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- Os Antecedentes da Notoriedade e da Lealdade às Agências de ViagensPublication . Monteiro, Joana Catarina Duque; Santos, Pedro Manuel EspíritoO turismo tem-se evidenciado como uma das grandes atividades do século XXI, contudo, devido à globalização vê alguns dos seus princípios e elementos a serem alterados pelas novas tecnologias. As agências de viagens têm sido uma das partes que mais tem vindo a sofrer alterações neste aspeto. Enquanto que antes as pessoas se dirigiam sempre a uma agência de viagens para marcar as suas deslocações, nos dias de hoje este processo já não se realiza sempre da mesma maneira. Com o aparecimento e desenvolvimento constante das novas tecnologias, surgiram as primeiras agências de viagens online, e para além disto, o consumidor torna-se cada vez mais independente nas suas compras, o que “apaga” em grande parte o trabalho do agente de viagens. As agências de viagens online vão criando então mais espaços publicitários, preços mais apelativos e outras condições que atraem o cliente a comprar as suas viagens sem ter de se dirigir a uma agência de viagens num espaço físico. É então importante pensar como é que os agentes de viagens que têm os seus espaços físicos abertos, podem manter e incrementar o negócio, através do fortalecimento das relações com os clientes. É importante manter o foco na confiança e lealdade do consumidor, ao mesmo tempo que se tenta criar e estabelecer o valor da marca ou da empresa. Os resultados obtidos neste estudo, através de um questionário com uma amostra de 152 observações, demonstram que a notoriedade da empresa e a lealdade do cliente são influenciadas por fatores antecedentes, como a qualidade percebida, a satisfação do consumidor e a confiança deste. Deverão ser estes os pontos fulcrais para o investimento dos agentes de viagens, de modo a não perder os seus clientes e, por sua vez, o seu negócio. Palavras-chave: Comunicação; Consumidor; Qualidade Percebida; Satisfação; Confiança; Notoriedade; Lealdade
- O impacto das características do website e da personalidade das marcas na lealdade online no sector da modaPublication . Veiga, Carlisa Patrícia Pereira da; Santo, Pedro Manuel do EspíritoO canal digital tem sido objeto de estudo por um número elevado de investigadores que procuram obter respostas para o comportamento do consumidor online. Este trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um modelo, centrado no setor da moda, procurando compreender como as características de um website (aspeto visual, usabilidade, informação do produto, comunicação) e a personalidade da marca, influenciam a lealdade online do consumidor. Para a realização desta investigação acrescentaram-se alguns fatores como satisfação, a orientação para moda, e a confiança de forma a provar-se a sua influência na lealdade. Desenvolveu-se um estudo no intuito de compreender essas relações, e a fim de validar o modelo foi realizado um estudo empírico, tendo por base os dados recolhidos a partir de um questionário online no qual se obteve 192 observações. Os principais resultados evidenciam que as variáveis aceites no modelo conseguem explicar a lealdade do consumidor de moda online, pelo que este estudo identificou que as características do website tem efeitos significativos na satisfação e confiança, a personalidade da marca influencia significativamente a confiança, a orientação para moda tem impactos significativos na confiança, a satisfação tem efeitos significativos na confiança e lealdade, e por último verificou-se a validação da relação, significativa e positiva entre a confiança e a lealdade. Assim de um modo geral é possível constatar que as variáveis aceites no modelo conseguem explicar em grande parte a lealdade do consumidor de moda online.
- O impacto da qualidade de serviço em loja no overall brand equityPublication . Resende, Inês Santos; Santos, Nuno Miguel Foirtes FonsecaNuma economia global e cada vez mais competitiva, em que os consumidores não se preocupam simplesmente com os benefícios funcionais dos produtos e serviços de que se servem, mas também com as vantagens intangíveis que lhes são proporcionadas, torna-se fundamental a utilização de estratégias de marketing por parte das empresas. A marca é considerada um ativo fundamental na gestão de empresas. Neste contexto, a presente investigação pretende explicar de que forma a utilização de ferramentas de marketing como a qualidade de serviço prestado em loja, a experiência com a marca e a satisfação do consumidor têm um impacto positivo no valor global da marca, na perspetiva do consumidor. Seguindo este pressuposto, através de uma revisão da literatura e de um estudo empírico produzido juntamente com uma amostra de clientes da marca Quebramar em Portugal, é possível retirar ilações importantes, que contribuem para o enriquecimento do desempenho empresarial e para a comunidade académica, ao contribuir para o desenvolvimento de estratégias de marketing.
- Effect of resonance tube technique on oropharyngeal geometry and voice in individuals with Parkinson's DiseasePublication . Silva, Joyce; Gomes, Adriana; Silva, Hilton Justino; Vasconcelos, Silvio; Coriolano, Maria das Graças; Lira, Zulina Souza deObjective. To verify the immediate effect of the flexible resonance tube vocal technique on the oropharyngeal geometry and vocal acoustic parameters of individuals with Parkinson’s disease (PD) and to study the correlation between oropharyngeal geometry and the intensity and fundamental frequency (f0) parameters of the voice. Methods. Forty individuals participated—20 with PD and 20 healthy individuals, with a mean age of 60.95 (§ 5.69) years. There were 10 men and 10 women in each group. All underwent pharyngometric analysis of the vocal tract and voice acoustics parameters before and after use of the vocal technique with a flexible resonance tube. Results. After the technique, there was a reduction in pharyngeal cavity volume only in females in the healthy group, a reduction in shimmer values in females in both groups and males in PD group and an improvement in noise parameters in females in the PD group. There was a negative correlation between vocal tract volume and intensity, between f0 and vocal tract volume, between f0 and oropharyngeal junction area, between f0 and oral cavity volume as well as a positive correlation between oral cavity length and f0. Conclusion. The vocal technique with the flexible resonance tube applied to individuals with PD improved the subjects’ voice quality in the perceptual and acoustic voice parameters. Regarding the oropharyngeal geometry, it was possible to observe its correlation with the parameters of vocal intensity and frequency in the studied population.
- Práticas de Ensino e Aprendizagem SocioemocionalPublication . Fernandes, Rita; Ferreira, MarcoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular do Relatório Final, do 2.º ano do Mestrado de Qualificação para a Docência em Ensino Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma descrição de uma fundamentação teórica relacionada com o estudo, bem como a investigação desenvolvida. Este estudo tem como tema “Práticas de ensino e aprendizagem socioemocional” e como questão orientadora “Quais são as conceções e as práticas de ensino/educativas implementadas pelos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente à aprendizagem socioemocional?”. Para dar resposta à presente questão, recorreu-se a uma investigação de abordagem qualitativa com procedimentos de carácter interpretativos, analíticos e descritivos para atingir os seguintes objetivos definidos: Identificar as conceções e as representações dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) acerca do SEL; Identificar as práticas dos professores relativas ao SEL; e Compreender quais as ações/práticas específicas SEL que os professores implementam em contexto de sala de aula. É feita uma exploração do estudo em que é apresentada uma revisão da literatura, recorrendo a um enquadramento teórico de referência que contém elementos relevantes para a compreensão do tema em estudo, com diversas ideias de diferentes autores a nível de conceções, conhecimentos, práticas e investigações. Desta forma, o presente estudo visa dar a conhecer a importância da promoção da aprendizagem socioemocional na vida das crianças e jovens, bem como as suas implicações no desenvolvimento, na saúde, na educação e na vida pessoal de cada indivíduo. Com este estudo foi possível tecer algumas considerações finais que revelam que os professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico têm conhecimentos acerca da conceção e da importância da aprendizagem socioemocional no desenvolvimento global das crianças, bem como as práticas que permitem desenvolver essas mesmas competências.
- Post-Print: graphic design and augmented realityPublication . Mendes, Serafim; Raposo, AnaEste projeto surge de uma vontade de combinar conteúdo 3D interativo, tecnologia e design gráfico. A realidade aumentada (RA) permite-nos juntar conteúdo digital e informação ao mundo físico, em três dimensões. Apesar de existirem várias maneiras de experienciar realidade aumentada, este projeto foca-se unicamente na exploração de dispositivos portáteis, nomeadamente os smartphones e tablets. Tem como objetivo explorar este novo formato, numa tentativa de alavancar conhecimentos pré-existentes de criação de conteúdo 3D para o desenvolvimento de múltiplas experiências RA the partilham o mesmo suporte — o cartaz impresso. Feito de uma perspetiva de designer gráfico em vez da de um programador, o projeto foca-se na exploração das possibilidades gráficas que advém do uso deste formato e da tecnologia subjacente, de forma a entender o que é possível fazer e como pode ser feito dadas as limitações técnicas existentes no momento da sua execução. O projeto não aborda funções tecnológicas avançadas que pressupõe conhecimentos avançados de programação, focando-se em interações básicas da RA. Esta experimentação resulta numa aplicação móvel multiplataforma que complementa uma série de quinze cartazes impressos através de animação em três dimensões, culminando numa exposição interativa onde o utilizador consegue controlar a forma como o conteúdo é visto. O relatório inclui uma visão geral de projetos que combinam RA e a prática de design de forma a entender o que já foi feito, bem como projetos que derivam deste, para demonstrar como estes conhecimentos podem ser aplicados num contexto real. Os resultados indicam que ainda existe muito a explorar dada a curva de aprendizagem acentuada e barreiras técnicas que têm a ganhar através da colaboração entre designers e programadores para a criação de experiências significativas que tiram proveito completo deste formato.