Repository logo
 
Publication

A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEB

dc.contributor.advisorPinto, Paulo Feytor
dc.contributor.authorLeal, Joana Rita da Silva
dc.date.accessioned2017-06-28T12:35:45Z
dc.date.available2017-06-28T12:35:45Z
dc.date.issued2017-06
dc.date.submitted2017-06
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender o impacto de uma sequência didática com recurso à autorregulação no desempenho posterior dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico no que concerne às competências de expressão oral, mais concretamente em tarefas de exposição oral formal. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa uma interpretação das informações recolhidas no contexto, assim como da intervenção realizada, que teve como objetivos a aquisição e mobilização das habilidades formais de uma exposição oral. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas aos alunos e a análise documental das planificações e autoavaliações dos alunos. O contexto de estudo está enquadrado na instituição onde foi desenvolvido o estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e os participantes do estudo são uma amostra de três alunos do 2º ano de escolaridade. Na fase final do trabalho desenvolvido, foi feita a avaliação de todo o processo interventivo. Procedeu-se à análise dos objetivos gerais definidos e da evolução dos alunos no que respeita à exposição oral formal, constatando-se que a estratégia desenvolvida no estudo de investigação contribuiu para cumprir o objetivo proposto – implementar uma sequência didática com recurso à autorregulação e melhoramento das habilidades inerentes à exposição oral formal dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Como resultados obtidos verifica-se que os três alunos, com desempenho inicial diferente, alcançaram o mesmo objetivo final.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation project has as its main goal to understand the effects of a didactic working sequence using self-regulation in the development of first cycle students, mainly focusing in their formal speaking skills. This work is based on an investigation driven analysis in which the main source of information is obtained by active observation, such as performing student interviews and lesson plans and students’ self evaluation document analyses. The research was made for the Master degree in Kindergarten and First Cycle Basic Education, in the institution where the teacher training was developed, and it was based on the feedback of three of their second grade students. An evaluation was made at the final stage of this research concluding that the work developed fulfilled its goal, that was to create and apply a didactic working sequence using self-regulation for the improvement of formal speaking skills by second graders. The results show that the three students, with different initial performance, achieved the same final goals.en
dc.identifier.tid201906945
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18587
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExposição oral formalpt_PT
dc.subjectSequência didáticapt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectProduçãopt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectFormal speaking skillsen
dc.subjectDidactic working sequenceen
dc.subjectPlanningen
dc.subjectSelf-assessmenten
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEBpt_PT
dc.title.alternativeplanificar, produzir, avaliarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 8
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Vfinal.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXO A MODELO PLAN E AVAL.pdf
Size:
386.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXO B - GUIÕES DE ENTREVISTA.pdf
Size:
347.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXO C TRANSCRIÇÕES.pdf
Size:
436.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANEXO D MAPA DE CONCEITOS.pdf
Size:
325.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: