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Abstract(s)
O presente relatório final tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e dá nota de um projeto de natureza qualitativa, na modalidade de investigação-ação, desenvolvido em contexto de estágio em educação pré-escolar, numa sala com crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). O principal objetivo do presente estudo visa identificar os níveis de bem-estar e implicação das crianças em brincadeiras no espaço exterior com materiais não estruturados e no espaço interior com materiais estruturados.
Inicialmente foi definida a seguinte questão de partida: “Quais são as diferenças entre os níveis de bem-estar e implicação das crianças quando brincam no espaço exterior e no espaço interior?”, sendo acompanhada dos seguintes objetivos específicos: proporcionar o contacto com materiais não estruturados; identificar os níveis de bem- estar e implicação que as crianças evidenciam nas atividades ou brincadeiras no espaço exterior e interior; comparar os resultados obtidos e verificar em que contextos se registam valores médios de bem-estar e implicação mais elevados.
O presente estudo recorreu a diversas técnicas para efetuar a recolha de dados, tais como: técnicas baseadas na observação; técnicas baseadas na conversação e meios audiovisuais. Além disso, recorri às escalas de implicação e bem-estar emocional da criança, na versão disponibilizada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal & Laevers, 2018).
Face aos resultados obtidos, podemos concluir que é no espaço exterior, a brincar com materiais não estruturados, que as crianças revelam níveis mais altos de bem-estar e implicação.
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Keywords
Brincar Bem-Estar Implicação Materiais não Estruturados