ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
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Browsing ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica by advisor "Simões, Catarina"
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- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da esperança em pais de crianças com necessidades especiaisPublication . Amaral, Ana Salomé Vieira dos Santos; Fernandes, Rita; Simões, CatarinaIntrodução: Refletir sobre a prática clínica e as variadas competências adquiridas durante o percurso formativo, enquanto estudante do Mestrado de Saúde Infantil e Pediátrica, revela-se fundamental, pois permite realizar uma autoanálise e verificar se se atingiram os objetivos delineados. A Promoção da Esperança em Pais de Crianças com Necessidades Especiais, através da inclusão de intervenções no plano de cuidados diários, emerge como uma prioridade para os Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica. Ajudar os pais a desenvolver mecanismos de adaptação e planearem o futuro, permite obter resultados positivos e benefícios não só para eles, como para a criança doente. Objetivo: Elaborar uma análise crítico-reflexiva sobre o percurso formativo e de aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica nos diversos contextos da prática clínica; realizar uma Revisão Integrativa da Literatura e desenvolver uma proposta de intervenção que permita dar resposta às diferentes necessidades verificadas. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, crítico reflexivo na primeira parte e posteriormente uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a seis bases de dados, utilizando os descritores MeSH e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Foram adquiridas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, desenvolvendo práticas refletidas com base na prática baseada na evidência. Da pesquisa efetuada foi possível identificar as Intervenções de Avaliação da Esperança dos Pais de Crianças com Necessidades Especiais, que englobam os significados, as barreiras e os facilitadores (incluindo crenças), assim como, as Intervenções para a Promoção da Esperança. Conclusões: As competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica são fundamentais para que exista uma adequação dos cuidados às necessidades de saúde da criança e da sua família, uma vez que, têm por base o modelo de Cuidados Centrados na Família. É necessária uma sensibilização aos enfermeiros para a utilização das Intervenções Promotoras de Esperança, de modo a promover nos pais uma transição com Esperança. Neste sentido, foi elaborada uma sugestão/ proposta de intervenção nesta área
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da parentalidade em pais de crianças com doença crónicaPublication . Magalhães, Diana Catarina Vieira; Fernandes, Rita; Simões, CatarinaTema: A reflexão sobre a prática clínica e as variadas competências adquiridas durante o percurso formativo, enquanto estudante do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, revela-se fundamental. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (ESSIP) deverá estar dotado de conhecimentos que permitam compreender as necessidades da criança e família e prestar cuidados de Enfermagem adequados. O surgimento de uma doença crónica no seio familiar representa uma crise e potencia o desenvolvimento de fatores de stress, que altera a qualidade de vida, tendo impacto no crescimento e desenvolvimento da criança e na própria parentalidade. Objetivos: Desenvolver capacidade crítica e reflexiva acerca do percurso formativo e aquisição de competências de EESIP nos diversos contextos; identificar e sintetizar a produção científica existente acerca das intervenções de enfermagem que promovam a adaptação, o coping e o empoderamento parental face à situação da doença crónica dos filhos diagnosticada nos dois anos de vida, e desenvolver uma proposta de intervenção. Metodologia: No primeiro capítulo realiza-se uma reflexão crítica acerca das competências desenvolvidas. No segundo capítulo envereda-se por uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a cinco bases de dados, com critérios previamente definidos. Resultados: As competências do EESIP foram apresentadas segundo práticas refletidas com base na prática baseada na evidência. A revisão efetuada permitiu identificar os fatores dificultadores de transição para a parentalidade em pais de crianças com doença crónica, tal como as intervenções do EESIP para a promoção da parentalidade especial complexa que englobam o coping familiar, conhecimentos e capacidades do papel parental, suporte socioeconómico e o desenvolvimento de profissionais de saúde. Conclusões: É necessário sensibilizar os EESIP para a necessidade de estarem atentos às necessidades da criança doente e da sua família, recorrendo a intervenções adequadas a essas necessidades, devendo estes considerar a formação dos seus pares e da família da criança. É necessário investir na criação de equipas que prestem cuidados no domicílio por forma a colmatar as necessidades e dificuldades das famílias de crianças com doença crónica.