Publication
Post-Print: graphic design and augmented reality
datacite.subject.fos | Design | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Raposo, Ana | |
dc.contributor.author | Mendes, Serafim | |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T16:15:57Z | |
dc.date.available | 2020-03-19T16:15:57Z | |
dc.date.issued | 2020-01-23 | |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | |
dc.description.abstract | Este projeto surge de uma vontade de combinar conteúdo 3D interativo, tecnologia e design gráfico. A realidade aumentada (RA) permite-nos juntar conteúdo digital e informação ao mundo físico, em três dimensões. Apesar de existirem várias maneiras de experienciar realidade aumentada, este projeto foca-se unicamente na exploração de dispositivos portáteis, nomeadamente os smartphones e tablets. Tem como objetivo explorar este novo formato, numa tentativa de alavancar conhecimentos pré-existentes de criação de conteúdo 3D para o desenvolvimento de múltiplas experiências RA the partilham o mesmo suporte — o cartaz impresso. Feito de uma perspetiva de designer gráfico em vez da de um programador, o projeto foca-se na exploração das possibilidades gráficas que advém do uso deste formato e da tecnologia subjacente, de forma a entender o que é possível fazer e como pode ser feito dadas as limitações técnicas existentes no momento da sua execução. O projeto não aborda funções tecnológicas avançadas que pressupõe conhecimentos avançados de programação, focando-se em interações básicas da RA. Esta experimentação resulta numa aplicação móvel multiplataforma que complementa uma série de quinze cartazes impressos através de animação em três dimensões, culminando numa exposição interativa onde o utilizador consegue controlar a forma como o conteúdo é visto. O relatório inclui uma visão geral de projetos que combinam RA e a prática de design de forma a entender o que já foi feito, bem como projetos que derivam deste, para demonstrar como estes conhecimentos podem ser aplicados num contexto real. Os resultados indicam que ainda existe muito a explorar dada a curva de aprendizagem acentuada e barreiras técnicas que têm a ganhar através da colaboração entre designers e programadores para a criação de experiências significativas que tiram proveito completo deste formato. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202381188 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31791 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_PT |
dc.subject | Design Gráfico | pt_PT |
dc.subject | Interatividade | pt_PT |
dc.subject | Aplicação mobile | pt_PT |
dc.subject | Cartaz | pt_PT |
dc.title | Post-Print: graphic design and augmented reality | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Artes e Design |