Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada:Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorPratas, Helena
dc.contributor.advisorMestre, Amélia
dc.contributor.authorNeves, Raquel Oliveira Caroço das
dc.date.accessioned2015-05-29T10:19:57Z
dc.date.available2015-05-29T10:19:57Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste relatório de final de estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação e Ciências tem como objetivo relatar oito meses de estágio no jardim de infância Adriano Correia de Oliveira, entre outubro de 2013 e junho de 2014, com um grupo heterogéneo (3 a 5 anos). Na primeira fase do estágio houve um período de adaptação e só depois desta fase se deu início à fase de intervenção após a definição de uma área de intervenção prioritária: “Conviver com Regras na Educação Pré-escolar”. A escolha desta temática surgiu pela observação da necessidade que as crianças tinham de conhecer e interiorizar o cumprimento de regras para o bom funcionamento do grupo na sala de jardim-de-infância. Os dois grandes objetivos a atingir até ao final do estágio foram:  Conhecimento das rotinas da sala.  Implementação de regras de boa convivência e cooperação. Ao longo do estágio, implementaram-se estratégias e desenvolveram-se atividades que permitiram a evolução significativa do comportamento das crianças, que passaram a conseguir resolver os seus conflitos pessoais, adquirindo mais atitudes de cooperação que se traduziram numa melhor convivência entre o grupo. A criação de rotinas diárias revelou-se de extrema importância uma vez que o grupo ficou a saber o que se faz em cada momento da manhã, conseguindo perceber a sequência da manhã, algo intencionalmente planeado pelo educador, como defendem as OCEPE (1997).por
dc.identifier.tid201855267
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8809
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectRegras no jardim-de-infânciapor
dc.subjectConvivênciapor
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionada:Conviver com Regras na Educação Pré-Escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 23
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório.Raquel Neves. Conviver com Regras na Educação Pré-Escolar.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação Diagnóstica Conhecimento do Mundo.pdf
Size:
306.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação Diagnóstica Expressões.pdf
Size:
493.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação Diagnóstica Formação Pessoal e Social.pdf
Size:
294.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação Diagnóstica Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.pdf
Size:
296.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: