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- I Jornadas do Mestrado de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria: Livro de resumosPublication . França, Ana Paula; Barbieri-Figueiredo, MC; Reis Santos, Margarida; Carvalho, António Luís; Pinto, Cândida; Lima, Ligia; Fernandes, Ilda; Cruz, Sandra; Sousa, Paula Cristina
- Implementação de um Modelo de Supervisão Clínica em Enfermagem - Manual PráticoPublication . Carvalho, António Luís; Barroso, Cristina; Pereira, Maria Aurora; Teixeira, Ana Paula; Pinho, Fátima; Osório, Maria
- II Congresso Internacional de Supervisão Clínica: Livro de comunicações e conferênciasPublication . França, Ana Paula; Ribeiro, Carla Inês; Barroso, Cristina; Segadães Moreira, Maria De Fátima; Carvalho, António Luís; Reis Santos, Margarida; Fernandes, Olga; Cruz, Sandra; Lopes, Sara; Abreu, Wilson
- Escala de Quedas de Morse: Manual de utilizaçãoPublication . Barbosa, Pedro; Carvalho, António Luís; Cruz, SandraA avaliação do risco de queda é intervenção essencial para a prevenção de quedas (Chang et. al, 2004), sendo para isso importante a correta utilização da Escala de Quedas de Morse (EQM).
- Estudo comparativo de figuras para optótipos entre crianças do Brasil e PortugalPublication . Dantas, Rosane Arruda; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Almeida, Paulo César De; Carvalho, António LuísPara um resultado fiel no exame da acuidade visual o indivíduo deve conhecer o objeto demonstrado. Para pré-escolares, não existe um teste que atinja os objetivos esperados. Objetiva-se identificar figuras feitas por crianças em Portugal e no Brasil e comparar características dos desenhos elaborados. De caráter comparativo e quantitativo, este estudo foi realizado em 2003 no Brasil e em 2005 em Portugal, com 342 pré-escolares de 4 e 5 anos. A coleta de dados foi feita com a elaboração de desenho livre e análise e seleção quantitativa. As frequências de desenho semelhantes entre as crianças do Brasil e as de Portugal foram: ser humano; sol; casa; árvore; flor; boneco; nuvem; e bola. As diferenças entre os desenhos das crianças dos países foram consideradas significantes (p =0,026). Nas figuras que se repetiram existiram formatos diferentes para a casa, x² = 61,75; e para a árvore x² = 18,31. Tais resultados reforçam a necessidade de escalas regionalizadas.
- Impact of clinical supervision on job satisfaction and emotional competence of nursesPublication . Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Barroso, Cristina; Carvalho, António LuísObjective: To evaluate the impact of implementing the SafeCare clinical supervision model on nurses’ job satisfaction and emotional competence profile. Methods: This is a quasi-experimental study, with a sample of 28 nurses from a hospital in northern Portugal. A self-administered questionnaire was applied, used as pre and post-test, which included: sociodemographic and professional characterization; “Job Satisfaction Scale”; and “Veiga Emotional Competence Scale”. We conducted descriptive statistical analysis and the Wilcoxon Test. Results: A significant decrease in the nurses’ satisfaction with hierarchical superior was observed in the post-test. No significant differences were found in the nurses’ job satisfaction and emotional competence after the implementation of the SafeCare Model. Conclusion: The SafeCare Model needs improvement, suggesting increasing the amount of training time administered to nurses and strengthening the healthcare institution’s link to the Model.
- Information about psychoactive substances and visually impaired people: a comparative study between Brazil and PortugalPublication . Jorge Guimarães, Fernanda; Carvalho, António Luís; Almeida, Paulo César; Freitag Pagliuca, Lorita MarlenaObjective: The study aimed to compare the information on psychoactive substances for visually impaired people in Brazil and Portugal. Method: Study with a quantitative approach, before-and-after type, held in institutions that provide care to people with visual impairment in Brazilian cities and in Porto, Portugal. Data were collected through information tests and analyzed by using the statistical software SPSS version 19. Results: 62 people participated, equally distributed between the two countries, of which, in Brazil, all are blind and in Portugal 67.7% are blind 32.3% and have low vision. The average age in Brazil was 34.94 years old and in Portugal, 51.48 years old. The average of years of schooling was 14.81 in Brazil and 9.58 years in Portugal. In Brazil, 54.8% said they had information about psychoactive substances, in Portugal, 90.3%. In Brazil, there was a higher proportion of correct answers on questions that address addiction issues, problems related to drug use, specific effects of cocaine. In Portugal, there was a higher proportion of correct answers on issues related to factors that contribute to the use of substances, the effects of alcohol and tobacco and addiction. Conclusion: The information about psychoactive substances is similar in the two study places.
- Escala de Queda de Morse: contributo para a implementação de um modelo de supervisão clínica enfermagemPublication . Barbosa, Pedro; Carvalho, António Luís; Cruz, SandraA supervisão clínica é um processo dinâmico, reflexivo e integrativo que desempenha um papel fundamental na busca pelo aperfeiçoamento, pois permite ao indivíduo desenvolver conhecimentos e competências, assumir responsabilidades pela sua prática e proteger o doente fomentando a qualidade dos cuidados. Neste contexto, o projeto de investigação “Supervisão clínica para a segurança e qualidade dos cuidados” (C-S2AFECARE-Q) identificou o risco de queda como uma área de intervenção, uma vez que as quedas são a segunda causa de morte a nível mundial (OMS 2012). A primeira fase do referido projeto identificou as necessidades dos enfermeiros, o que levou à implementação de um modelo de supervisão clínica. Ainda nessa fase concluiu-se que existiam dificuldades na aplicação da Escala de Quedas de Morse (EQM) (Lamas 2012). Tendo em conta que a avaliação do risco é uma intervenção essencial para a prevenção de quedas (Chang et al. 2004), a segunda fase do projecto C-S2AFECARE-Q foi iniciada com sessões de supervisão com o intuito de dotar os Enfermeiros de competências para prestarem cuidados de enfermagem mais seguros, através da correta avaliação do risco de queda com a utilização da EQM. Este foi o objetivo para as referidas sessões e para esta comunicação livre. Apresentaremos a EQM e refletiremos sobre a sua utilização, explicando, neste contexto, o que é um antecedente de queda, o que se considera como diagnóstico secundário, como é ponderado o apoio para a deambulação, de que forma contribui a medicação endovenosa e como é avaliado o tipo de marcha e o estado mental de cada doente.
- A prática da supervisão de estudantes na disciplina enfermagem no processo de cuidar do adulto IIPublication . Nascimento, Jennara Candido; Caetano, Joselany Áfio; Carvalho, António LuísIntrodução: O modelo de supervisão de estudantes apresentado tem sido utilizado no sexto semestre no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC, na disciplina teórico-prática “Enfermagem no processo de cuidar do adulto II”, de 22 créditos. Corresponde à primeira disciplina curricular onde a aprendizagem dos cuidados de enfermagem se processa no âmbito hospitalar, o que representa para o aluno um momento de muita ansiedade, medo e estresse, já que corresponde ao início da prática clínica. Dentro desta proposta, a inclusão de um supervisor constitui importante contributo para o alcance dos objetivos propostos para a formação do enfermeiro. Objetivo: Descrever a experiência da supervisão de estudantes junto dos alunos do sexto semestre do curso de enfermagem. Método: A abordagem metodológica foi qualitativa, descritiva e exploratória, realizada num hospital universitário e nas aulas de tutoria, com 33 alunos do curso de Enfermagem, devidamente matriculados no sexto semestre, no período de março a junho de 2012, independente da idade e do sexo. Os dados foram colhidos através de questionário aberto e analisados com base na literatura selecionada. Resultados: Os alunos relataram que a presença das supervisoras na prática clínica e nas aulas de tutoria foi positiva, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos procedimentos, bem como para a aprendizagem dos conteúdos verbais e atitudinais. No entanto, destacaram como pontos negativos o curto período de tempo para desenvolver as referidas aprendizagens no hospital, e o revezamento entre as supervisoras num único grupo. Algumas sugestões foram referidas, tais como: aumento do tempo de prática clínica e a padronização dos conteúdos ministrados nas duas turmas de aulas de tutoria. Considerações finais: A articulação entre alunos e supervisores tem-se mostrado positiva, uma vez que a aprendizagem se torna mais democrática, oferecendo a cada aluno a possibilidade de um acompanhamento individualizado
- Acompanhamento dos Estudantes / SupervisãoPublication . Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Carvalho, António LuísProblemática: A formação inicial em Enfermagem envolve duas componentes essenciais: teórica e prática, que se articulam e se vão complementando ao longo dos quatro anos de formação académica. Enquanto a primeira aprendizagem decorre nas escolas superiores de Enfermagem, a segunda normalmente é nas instituições de saúde. Esta componente prática inclui os estágios do 4.º ano do curso de licenciatura em Enfermagem, que envolve estudantes e docentes das escolas superiores de Enfermagem e enfermeiros da prática clínica onde decorrem os estágios, designados por tutores. A motivação e justificação, para estudar esta temática, encontram-se na necessidade de reflexão acerca do acompanhamento dos estudantes/ supervisão e do papel do tutor. Metodologia: Optámos pelo modo de investigação um estudo de caso único, centralizando a nossa atenção no acompanhamento dos estudantes duma Escola Superior de Enfermagem da região Norte, em ensino clínico. Recorremos à observação participante, diários de aprendizagem e focus group. Dos dados recolhidos através da observação participante e do focus group emergiu o domínio “acompanhamento dos estudantes”, a partir do qual foi possível construir a taxonomia: como categorias e subcategorias, respetivamente: apoio: tutor, docente e equipa de enfermagem e papel do tutor: orientar, servir de espelho, prestar atenção e encorajar. Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa: Contribuir para um modelo de formação clínica onde o tutor é um profissional experiente, mais velho, que fica responsável pela formação do estudante. Um fator preocupante para os investigadores e mencionado por vários autores é a qualidade do acompanhamento dos estudantes, considerada por muitos como fator determinante para o sucesso do processo ensino/aprendizagem em contexto da prática clínica. Esta partilha de uma relação de parceria entre a escola e a instituição de saúde onde decorre o estágio, entre a teoria e a prática, entre docente/tutor e estudante, são essenciais na formação e no desenvolvimento de competências pelo estudante. Para além das questões relacionadas com o acompanhamento dos estudantes em contexto da prática clínica pelos tutores, existe ainda a questão da supervisão feita pelos docentes das escolas de Enfermagem. Apesar de desempenharem papéis diferentes, não são opostos, os seus papéis complementam-se numa relação de parceria, com vista a atingir o mesmo objetivo: o desenvolvimento profissional e humano do estudante, ou seja, o desenvolvimento de competências nas diferentes áreas do saber. Relação com a produção da área: O apoio do tutor na perspetiva do docente e comungada pela opinião dos estudantes é considerado um momento privilegiado, de reflexão, comunicação, visando o desenvolvimento de competências no estudante, e deve promover neste uma atitude de confiança, empatia e responsabilidade pela qualidade do ensino. O apoio do docente aborda a perspetiva da dimensão relacional e a importância da presença do docente no local de estágio como continuidade da escola. Embora, os estudantes considerem os enfermeiros da prática de cuidados como exemplo, também é de referir a alusão feita pelos tutores no sentido de que a presença do docente no local de estágio é um referencial, exercendo forte influência sobre a construção da identidade do estudante enquanto futuro profissional.