| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 962.75 KB | Adobe PDF | |||
| 272.22 KB | Adobe PDF | |||
| 452.69 KB | Adobe PDF | |||
| 261.43 KB | Adobe PDF | |||
| 190.19 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final de Estágio, apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências, destina-se a apresentar o contexto de estágio realizado no Jardim-de-Infância Adriano Correia de Oliveira, entre outubro de 2013 e junho de 2014.
Este estágio começou com uma primeira fase de observação, passando depois por outra de intervenção, para a qual foi definida uma área de intervenção prioritária: “Linguagem oral e comunicação em contexto pré-escolar”. A escolha deste tema surgiu de dificuldades detetadas na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, durante a fase de observação.
Foram então propostos três objetivos a atingir no final do estágio:
I Promover a comunicação entre as crianças do grupo;
II. Promover a comunicação entre as crianças e os adultos;
III. Desenvolver a linguagem oral.
Após a escolha da área de intervenção e da proposta dos objetivos a atingir no final da nossa prática pedagógica definimos as estratégias de implementação a adotar, como dinamizar mais atividades em grande grupo, não esquecendo cada criança, individualmente, tentando privilegiar a comunicação e promovendo a linguagem oral, para que estas possam, gradualmente, interagir com as restantes crianças do grupo e com os adultos, participando nas atividades propostas.
Como resultado, a comunicação passou a ser uma constante na dinâmica de trabalho do grupo, em sala, e nas suas brincadeiras. Através destas estratégias verificou-se melhorias na forma de comunicação e na linguagem de algumas crianças do grupo.
Apesar de não terem sido ultrapassadas todas essas dificuldades, foi notório o envolvimento das crianças nas atividades propostas ao longo da prática pedagógica.
Description
Keywords
Linguagem Linguagem oral Linguagem escrita Comunicação Aprendizagem
