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Authors
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Abstract(s)
O objeto central deste projeto de investigação-ação foi intervir e aprofundar o conhecimento dos
problemas e práticas do processo de ensino-aprendizagem de uma turma de Percurso Curricular
Alternativo, do 3º ciclo de escolaridade, num Agrupamento de Escolas TEIP – Território Educativo de
Intervenção Prioritária. A metodologia utilizada foi a da investigação-ação, recorrendo ao método da
pesquisa etnográfica, considerando a minha prática profissional com o objeto de estudo. O recurso à
pesquisa etnográfica apelou a um conjunto diversificado de técnicas para recolha da informação. O
processo de investigação, simultâneo ao de intervenção, focalizou-se na recolha das perceções dos
sujeitos sobre os problemas da turma e à elaboração de uma caracterização sociofamiliar no estudo
dos processos e dinâmicas desenvolvidas pelas interações da prática profissional.
Os resultados da investigação permitiram concluir que, de um modo geral, na perceção dos alunos,
docentes e encarregados de educação os fatores de ordem individual (46%), os de ordem
organizacional (39%) seguidos dos de ordem familiar e das práticas pedagógicas (35%
respetivamente) estão na base dos problemas da turma (quer ao nível do insucesso escolar quer do
comportamento). No que concerne à caracterização sociofamiliar da turma, conclui-se que as
famílias dos alunos vivenciam situações de fragilidade ao nível do emprego, da saúde, da habitação e
das relações de sociabilidade, assim como não apresentam rede social de suporte/apoio capaz de
ajudar em situação de dificuldade. Estas características traduzem carências económicas e culturais
dos modos de vida dos alunos, que fragilizam o papel das famílias no trajeto escolar destes alunos.
No que concerne à dimensão da intervenção, o grande foco centrou-se na intervenção sistemática
com os alunos nas aulas de Educação para a Cidadania, com a finalidade de os ajudar a resolver pelo
menos uma das necessidades identificadas por estes. O enfoque da ação centrou-se na afirmação da
turma pela positiva na comunidade escolar, que culminou na realização de um filme com o tema
"Todos Iguais", planeado, organizado e realizado com a turma. Por outro lado, a intervenção
direcionou-se também para os encarregados de educação e docentes, que através da sua implicação
ativa nos focus grupos se dispuseram e envolveram-se na resolução de algumas das necessidades
apresentadas. Com os pais foram realizadas ações de (in)formação, que contribuíram para aumentar
os recursos parentais para gerir problemas escolares e da adolescência dos seus educandos. No
plano da intervenção com os docentes, o resultado alcançado foi o envolvimento destes para
repensar o modelo de funcionamento do Percurso Curricular Alternativo e conjuntamente
reformular a metodologia pedagógica para o ano letivo seguinte.
Description
Keywords
Ensino-aprendizagem Alunos Práticas pedagógicas Inclusão Percurso curricular alternativo Comunicação escola-familia