Publication
Relatório final da prática de ensino supervisionada:Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar
| dc.contributor.advisor | Pratas, Helena | |
| dc.contributor.advisor | Mestre, Amélia | |
| dc.contributor.author | Neves, Raquel Oliveira Caroço das | |
| dc.date.accessioned | 2015-05-29T10:19:57Z | |
| dc.date.available | 2015-05-29T10:19:57Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | Este relatório de final de estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências tem como objetivo relatar oito meses de estágio no jardim de infância Adriano Correia de Oliveira, entre outubro de 2013 e junho de 2014, com um grupo heterogéneo (3 a 5 anos). Na primeira fase do estágio houve um período de adaptação e só depois desta fase se deu início à fase de intervenção após a definição de uma área de intervenção prioritária: “Conviver com Regras na Educação Pré-escolar”. A escolha desta temática surgiu pela observação da necessidade que as crianças tinham de conhecer e interiorizar o cumprimento de regras para o bom funcionamento do grupo na sala de jardim-de-infância. Os dois grandes objetivos a atingir até ao final do estágio foram: Conhecimento das rotinas da sala. Implementação de regras de boa convivência e cooperação. Ao longo do estágio, implementaram-se estratégias e desenvolveram-se atividades que permitiram a evolução significativa do comportamento das crianças, que passaram a conseguir resolver os seus conflitos pessoais, adquirindo mais atitudes de cooperação que se traduziram numa melhor convivência entre o grupo. A criação de rotinas diárias revelou-se de extrema importância uma vez que o grupo ficou a saber o que se faz em cada momento da manhã, conseguindo perceber a sequência da manhã, algo intencionalmente planeado pelo educador, como defendem as OCEPE (1997). | por |
| dc.identifier.tid | 201855267 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8809 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Educação pré-escolar | por |
| dc.subject | Regras no jardim-de-infância | por |
| dc.subject | Convivência | por |
| dc.title | Relatório final da prática de ensino supervisionada:Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 23
Loading...
- Name:
- Relatório.Raquel Neves. Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar.pdf
- Size:
- 1.05 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
Loading...
- Name:
- Avaliação Diagnóstica Conhecimento do Mundo.pdf
- Size:
- 306.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
Loading...
- Name:
- Avaliação Diagnóstica Expressões.pdf
- Size:
- 493.17 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
Loading...
- Name:
- Avaliação Diagnóstica Formação Pessoal e Social.pdf
- Size:
- 294.48 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
Loading...
- Name:
- Avaliação Diagnóstica Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.pdf
- Size:
- 296.86 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- 1 (current)
- 2
- 3
- 4
- 5
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
