Repository logo
 
Publication

Todos iguais : projeto de investigação com uma turma de percurso curricular alternativo de 8º ano

dc.contributor.advisorGranja, Berta
dc.contributor.authorSilva, Silvia Renata Alves Lopes
dc.date.accessioned2015-06-01T14:45:14Z
dc.date.available2015-06-01T14:45:14Z
dc.date.issued2015-04-24
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO objeto central deste projeto de investigação-ação foi intervir e aprofundar o conhecimento dos problemas e práticas do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de Percurso Curricular Alternativo, do 3º ciclo de escolaridade, num Agrupamento de Escolas TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. A metodologia utilizada foi a da investigação-ação, recorrendo ao método da pesquisa etnográfica, considerando a minha prática profissional com o objeto de estudo. O recurso à pesquisa etnográfica apelou a um conjunto diversificado de técnicas para recolha da informação. O processo de investigação, simultâneo ao de intervenção, focalizou-se na recolha das perceções dos sujeitos sobre os problemas da turma e à elaboração de uma caracterização sociofamiliar no estudo dos processos e dinâmicas desenvolvidas pelas interações da prática profissional. Os resultados da investigação permitiram concluir que, de um modo geral, na perceção dos alunos, docentes e encarregados de educação os fatores de ordem individual (46%), os de ordem organizacional (39%) seguidos dos de ordem familiar e das práticas pedagógicas (35% respetivamente) estão na base dos problemas da turma (quer ao nível do insucesso escolar quer do comportamento). No que concerne à caracterização sociofamiliar da turma, conclui-se que as famílias dos alunos vivenciam situações de fragilidade ao nível do emprego, da saúde, da habitação e das relações de sociabilidade, assim como não apresentam rede social de suporte/apoio capaz de ajudar em situação de dificuldade. Estas características traduzem carências económicas e culturais dos modos de vida dos alunos, que fragilizam o papel das famílias no trajeto escolar destes alunos. No que concerne à dimensão da intervenção, o grande foco centrou-se na intervenção sistemática com os alunos nas aulas de Educação para a Cidadania, com a finalidade de os ajudar a resolver pelo menos uma das necessidades identificadas por estes. O enfoque da ação centrou-se na afirmação da turma pela positiva na comunidade escolar, que culminou na realização de um filme com o tema "Todos Iguais", planeado, organizado e realizado com a turma. Por outro lado, a intervenção direcionou-se também para os encarregados de educação e docentes, que através da sua implicação ativa nos focus grupos se dispuseram e envolveram-se na resolução de algumas das necessidades apresentadas. Com os pais foram realizadas ações de (in)formação, que contribuíram para aumentar os recursos parentais para gerir problemas escolares e da adolescência dos seus educandos. No plano da intervenção com os docentes, o resultado alcançado foi o envolvimento destes para repensar o modelo de funcionamento do Percurso Curricular Alternativo e conjuntamente reformular a metodologia pedagógica para o ano letivo seguinte.por
dc.identifier.tid201098970
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8829
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPercurso curricular alternativopor
dc.subjectComunicação escola-familiapor
dc.titleTodos iguais : projeto de investigação com uma turma de percurso curricular alternativo de 8º anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineServiço socialpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Socialpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Silvia Renata Alves Lopes Silva.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: