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Todos iguais : projeto de investigação com uma turma de percurso curricular alternativo de 8º ano
dc.contributor.advisor | Granja, Berta | |
dc.contributor.author | Silva, Silvia Renata Alves Lopes | |
dc.date.accessioned | 2015-06-01T14:45:14Z | |
dc.date.available | 2015-06-01T14:45:14Z | |
dc.date.issued | 2015-04-24 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O objeto central deste projeto de investigação-ação foi intervir e aprofundar o conhecimento dos problemas e práticas do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de Percurso Curricular Alternativo, do 3º ciclo de escolaridade, num Agrupamento de Escolas TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. A metodologia utilizada foi a da investigação-ação, recorrendo ao método da pesquisa etnográfica, considerando a minha prática profissional com o objeto de estudo. O recurso à pesquisa etnográfica apelou a um conjunto diversificado de técnicas para recolha da informação. O processo de investigação, simultâneo ao de intervenção, focalizou-se na recolha das perceções dos sujeitos sobre os problemas da turma e à elaboração de uma caracterização sociofamiliar no estudo dos processos e dinâmicas desenvolvidas pelas interações da prática profissional. Os resultados da investigação permitiram concluir que, de um modo geral, na perceção dos alunos, docentes e encarregados de educação os fatores de ordem individual (46%), os de ordem organizacional (39%) seguidos dos de ordem familiar e das práticas pedagógicas (35% respetivamente) estão na base dos problemas da turma (quer ao nível do insucesso escolar quer do comportamento). No que concerne à caracterização sociofamiliar da turma, conclui-se que as famílias dos alunos vivenciam situações de fragilidade ao nível do emprego, da saúde, da habitação e das relações de sociabilidade, assim como não apresentam rede social de suporte/apoio capaz de ajudar em situação de dificuldade. Estas características traduzem carências económicas e culturais dos modos de vida dos alunos, que fragilizam o papel das famílias no trajeto escolar destes alunos. No que concerne à dimensão da intervenção, o grande foco centrou-se na intervenção sistemática com os alunos nas aulas de Educação para a Cidadania, com a finalidade de os ajudar a resolver pelo menos uma das necessidades identificadas por estes. O enfoque da ação centrou-se na afirmação da turma pela positiva na comunidade escolar, que culminou na realização de um filme com o tema "Todos Iguais", planeado, organizado e realizado com a turma. Por outro lado, a intervenção direcionou-se também para os encarregados de educação e docentes, que através da sua implicação ativa nos focus grupos se dispuseram e envolveram-se na resolução de algumas das necessidades apresentadas. Com os pais foram realizadas ações de (in)formação, que contribuíram para aumentar os recursos parentais para gerir problemas escolares e da adolescência dos seus educandos. No plano da intervenção com os docentes, o resultado alcançado foi o envolvimento destes para repensar o modelo de funcionamento do Percurso Curricular Alternativo e conjuntamente reformular a metodologia pedagógica para o ano letivo seguinte. | por |
dc.identifier.tid | 201098970 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8829 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Percurso curricular alternativo | por |
dc.subject | Comunicação escola-familia | por |
dc.title | Todos iguais : projeto de investigação com uma turma de percurso curricular alternativo de 8º ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Serviço social | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social | por |