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A prática da supervisão de estudantes na disciplina enfermagem no processo de cuidar do adulto II
dc.contributor.author | Nascimento, Jennara Candido | |
dc.contributor.author | Caetano, Joselany Áfio | |
dc.contributor.author | Carvalho, António Luís | |
dc.date.accessioned | 2020-03-18T11:49:12Z | |
dc.date.available | 2020-03-18T11:49:12Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Introdução: O modelo de supervisão de estudantes apresentado tem sido utilizado no sexto semestre no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará – UFC, na disciplina teórico-prática “Enfermagem no processo de cuidar do adulto II”, de 22 créditos. Corresponde à primeira disciplina curricular onde a aprendizagem dos cuidados de enfermagem se processa no âmbito hospitalar, o que representa para o aluno um momento de muita ansiedade, medo e estresse, já que corresponde ao início da prática clínica. Dentro desta proposta, a inclusão de um supervisor constitui importante contributo para o alcance dos objetivos propostos para a formação do enfermeiro. Objetivo: Descrever a experiência da supervisão de estudantes junto dos alunos do sexto semestre do curso de enfermagem. Método: A abordagem metodológica foi qualitativa, descritiva e exploratória, realizada num hospital universitário e nas aulas de tutoria, com 33 alunos do curso de Enfermagem, devidamente matriculados no sexto semestre, no período de março a junho de 2012, independente da idade e do sexo. Os dados foram colhidos através de questionário aberto e analisados com base na literatura selecionada. Resultados: Os alunos relataram que a presença das supervisoras na prática clínica e nas aulas de tutoria foi positiva, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos procedimentos, bem como para a aprendizagem dos conteúdos verbais e atitudinais. No entanto, destacaram como pontos negativos o curto período de tempo para desenvolver as referidas aprendizagens no hospital, e o revezamento entre as supervisoras num único grupo. Algumas sugestões foram referidas, tais como: aumento do tempo de prática clínica e a padronização dos conteúdos ministrados nas duas turmas de aulas de tutoria. Considerações finais: A articulação entre alunos e supervisores tem-se mostrado positiva, uma vez que a aprendizagem se torna mais democrática, oferecendo a cada aluno a possibilidade de um acompanhamento individualizado | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98443-6-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31771 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.esenf.pt/fotos/editor2/i_d/publicacoes/978-989-98443-6-0.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.title | A prática da supervisão de estudantes na disciplina enfermagem no processo de cuidar do adulto II | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 81 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional de Supervisão Clínica: Livro de Comunicações & Conferências | pt_PT |
person.familyName | RODRIGUES FARIA DE CARVALHO | |
person.givenName | ANTÓNIO LUÍS | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/cita | |
person.identifier.ciencia-id | 7C11-F99E-FD10 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1017-4787 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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relation.isAuthorOfPublication | f8960c07-d76d-4301-8634-600912cc32c0 | |
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