-se que a maioria dos inquiridos é do género masculino, cerca de metade dos inquiridos têm idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, o estado civil mais identificado é o solteiro/a e o nível de escolaridade mais frequentado é o ensino superior. Quanto aos principais resultados e conclusões do estudo realizado, salienta-se o facto das características de produto dos veículos elétricos e as condições de compra não apresentaram nível de significância quanto à intenção de compra de um veículo desta tipologia. O comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores influenciam a sua intenção de compra de um veículo elétrico. As principais limitações deste estudo relacionam-se com o nível de investigação e o reduzido número de trabalhos semelhantes para comparação.
- Sistemas de Gestão e Controlo: Mudança de paradigma em contexto empresarialPublication . Barbosa, Ricardo Antonio Costa; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoOs sistemas de controlo de gestão desempenham um importante papel nas empresas. A adequada resposta das empresas aos diferentes desafios que se deparam está associada à correta seleção e uso dos instrumentos de controlo de gestão. Nos últimos anos, estes sistemas foram evoluindo e tornando-se cada vez mais complexos. Passaram, deste modo, a seguir práticas mais ecológicas baseadas num pressuposto de desenvolvimento sustentável que implica a relação entre as estruturas sociais, competitividade empresarial e os ecossistemas naturais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a evolução dos sistemas de controlo das empresas do PSI20 para práticas de sustentabilidade que visam a responsabilidade social, o desempenho económico e a preservação do ambiente. Para o efeito, com base numa metodologia de investigação quantitativa procedeu-se à análise dos Relatórios de Contas e de Sustentabilidade destas empresas durante o ano de 2021. Em traços gerais concluiu-se que as empresas analisadas começam a adotar cada vez menos os sistemas de controlo de gestão por estes se revelarem cada vez mais arcaicos. Dada esta conjetura, as empresas foram adotando práticas sustentáveis que a nível económico procuram demonstrar transparência nos dados partilhados com os seus stakeholders e sociedade em geral. Em termos ambientais, verifica-se a adoção voluntária de práticas ecológicas e contabilidade verde. No que diz respeito à responsabilidade social, visam desenvolver programas que potenciam os índices de satisfação tanto dos colaboradores, como dos seus stakeholders e comunidade em geral.
