Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada.Linguagem Oral e Comunicação em Contexto Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Relatório Final de Estágio, apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências, destina-se a apresentar o contexto de estágio realizado no Jardim-de-Infância Adriano Correia de Oliveira, entre outubro de 2013 e junho de 2014. Este estágio começou com uma primeira fase de observação, passando depois por outra de intervenção, para a qual foi definida uma área de intervenção prioritária: “Linguagem oral e comunicação em contexto pré-escolar”. A escolha deste tema surgiu de dificuldades detetadas na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, durante a fase de observação. Foram então propostos três objetivos a atingir no final do estágio: I Promover a comunicação entre as crianças do grupo; II. Promover a comunicação entre as crianças e os adultos; III. Desenvolver a linguagem oral. Após a escolha da área de intervenção e da proposta dos objetivos a atingir no final da nossa prática pedagógica definimos as estratégias de implementação a adotar, como dinamizar mais atividades em grande grupo, não esquecendo cada criança, individualmente, tentando privilegiar a comunicação e promovendo a linguagem oral, para que estas possam, gradualmente, interagir com as restantes crianças do grupo e com os adultos, participando nas atividades propostas. Como resultado, a comunicação passou a ser uma constante na dinâmica de trabalho do grupo, em sala, e nas suas brincadeiras. Através destas estratégias verificou-se melhorias na forma de comunicação e na linguagem de algumas crianças do grupo. Apesar de não terem sido ultrapassadas todas essas dificuldades, foi notório o envolvimento das crianças nas atividades propostas ao longo da prática pedagógica.

Description

Keywords

Linguagem Linguagem oral Linguagem escrita Comunicação Aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue