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Consumo de álcool e drogas ilícitas e suas associações com acidentes fatais de viação na Região Norte de Portugal

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Introdução: É do conhecimento geral que o consumo de álcool e drogas aumenta o risco de envolvimento em acidentes de viação com vítimas fatais. Demonstrar a ocorrência dessas associações numa população permite conhecer a realidade desse cenário e desenvolver medidas de prevenção e controlo desses eventos. O presente estudo teve como objetivo verificar a presença de associação entre acidente de viação e a positividade dos resultados para álcool e drogas ilícitas nas amostras de sangue post-mortem de condutores da região Norte de Portugal. Metodologia: como fonte de dados, foi utilizado o sistema STARLIMS, no qual foram selecionados processos provenientes do Serviço de Clínica e Patologia Forenses da Delegação do Norte do INMLCF, I.P., relativos ao período entre Janeiro de 2014 e Junho de 2018. Foram incluídos, no estudo, apenas os processos com requisição para pesquisa concomitante de álcool e drogas de abuso. O grupo classificado como exposto a determinada substância (drogas ou álcool) foi constituído por processos que apresentaram amostra de sangue com resultado positivo no respetivo ensaio de confirmação, enquanto o grupo não exposto foi constituído por processos que apresentaram resultado negativo nos ensaios de rastreio ou de confirmação. A informação do estatuto de condutor no evento “acidente de viação” foi obtido no sistema, na secção que descreve a provável etiologia médico-legal. Para verificar a associação entre a ocorrência de acidentes de viação com condutores (variável dependente) e a exposição às drogas ilícitas (canabinoides, cocaína, heroína e anfetaminas ilícitas) e ao álcool (variáveis independentes) foi realizada a regressão logística multivariada com o método de seleção automática das variáveis denominado backward. Para avaliar a adequação do modelo de regressão logística proposto foi realizado o teste de Hosmer & Lemeshow e a determinação da área sob a curva da curva ROC. O programa estatístico utilizado foi o MedCalc versão 16.4.3. Resultados: Dos 4300 casos incluídos neste estudo, 197 (4,5%) foram de condutores envolvidos em acidentes fatais de viação, enquanto que os demais 4103 casos (95,5%) apresentaram outras etiologias de causa de morte (homicídios, suicídios, acidente doméstico, etc). Destes 197 condutores, quase metade (95/197 ou 48,2%) apresentaram resultado positivo em amostras de sangue para alguma substância (etanol e/ou drogas de abuso), sendo que 87 (44,2%) para álcool e 17 (8,6%) para canabinoides. Entre os condutores, não houve resultados positivos para heroína, cocaína e anfetaminas ilícitas. A ocorrência de acidentes de viação com esses condutores associou-se com a positividade dos resultados para análise de álcool (P<0,0001; Odds ratio= 2,2068; IC 95%=1,6509-2,9497) e para canabinoides (P=0,0140; Odds ratio= 1,9254; IC 95%=1,1418-3,2469). Assim, condutores sob efeito de álcool apresentaram 2,2 vezes mais chances de se envolverem em acidentes fatais quando comparado com o grupo não exposto, enquanto os condutores expostos aos canabinoides apresentaram 1,9 mais chances de se envolverem em acidentes fatais quando comparado com o grupo controlo. O modelo de regressão proposto, com duas variáveis independentes, apresentou uma adequação aceitável (P=1 e AUC = 0,599). Conclusão: Foram observadas altas prevalências de exposição ao álcool em condutores envolvidos em acidentes fatais de viação na região norte do País. A presença de associação entre a ocorrência de acidentes de viação fatais com condutores e uso de canabinoides e álcool, com destaque para uma maior associação para este último, corrobora os resultados descritos na literatura.

Description

Poster apresentado 17º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Coimbra (Portugal), 2018

Keywords

Álcool Drogas ilícitas Acidentes de viação

Citation

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