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- Januário Godinho no cruzamento dos caminhosPublication . SALES, FátimaEntre os arquitectos portugueses da segunda geração moderna, Januário Godinho representa uma das experiências mais significativas e originais. Através das suas qualidades criativas concilia nas suas realizações funcionalidade com poesia e modernidade com realismo. Januário Godinho (1910-1990) consegue expressar na sua obra toda a riqueza dos valores comunitários e dos espaços poéticos para as pessoas, permitindo-nos diferenciar entre uma “modernidade universal” - de raiz e desenvolvimento internacional – e uma “modernidade específica”, que alcança o seu valor a partir de uma síntese entre modernidade e cultura do lugar.
- Estudo de Renovação Urbana do Barredo, Porto 1969Publication . Flores, Joaquim MouraO estudo de renovação urbana do Barredo estabeleceu um ponto de viragem na filosofia de planeamento do centro histórico do Porto. Os planos anteriores promoveram extensas demolições do tecido urbano, misturadas com uma estratégia de renovação de edifícios históricos para atividades turísticas. Coordenado por Fernando Távora, o estudo introduziu a dimensão social, não só acrescentando as ciências sociais à equipe de trabalho multidisciplinar, mas também considerando pela primeira vez os habitantes locais como sendo tão importantes na definição do caráter e significado do lugar como o ambiente histórico construído. Apesar de não ter produzido resultados diretos, a nova abordagem influenciou diretamente o CRUARB que aplicou estes princípios a partir de 1974. A partir dos anos 80 esta filosofia multidisciplinar foi utilizada como modelo para as intervenções portuguesas em centros históricos, disseminando indiretamente os visionários conceitos introduzidos pelo estudo de 1969, que hoje, pela corrente pressão turístico-imobiliária, se encontram novamente atuais.
- O futuro do jornal impressoPublication . Silva, Cláudio Jordão Monteiro; Santos, Hália CostaO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira fase do trabalho faz referência à experiência no estágio curricular do Mestrado em Design Editorial no Instituto Politécnico de Tomar, com a duração de seis meses, no Jornal de Notícias (JN), Porto. Nesta fase aborda-se essencialmente a função que o estágio tem na integração no mercado de trabalho e uma breve noção da incidência da aprendizagem social, profissional e cultural, tendo sempre presente uma reflexão real do que pode ser o mercado de trabalho na área de design editorial. Já na segunda fase deste trabalho apresenta e desenvolve o tema “O futuro do jornal impresso”. Esta parte recai numa reflexão acerca da era digital, o papel que a Internet tem nos mais variados dispositivos móveis, telemóveis, computadores e tablets, num eventual detrimento dos jornais impressos. Apesar de as redes sociais e do acesso à informação através de suportes digitais serem determinantes na sociedade contemporânea, o jornal impresso subsiste, procurando formas de sobrevivência, testando soluções que passam por ligações ao digital. A nova geração, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças económicas são os grandes fatores de mudança total, do impresso para o digital.
- "Rogério de Azevedo e o Regionalismo"Publication . PIMENTEL, Jorge Cunha
- Fatores diferenciadores da publicação masculinaPublication . Salvador, Carla Isabel Oliveira; Moreira, Luís Filipe CunhaO segundo ano letivo, do mestrado em Design Editorial, integrado na Escola Superior de Tecnologias – Instituto Politécnico de Tomar, permite aos alunos optar entre um estágio curricular, uma dissertação ou um projeto. A oportunidade de adquirir experiência profissional e de pôr em prática as capacidades e os conhecimentos obtidos ao longo do percurso académico levaram a estudante Carla Salvador a optar por um estágio na área editorial. O estágio teve a duração de 6 meses e foi realizado na revista GQ Portugal, que pertence à editora Light House. Para concluir a avaliação do 2.º ano letivo a estudante propõe-se à entrega do presente relatório e posteriormente a uma apresentação e defesa dos temas aqui abordados. O relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte apresenta a sua experiência ao longo do estágio, descrevendo a empresa de acolhimento, a equipa com a qual trabalhou, uma breve história sobre a revista GQ desde o seu aparecimento até aos dias de hoje e a partir do seu contato direto com o meio, explica o processo de criação da revista GQ Portugal. Para complementar este relatório, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de entender o conceito de revista masculina e perceber o que é que visualmente a distingue comparando com outros géneros de publicações. Para esse efeito decidiu-se analisar a única concorrente no sector das revistas masculinas no mercado português e duas publicações femininas. A segunda parte deste trabalho corresponde assim à descrição/ apresentação das revistas em estudo e a terceira parte corresponde à análise das mesmas. Nesta análise foram comparadas as capas, a tipografia, os elementos gráficos, conteúdos e publicidade com o intuito de descobrir as características que definem estas publicações e as principais diferenças ou semelhanças entre elas. Com este trabalho, concluiu-se que são mais as diferenças que as separam do que as semelhanças. Embora as quatro publicações tenham alguns aspetos em comum como a moda, nas femininas esse assunto é o foco principal. Nas revistas masculinas também são destacados outros temas, como os cuidados com o corpo, a nutrição e a saúde. O grafismo é importante e ajuda a definir o ADN da publicação e em cada uma delas isso é visível – observando a tipografia utilizada e os logótipos – pois refletem na perfeição o público ao qual se destinam
- Determinação da performance de VANT da FAP: aplicação e validação do método BootstrapPublication . Oliveira, TiagoNesta tese abordou-se uma metodologia, a The Bootstrap Approach de Lowry (1999) que permite determinar vários parâmetros da performance de uma aeronave, com o objetivo de verificar se este método pode ou não ser aplicado e validado em Veículos Aéreos Não Tripulados da Força Aérea Portuguesa. Primeiramente, foram analisados alguns métodos e verificou-se que o mais se indicava para alcançar o objetivo desejado seria o Bootstrap. Este método necessita de nove dados iniciais, que compõem a Bootstrap Data Plate, que surge de alguns dados retirados diretamente do motor, do hélice, da estrutura da aeronave, e outros, que se obtêm indiretamente através de alguns ensaios em voo preconizados por esta metodologia. Assim, foi necessário testar este método numo veículo aéreo não tripulado, o objeto de estudo escolhido foi o ANTEX-X02 ALFA. Os ensaios em voo consistiram em subidas a potência máxima e descidas planadas, com vista à determinação da velocidade de melhor ângulo de subida e de melhor planeio. De seguida, usando cálculos preconizados pela The Bootstrap Approach, a Bootstrap Data Plate fica completa. Com o conhecimento dos nove dados, acrescidos pelo peso da aeronave e dados da atmosfera, Lowry (1999) identifica algumas fórmulas para se descobrir alguns dados da performance do ANTEX-X02 ALFA, obtendo-se os seguintes dados: 1. Velocidade máxima em voo de nível, 67,1 𝑘𝑡𝑠; 2. Velocidade mínima em voo de nível, 17,7 𝑘𝑡𝑠; 3. Velocidade para o melhor ângulo de subida, 34,4 𝑘𝑡𝑠; 4. Velocidade para a melhor razão de subida, 35,0 𝑘𝑡𝑠; 5. Velocidade para o melhor ângulo de planeio, 32,8 𝑘𝑡𝑠, 6. Velocidade para a menor razão de descida, 24,9 𝑘𝑡𝑠. No final deste trabalho de investigação, após uma análise e reflexão relativamente a todos os dados obtidos, recomenda-se que sejam efetuados novos ensaios em voo, para que a metodologia seja aplicada de novo devido ao facto dos destes dados não corresponderem com os esperados, pois deram resultados irrealistas, tendo várias destas velocidades sido abaixo da velocidade de perda, que é cerca de 28 𝑘𝑡𝑠, suspeita-se que o problema tenha estado nos ensaios em voo, que originaram parâmetros errados para a Bootstrap Data Plate.
- Os eventos corporativos como ferramenta motivacional: estudo de caso do Grupo CHPublication . Franco, Maria Campos Martins; Calisto, Maria de Lurdes SantanaCom o decorrer dos anos, o desenvolvimento e o crescimento da área de eventos é cada vez mais notório. Começou a haver a necessidade de reunir pessoas com interesses, em áreas e temas, comuns. Um evento é uma ação planeada que ocorre numa determinada data e local antecipadamente decidido com o intuito de cumprir objetivos também previamente alinhados, por exemplo celebração de uma data ou acontecimento importante, festas populares, ações sociais, acontecimentos desportivos, entre outros. No sector corporativo, as empresas também sentiram essa necessidade, de estar cada vez mais próximo do consumidor, realizando eventos externos, e cada vez mais perto dos trabalhadores, promovendo eventos internos. Este trabalho foca-se na área corporativa, especificamente nos eventos internos. Estas ações são realizadas com o intuito de criar ligações entre as pessoas, aumentar e melhorar o espirito de equipa, criar novas estratégias de mercado, celebrar algum ganho importante, motivar, entre outros. A motivação tem sido dos temas mais abordados na área do comportamento organizacional, já que é cada vez mais importante para uma organização que os seus colaboradores se sintam motivados. Este relatório de estágio, surge nesta linha de raciocínio, procurando dar resposta à questão “como é que os eventos internos poderão motivar os colaboradores de uma empresa?” através de um estudo de caso – a empresa de consultoria Grupo CH. Considerada das melhores empresas para trabalhar, de 2011 a 2014, e premiada pela Exame, o Grupo CH promove cerca de cinco a seis eventos internos anualmente. Estes têm como objetivo criar ligação e confiança entre os colaboradores e a empresa. Com estes eventos, pretende-se ainda melhorar os níveis de motivação interna para que a organização atinja o sucesso. Com base em metodologias qualitativas e quantitativas, tentou-se compreender de que maneiras os eventos que esta organização realiza contribuem para a motivação do trabalhador. Verificou-se que, genericamente, as práticas de promoção da motivação da empresa têm resultados positivos. Existem dois grandes eventos internos que apresentam resultados mais favoráveis à motivação intrínseca e extrínseca dos colaboradores. Apurou-se anda que outros eventos realizados pela organização não fornecem os mesmos resultados e tornam-se pouco interessantes e pouco atrativos aos olhos dos trabalhadores.
- O papel dos Estados Africanos na politização do Tribunal Penal InternacionalPublication . Saraiva, Maria Francisca
- Avaliação e comparação de pilotos automáticos para uso no contexto dos Unmanned Aircraft Systems (UAS)Publication . Silva, HenriqueDada a evolução da tecnologia e o crescente número de utilizadores de sistemas aéreos com capacidade de voo autónomo, existem atualmente diversos sistemas de piloto automático disponíveis, passíveis de serem integrados nas plataformas autónomas da Força Aérea Portuguesa (FA). Estas soluções agrupam-se essencialmente em dois conjuntos: o primeiro refere-se aos sistemas closed source, sendo estes testados e comercializados como produto final; o segundo representa os sistemas open source, possíveis de serem customizados e alterados pelo utilizador segundo as suas necessidades. A integração de um piloto automático numa aeronave não tripulada apresenta alguns desafios a considerar. Cumprir com os requisitos de aeronavegabilidade permitindo a integração em espaço aéreo não segregado e responder às exigências operacionais das Forças Armadas (FFAA), são aspetos decisivos no desenvolvimento deste tipo de plataformas. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo determinar, de uma pré-seleção de pilotos automáticos incluindo sistemas fechados e open source, aquele que conferirá maiores vantagens uma vez integrado nas plataformas aéreas da FA. A avaliação comparativa realizada teve por base critérios para certificação de aeronavegabilidade, publicados sob a forma de Standardization Agreements (STANAG), e publicações oficiais com a especificação dos requisitos operacionais das Forças Armadas (FFAA) para os UAS. Esta dissertação apresenta uma discussão detalhada sobre os pilotos automáticos, à luz dos requisitos identificados, tendo em conta o nível de complexidade e esforço de integração que cada solução implica. Decorrendo da metodologia adotada foi possível concluir que ambos os pilotos automáticos analisados apresentam semelhantes capacidades, porém em diferentes estados de maturação.
- A sequência didática e a autorregulação como recursos para a exposição oral no 1º CEBPublication . Leal, Joana Rita da Silva; Pinto, Paulo FeytorO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender o impacto de uma sequência didática com recurso à autorregulação no desempenho posterior dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico no que concerne às competências de expressão oral, mais concretamente em tarefas de exposição oral formal. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa uma interpretação das informações recolhidas no contexto, assim como da intervenção realizada, que teve como objetivos a aquisição e mobilização das habilidades formais de uma exposição oral. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas aos alunos e a análise documental das planificações e autoavaliações dos alunos. O contexto de estudo está enquadrado na instituição onde foi desenvolvido o estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e os participantes do estudo são uma amostra de três alunos do 2º ano de escolaridade. Na fase final do trabalho desenvolvido, foi feita a avaliação de todo o processo interventivo. Procedeu-se à análise dos objetivos gerais definidos e da evolução dos alunos no que respeita à exposição oral formal, constatando-se que a estratégia desenvolvida no estudo de investigação contribuiu para cumprir o objetivo proposto – implementar uma sequência didática com recurso à autorregulação e melhoramento das habilidades inerentes à exposição oral formal dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Como resultados obtidos verifica-se que os três alunos, com desempenho inicial diferente, alcançaram o mesmo objetivo final.