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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O alto desenvolvimento da indústria contemporânea expõe,
as crianças a estímulos visuais e cognitivos com os quais os
métodos educacionais convencionais não conseguem competir,
fazendo com que a educação permaneça desatualizada, na
medida em que não tem em conta as necessidades e especifidades
das futuras gerações. Deste modo, é necessário haver
uma transformação no contexto educativo em que se pretende
uma restruturação de currículos, metodologias de aprendizagem,
estilos e dinâmicas de comunicação pedagógica.
Este projeto aborda novas tendências de ensino e aprendizagem
por meio da análise de dado e do estudo de
anomalias do ensino básico para projetar um jogo pedagógico
capaz de tornar a experiência em sala de aula
mais personalizada.
Assim o resultado deste projeto-estágio é o FIXA, um produto
pedagógico híbrido (composto por componentes físicos e digitais)
para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se nas crianças
de 1º e 2º ano de escolaridade (dos 5/6 anos aos 7/8 anos)
que permite aos alunos aprender através de métodos criativos,
lúdicos e interação construtiva entre os pares. Este produto tem
como objetivo encorajar a interação criativa e prática dentro da
sala de aula, auxiliando o professor na entrega e análise do
material curricular, oferecendo à comunidade modos de melhorar
as necessidades de aprendizagem da criança.
Description
Keywords
Design Criatividade Ensino personalizado Gamificação Ensino cooperativo