Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-27"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Os eventos de team building em contextos outdoor: importância para as organizaçõesPublication . Boléo, Mariana Martins Bernardino; Silva, Francisco António Santos daDesde muito cedo que os eventos e o turismo apresentam uma ligação muito próxima e de grande importância a nível económico, social e cultural devido ao aumento da realização de eventos e do desenvolvimento do fenómeno turístico. Neste estudo estudou-se o papel das atividades de team building realizadas pelas empresas de animação turística e o impacto que este tipo de evento tem nas organizações que as procuram em busca da melhoria da performance das equipas e da melhoria das relações interpessoais dos seus colaboradores. Apesar de o team building poder ser desenvolvido em espaços abertos e fechados, neste caso estudou-se a mais valia destas atividades em espaços outdoor, pretendeu-se apurar se de facto a relação entre o homem e a natureza pode contribuir para a melhoria das suas relações a nível profissional e pessoal. Este estudo contribuiu para o conhecimento e valorização da oferta de atividades e eventos de team building no contexto da oferta das empresas de animação turística e de eventos, para o qual foram entrevistadas nove empresas em que duas delas foi possível observar presencialmente atividades que se realizaram dentro do contexto de team building para outras organizações. Concluiu-se que cada vez mais as organizações recorrem às empresas de animação turística e de eventos para realizar atividades de team building para os seus colaboradores. A procura tem vindo a aumentar ao longo do tempo e logo por consequência a oferta tem vindo a aumentar também, existindo uma necessidade cada vez mais observável da constante inovação e diferenciação de serviços que as empresas oferecem às organizações. Por fim, o facto de estas se realizarem em espaços outdoor com o contacto direto com a natureza são uma mais valia para as organizações pois estimula o indivíduo e proporciona experiências diferentes que o motivam para e na sua ação profissional, tal como contribui para a melhoria das relações entre os membros das equipas de trabalho.
- Avaliação da capacidade dos órgãos polícia criminal em detetar a mentiraPublication . Oliveira, Nuno Manuel Dias Nunes da Franca; Poiares, Carlos Alberto Martins da SilvaA principal pretensão deste trabalho reside na avaliação da capacidade dos órgãos de polícia criminal (OPC) em detetar a mentira. Traçaram-se, ademais, outros objetivos, como a procura de correlações entre fatores demográficos - como o sexo, escolaridade, experiência e confiança - e a precisão na deteção da mentira. A resposta aos objetivos suprarreferidos foi possível através dos saberes da disciplina da Psicologia do Testemunho, que se verificaram vitais à realização da presente dissertação. Tendo por base os processos psicológicos básicos; sensação, a atenção, a perceção e a memória; a Psicologia do Testemunho analisa a discursividade; comunicação verbal e não verbal; e, em consequência desta, a credibilidade e fiabilidade dos depoimentos prestados. Tendo como sustentáculo esta ciência, criámos uma metodologia que nos permitisse averiguar os propósitos mencionados no parágrafo anterior. Editámos e elaboramos, deste modo, dois vídeos correspondentes a dois testemunhos - um fabricado e um genuíno - sendo que estes dois vídeos foram posteriormente visualizados e avaliados pelos nossos grupos amostrais – OPC e Civis. A capacidade dos OPC (n=22) em detetar a mentira verificou-se, efetivamente, superior à dos Civis (n=20), tendo os OPC atingindo uma precisão de 43.94% (SD=0.33) enquanto os Civis se ficaram pelos 26.67% (SD=0.23), t=2.44, p=0.023, 95%. No que diz respeito aos restantes objetivos traçados, não verificámos a existência de qualquer relação significativa entre os fatores demográficos da amostra e a sua precisão na deteção da mentira.
- Avaliação da Perceção do Consumidor das Práticas de Responsabilidade Social: Estudo de Caso Aplicado à Marca BMWPublication . Moreira, Ana Catarina Rocha; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoNo presente trabalho avalia-se a perceção dos consumidores sobre as práticas de responsabilidade social da marca BMW. Para fazer face a este objetivo, recorreu-se à metodologia quantitativa através da aplicação de inquérito por questionário. A recolha de dados ocorreu online, com recurso a redes sociais, nomeadamente Facebook e LinkedIn, e através de correio eletrónico. A aplicação do inquérito decorreu durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018 e foi possível recolher 406 respostas válidas. Da amostra recolhida conclui-se que as características sociodemográficas, apenas o nível de rendimento líquido mensal do agregado familiar influencia positivamente o conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social aplicadas pela marca BMW. O nível de conhecimento também é influenciado pela utilização de veículo próprio e pelo tipo de veículo utilizado pelo respondente. Verificou-se também que os respondentes para além de demonstrarem a preocupação com a proteção do ambiente, indicaram que estão a percecionar a aposta da marca BMW em ser socialmente responsável. Uma vez que a marca BMW vende automóveis que, com as emissões de gases poluentes, podem prejudicar o ambiente, a principal aposta da marca é notoriamente evitar esses danos. Com o presente estudo foi possível concluir que os consumidores estão a percecionar as práticas de responsabilidade social da marca BMW no que diz respeito á área ambiental.
- A Qualidade do Serviço e a Satisfação do Cliente: o caso do Sika E-ShopPublication . Rebelo, Bernardo Aboim de Amicis; Monteiro, Albertina PaulaA indústria da construção é um dos maiores setores económicos do mundo, geralmente caracterizado como tradicional e com baixa taxa de inovação. No entanto, esta realidade começa a alterar-se lentamente, graças a vários players deste sector que começam a tirar partido da tecnologia para potenciar os seus negócios. A Sika Portugal acompanha a tendência do sector e desenvolveu recentemente uma plataforma digital, denominada Sika E-Shop, para estabelecer uma nova forma de se relacionar com os seus clientes, disponível “24/7” (24 horas, 7 dias por semana) através de computador, tablet ou smartphone. Este trabalho, desenvolvido na empresa Sika Portugal, visa analisar a qualidade do serviço (nas diferentes dimensões do SERVPERF) e conveniência do Sika E-Shop, assim como o impacto destas variáveis na satisfação dos clientes da Sika Portugal. O estudo objetiva ainda identificar os aspectos a melhorar na loja online. Com base nas 33 respostas obtidas, num questionário aplicado a 60 utilizadores do Sika E-Shop, os resultados mostram que os clientes avaliam positivamente a qualidade do serviço prestado no Sika E-Shop nas diferentes dimensões do SERVPERF e que a satisfação dos mesmos aumenta com o aumento da perceção da Tangibilidade, Capacidade de Resposta e Conveniência. O mesmo não se verifica com as dimensões Segurança, Fiabilidade e Empatia. De acordo com os resultados obtidos é possível recomendar melhorias ao serviço que é prestado no Sika E-Shop. Os clientes indicam que gostariam ter acesso na plataforma online da empresa a fichas de segurança dos produtos, a guias de remessa, a propostas comerciais em vigor e ainda a stocks de produtos.
- Relatório de Estágio - Santa Cruz Village HotelPublication . Freitas, AriO relatório divide-se em duas partes. Na primeira parte é apresentada a entidade de acolhimento onde foi realizado o estágio, a sua história, localização, organograma, características do hotel, o software utilizado na receção e as ecotaxas. A segunda parte é constituída pelas atividades desenvolvidas durante o estágio. Por último, é apresentada uma reflexão crítica sobre a prática profissional.
- Numerical modeling of cosmic-ray transport in the heliosphere and interpretation of the proton-to-helium ratio in Solar Cycle 24Publication . Nicola Tomassetti; Fernando Barão; Bruna Bertucci; Emanuele Fiandrini; Miguel OrcinhaThanks to space-borne experiments of cosmic-ray (CR) detection, such as the AMS and PAMELA missions in low-Earth orbit, or the Voyager-1 spacecraft in the interstellar space, a large collection of multi-channel and time-resolved CR data has become available. Recently, the AMS experiment has released new precision data, on the proton and helium fluxes in CRs, measured on monthly basis during its first six years of mission. The AMS data reveal a remarkable long-term behavior in the temporal evolution of the proton-to-helium ratio at rigidity $R = p/Z <$ 3 GV. As we have argued in a recent work, such a behavior may reflect the transport properties of low-rigidity CRs in the inteplanetary space. In particular, it can be caused by mass/charge dependence of the CR diffusion coefficient. In this paper, we present our developments in the numerical modeling of CR transport in the Milky Way and in the heliosphere. Within our model, and with the help of approximated analytical solutions, we describe in details the relations between the properties of CR diffusion and the time-dependent evolution of the proton-to-helium ratio.