Repository logo
 
Publication

A prática da supervisão de estudantes na disciplina enfermagem no processo de cuidar do adulto II

dc.contributor.authorNascimento, Jennara Candido
dc.contributor.authorCaetano, Joselany Áfio
dc.contributor.authorCarvalho, António Luís
dc.date.accessioned2020-03-18T11:49:12Z
dc.date.available2020-03-18T11:49:12Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractIntrodução: O modelo de supervisão de estudantes apresentado tem sido utilizado no sexto semestre no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC, na disciplina teórico-prática “Enfermagem no processo de cuidar do adulto II”, de 22 créditos. Corresponde à primeira disciplina curricular onde a aprendizagem dos cuidados de enfermagem se processa no âmbito hospitalar, o que representa para o aluno um momento de muita ansiedade, medo e estresse, já que corresponde ao início da prática clínica. Dentro desta proposta, a inclusão de um supervisor constitui importante contributo para o alcance dos objetivos propostos para a formação do enfermeiro. Objetivo: Descrever a experiência da supervisão de estudantes junto dos alunos do sexto semestre do curso de enfermagem. Método: A abordagem metodológica foi qualitativa, descritiva e exploratória, realizada num hospital universitário e nas aulas de tutoria, com 33 alunos do curso de Enfermagem, devidamente matriculados no sexto semestre, no período de março a junho de 2012, independente da idade e do sexo. Os dados foram colhidos através de questionário aberto e analisados com base na literatura selecionada. Resultados: Os alunos relataram que a presença das supervisoras na prática clínica e nas aulas de tutoria foi positiva, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos procedimentos, bem como para a aprendizagem dos conteúdos verbais e atitudinais. No entanto, destacaram como pontos negativos o curto período de tempo para desenvolver as referidas aprendizagens no hospital, e o revezamento entre as supervisoras num único grupo. Algumas sugestões foram referidas, tais como: aumento do tempo de prática clínica e a padronização dos conteúdos ministrados nas duas turmas de aulas de tutoria. Considerações finais: A articulação entre alunos e supervisores tem-se mostrado positiva, uma vez que a aprendizagem se torna mais democrática, oferecendo a cada aluno a possibilidade de um acompanhamento individualizadopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98443-6-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31771
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem do Portopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.esenf.pt/fotos/editor2/i_d/publicacoes/978-989-98443-6-0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão de enfermagempt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.titleA prática da supervisão de estudantes na disciplina enfermagem no processo de cuidar do adulto IIpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage86pt_PT
oaire.citation.startPage81pt_PT
oaire.citation.titleII Congresso Internacional de Supervisão Clínica: Livro de Comunicações & Conferênciaspt_PT
person.familyNameRODRIGUES FARIA DE CARVALHO
person.givenNameANTÓNIO LUÍS
person.identifierhttps://scholar.google.pt/cita
person.identifier.ciencia-id7C11-F99E-FD10
person.identifier.orcid0000-0003-1017-4787
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2015_II congresso81-86.pdf
Size:
146.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: