Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
146.98 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O modelo de supervisão de estudantes apresentado tem sido utilizado no sexto
semestre no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC, na
disciplina teórico-prática “Enfermagem no processo de cuidar do adulto II”, de 22 créditos. Corresponde
à primeira disciplina curricular onde a aprendizagem dos cuidados de enfermagem se
processa no âmbito hospitalar, o que representa para o aluno um momento de muita ansiedade,
medo e estresse, já que corresponde ao início da prática clínica. Dentro desta proposta, a inclusão
de um supervisor constitui importante contributo para o alcance dos objetivos propostos
para a formação do enfermeiro. Objetivo: Descrever a experiência da supervisão de estudantes
junto dos alunos do sexto semestre do curso de enfermagem. Método: A abordagem metodológica
foi qualitativa, descritiva e exploratória, realizada num hospital universitário e nas aulas
de tutoria, com 33 alunos do curso de Enfermagem, devidamente matriculados no sexto
semestre, no período de março a junho de 2012, independente da idade e do sexo. Os dados
foram colhidos através de questionário aberto e analisados com base na literatura selecionada.
Resultados: Os alunos relataram que a presença das supervisoras na prática clínica e nas aulas
de tutoria foi positiva, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos procedimentos, bem
como para a aprendizagem dos conteúdos verbais e atitudinais. No entanto, destacaram como
pontos negativos o curto período de tempo para desenvolver as referidas aprendizagens no
hospital, e o revezamento entre as supervisoras num único grupo. Algumas sugestões foram
referidas, tais como: aumento do tempo de prática clínica e a padronização dos conteúdos ministrados
nas duas turmas de aulas de tutoria. Considerações finais: A articulação entre alunos
e supervisores tem-se mostrado positiva, uma vez que a aprendizagem se torna mais democrática,
oferecendo a cada aluno a possibilidade de um acompanhamento individualizado
Description
Keywords
Supervisão de enfermagem Ensino
Citation
Publisher
Escola Superior de Enfermagem do Porto