Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.14 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O turismo tem-se evidenciado como uma das grandes atividades do século XXI, contudo, devido à globalização vê alguns dos seus princípios e elementos a serem alterados pelas novas tecnologias.
As agências de viagens têm sido uma das partes que mais tem vindo a sofrer alterações neste aspeto. Enquanto que antes as pessoas se dirigiam sempre a uma agência de viagens para marcar as suas deslocações, nos dias de hoje este processo já não se realiza sempre da mesma maneira. Com o aparecimento e desenvolvimento constante das novas tecnologias, surgiram as primeiras agências de viagens online, e para além disto, o consumidor torna-se cada vez mais independente nas suas compras, o que “apaga” em grande parte o trabalho do agente de viagens. As agências de viagens online vão criando então mais espaços publicitários, preços mais apelativos e outras condições que atraem o cliente a comprar as suas viagens sem ter de se dirigir a uma agência de viagens num espaço físico.
É então importante pensar como é que os agentes de viagens que têm os seus espaços físicos abertos, podem manter e incrementar o negócio, através do fortalecimento das relações com os clientes. É importante manter o foco na confiança e lealdade do consumidor, ao mesmo tempo que se tenta criar e estabelecer o valor da marca ou da empresa.
Os resultados obtidos neste estudo, através de um questionário com uma amostra de 152 observações, demonstram que a notoriedade da empresa e a lealdade do cliente são influenciadas por fatores antecedentes, como a qualidade percebida, a satisfação do consumidor e a confiança deste. Deverão ser estes os pontos fulcrais para o investimento dos agentes de viagens, de modo a não perder os seus clientes e, por sua vez, o seu negócio.
Palavras-chave: Comunicação; Consumidor; Qualidade Percebida; Satisfação; Confiança; Notoriedade; Lealdade
Description
Keywords
Comunicação, Consumido, Qualidade Percebida, Satisfação, Confiança, Notoriedade, Lealdade