ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing
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Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing by advisor "Brandão, Nuno"
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- A percepção do valor das marcas - Estudo de caso: O valor da marca DovePublication . Loução Vicente Ferreira, Rita Maria; Brandão, NunoO marketing, actualmente, tem um papel fundamental nas empresas. As empresas bem-sucedidas são bastante voltadas para o cliente e profundamente comprometidas com o marketing e a comunicação. As marcas surgem como factor diferenciador para os consumidores e assumem-se como um poderoso meio de sucesso junto do público-alvo das empresas. Tal como representam funções importantes para os consumidores, também para as empresas têm um papel preponderante, assumindo-se como um activo de valor estratégico, capaz de influenciar o comportamento dos consumidores. A satisfação, o valor e a retenção do consumidor / cliente são fundamentais para a sobrevivência das empresas e das suas marcas. A percepção do valor das marcas para o consumidor é hoje fundamental para as empresas. Devem pesquisar com detalhe de modo a saberem os hábitos do consumidor, o que compra, quando e onde compra. Perceber se opta por determinados produtos e/ou serviços de uma marca forte. Neste contexto, a presente investigação tem como principal objectivo aferir a percepção do valor da marca “DOVE”, ou seja, através do modelo conceptual de Brand Equity de Aaker perceber se o apuramento do valor da marca em investigação assenta em todas as dimensões propostas por Aaker, ou se existe uma predominância de valor activo de algumas das suas dimensões face a outras. Mais precisamente, estudar as dimensões de aferição do valor da marca “DOVE” em função da lealdade, notoriedade, qualidade percebida, associações à marca e outros activos da marca. A metodologia seguida foi um inquérito a consumidores da marca “DOVE”, onde se verificou que a marca tem notoriedade no mercado.
- Produtos farmacêuticos para animais de companhia - Estudo de Caso: As opções de compra em lares do concelho de OeirasPublication . de Matos Bento, Ana Beatriz; Brandão, NunoA presença dos animais de companhia nos lares Portugueses é uma realidade cada vez mais significativa e que carece de uma maior consciencialização, sobre a pro-blemática dos parasitas externos e suas formas de controlo. A prevenção é a chave principal e a maneira mais fácil de diminuir a hipótese das infestações e transmissão de doenças. O aumento das temperaturas, o aumento do número de animais de companhia e o acréscimo na mobilidade dos cidadãos, são factores que todos os dias potenciam a proliferação de parasitas externos, que comprometem o bem-estar e a saúde de animais e de seres humanos. Esta dissertação de Mestrado investiga e concentra-se nos parasitas externos dos animais de companhia, nas práticas utilizadas e no processo de decisão de compra dos desparasitantes externos para o cão. O levantamento de dados foi realizado através de questionário estruturado construído para o efeito, e alvo de tratamento estatístico adequado. Tendo em consideração a informação recolhida juntos dos proprietários dos animais de companhia – cão, no Concelho de Oeiras, maioritariamente são Mulheres (58,64%), com habilitações ao nível da licenciatura, com idades compreendidas en-tre 45-54 anos. Sobre o animal de companhia – cão, destaca-se a faixa etária de 3-5 anos, sendo privilegiada a raça de porte médio (48%). Confirma-se que existe uma maior preocupação com a desparasitação externa (84%), face à desparasitação in-terna (76%). A maior influência na decisão de compra dos desparasitantes externos é dos Veterinários (53%) seguida do efeito da confiança na utilização do produto (13%) e do efeito de passa-palavra (11%). O local preferencial de compra é a Clíni-ca Veterinária (40%), seguida das Farmácias (31%), Pet-Shop (19%) e Grandes Su-perfícies (10%). Verificou-se a necessidade de implementação de um sistema de gestão de informa-ção para o mercado da Saúde Animal, à semelhança dos sistemas já existentes na saúde humana, face à pertinência do tema e seus impactos tanto económicos como na Saúde Publica.