Publication
O bem-estar e o envolvimento das crianças em contexto pré-escolar, nos espaços exterior e interior
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Sofia Isabel Matias | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:20:21Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T11:20:21Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e dá nota de um projeto de natureza qualitativa, na modalidade de investigação-ação, desenvolvido em contexto de estágio em educação pré-escolar, numa sala com crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). O principal objetivo do presente estudo visa identificar os níveis de bem-estar e implicação das crianças em brincadeiras no espaço exterior com materiais não estruturados e no espaço interior com materiais estruturados. Inicialmente foi definida a seguinte questão de partida: “Quais são as diferenças entre os níveis de bem-estar e implicação das crianças quando brincam no espaço exterior e no espaço interior?”, sendo acompanhada dos seguintes objetivos específicos: proporcionar o contacto com materiais não estruturados; identificar os níveis de bem- estar e implicação que as crianças evidenciam nas atividades ou brincadeiras no espaço exterior e interior; comparar os resultados obtidos e verificar em que contextos se registam valores médios de bem-estar e implicação mais elevados. O presente estudo recorreu a diversas técnicas para efetuar a recolha de dados, tais como: técnicas baseadas na observação; técnicas baseadas na conversação e meios audiovisuais. Além disso, recorri às escalas de implicação e bem-estar emocional da criança, na versão disponibilizada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal & Laevers, 2018). Face aos resultados obtidos, podemos concluir que é no espaço exterior, a brincar com materiais não estruturados, que as crianças revelam níveis mais altos de bem-estar e implicação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203197801 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43957 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Bem-Estar | pt_PT |
dc.subject | Implicação | pt_PT |
dc.subject | Materiais não Estruturados | pt_PT |
dc.title | O bem-estar e o envolvimento das crianças em contexto pré-escolar, nos espaços exterior e interior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |