Repository logo
 
Publication

As histórias de literatura infantojuvenil no desenvolvimento da compreensão oral

dc.contributor.advisorSequeira, Ana Crsitina
dc.contributor.authorViana, Sofia Maria Maceira Afonso Marques
dc.date.accessioned2025-02-04T11:35:39Z
dc.date.available2025-02-04T11:35:39Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractO presente relatório surge a partir da necessidade de elaborar um projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, com a finalidade de responder à questão De que modo é que o trabalho sobre histórias infantis pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão oral?. Este projeto foi elaborado para ser implementado numa turma de 4º ano do ensino básico. Esta proposta tem como principal objetivo a dinamização de histórias e implementação de atividades, tendo como finalidade compreender de que modo as mesmas poderão constituir uma ferramenta como estímulo para o desenvolvimento e promoção da compreensão oral. Numa primeira parte faz-se o enquadramento teórico, no qual se aborda a importância da compreensão oral e da literatura infantojuvenil para, de seguida, relacionar ambos e enquadrar o papel do docente no processo de ensino e aprendizagem. Na segunda parte dá-se conta da metodologia pensada para apoiar a implementação deste projeto, bem como, as técnicas de recolha e tratamento de dados. De seguida, na última parte consta a implementação do projeto, onde foi desenvolvido um conjunto de sessões que tiveram como pano de fundo a narração de histórias infantis, o seu reconto e atividades exploratórias. Para concluir é elaborada uma reflexão final sobre o projeto apontando aspetos positivos, refletindo sobre as escolhas para o projeto e por fim, reiterando a importância do mesmo.pt_PT
dc.description.abstractThis report arises from the need to prepare a project for a study to be carried out during the Stage IV Curricular Unit, which aims to answer the question How work on children's stories can contribute to the development of understanding oral?. This project was created for a 4th year elementary school class. This proposal's main objective is to stimulate stories and implement activities, with the aim of understanding how they can constitute a tool as a stimulus for the development and promotion of oral comprehension. In the first part, the theoretical framework is presented, which addresses the importance of oral comprehension and children's literature and then relates both and frames the role of the teacher in the teaching and learning process. The second part explains the methodology designed to support the implementation of this project, as well as data collection and processing techniques. Then, in the last part there is the implementation of the project, where a set of sessions were developed that had as a backdrop the telling of children's stories, their retelling and exploratory activities. To conclude, a final reflection on the project is prepared, pointing out positive aspects, reflecting on the choices for the project and finally, reiterating its importance.pt_PT
dc.identifier.tid203784677pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54172
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompreensão Oralpt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectIntencionalidade educativapt_PT
dc.subjectOral Comprehensionpt_PT
dc.subjectStoriespt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectEducational Intentionalitypt_PT
dc.titleAs histórias de literatura infantojuvenil no desenvolvimento da compreensão oralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sofia - Relatório Versão final.pdf
Size:
6.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: