Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A que sabe a lua? : sabe a representações matemáticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A que sabe a lua.pdf2.04 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As conexões entre a Matemática e a realidade das crianças, ajudam-nas a atribuírem significado aos conceitos. Nos primeiros anos, a escolha de representações para motivar ideias matemáticas é crucial na comunicação e construção mental dos conceitos. São muitos os meios para representar, informal ou formalmente, ideias matemáticas, um exemplo é a literatura para a infância. Este recurso, além de motivar e captar a atenção das crianças, estimula aprendizagens através da narrativa, ilustrações e metáforas. A literatura fomenta ainda aprendizagens integradas, gosto pela leitura, criatividade e realça o papel das emoções na aquisição de conhecimentos. Na UC de Represesentações na Matemática Elementar, do Curso de Educação Básica, foi proposto aos estudantes explorar oportunidades para abordar ideias matemáticas através de um livro infantil, considerando contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º CEB. Nesta tarefa, foi evidente a construção de conhecimento didático pelos estudantes, nomeadamente, na análise de livros como indutores de aprendizagens integradas e no desenvolvimento de um olhar mais desperto para o uso de diferentes representações de conceitos matemáticos. O texto tem como intenção relatar esta experiência de ensino, através do trabalho desenvolvido a partir do livro A que sabe a Lua? , de Michael Grejniec, e refletir sobre o seu potencial no desenvolvimento de aprendizagens matemáticas.

Description

Keywords

Representações matemáticas Literatura para a infância Formação inicial de educadores e professores Educação Pré-Escolar 1.º CEB

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra

CC License