Loading...
21 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 21
- Abordagens ao turismo sustentável na revista national geographic travelerPublication . Gambini, Maria Leonor; Moura, Andreia; Carvalho, MarianaPerspetivar o turismo enquanto promotor do desenvolvimento sustentável dos territórios é, atualmente, uma realidade que deve ser considerada, tendo em vista o bem-estar social, a proteção ambiental e o desenvolvimento económico. A Organização Mundial de Turismo (UNWTO, 2003) define que o turismo sustentável não é um tipo de turismo, mas sim, um modelo de desenvolvimento ou uma filosofia de gestão que deve adequar e compatibilizar as práticas turísticas à correta estruturação dos territórios recetores, contemplando, em simultâneo, a satisfação e o respeito por três vértices básicos do desenvolvimento para qualquer destino turístico: a população residente, os recursos existentes, e os próprios turistas. O presente trabalho visa realçar a pertinência do turismo sustentável na atualidade, propondo-se a identificar e analisar as suas dimensões no âmbito dos artigos publicados na renomada revista de viagens National Geographic Traveler, durante o ano de 2013. Os resultados revelam uma sensibilidade crescente por práticas sustentáveis, o que realça a importância deste conceito para os destinos. As diferentes abordagens dos artigos analisados relatam diversificados contextos em que diferentes atores promovem o turismo sustentável nas suas distintas dimensões, permitindo concluir que todas as iniciativas apresentadas contribuem para processos de desenvolvimento sustentável, embora em diferentes escalas.
- Voluntariado, associativismo e turismo : um debate a partir das organizações no terrenoPublication . Morais, Filipa Canavarro; Moura, AndreiaA sociedade contemporânea debate-se com novos problemas sociais que necessitam de respostas diferentes e inovadoras. Assim, pretendeu-se compreender como aqueles que estão no terreno veem o papel da sociedade civil face ao Estado e mercado, a importância do terceiro setor, do associativismo e do voluntariado em Portugal e, especificamente, o turismo de voluntariado. Os resultados demonstram que há cada vez maior dinamismo da sociedade civil para colmatar problemas sociais a que o Estado ou setor privado não conseguem atender, e que o turismo de voluntariado tem vindo a despertar interesse e reconhecimento enquanto oportunidade de futuro.
- Aliviar o stress de indivíduos com incapacidade : o potencial da prática turísticaPublication . Moura, Andreia; Kastenholz, Elisabeth; Pereira, Anabela de SousaO stress afeta negativamente a vida de muitas pessoas na sociedade moderna, causando mal-estar, doenças, deteriorando o desempenho diário e diminuindo toda a qualidade de vida. A população com incapacidade estará, provavelmente, mais exposta a diferentes e mais intensas circunstâncias indutoras de stress, que poderão causar uma instabilidade, ainda mais severa, ao nível dos seus recursos mentais, psicológicos, emocionais e até físicos. As evidências empíricas demonstram que o lazer suscita sentimentos de liberdade e desenvolvimento pessoal, ilustrando o seu potencial para a redução e controlo do stress, pela indução de interação social, emoções positivas, e do coping face a situações de stress (Folkman e Moskowitz, 2004). Como o turismo é reconhecido como uma fonte de impactos positivos, de longo prazo, na qualidade de vida dos seus participantes (Neal et al., 2007) sendo também associado à redução do stress, decidiu-se estudar os aspetos intrínsecos desta atividade para o combate ao stress, na perspetiva das pessoas com incapacidade. O presente trabalho pretende clarificar as circunstâncias indutoras de stress para as pessoas com incapacidade e explicar como o turismo poderá atuar no âmbito do stress-coping. Assim, apresentar-se-á a revisão da literatura referente à temática em estudo, bem como os resultados obtidos da análise de focus groups realizados no contexto de um estudo exploratório sobre a participação de pessoas com incapacidade na atividade turística.
- Measuring quality regarding destination marketing: Perceptions from local public stakeholders in PortugalPublication . Moura, Andreia; Mónico, Lisete Santos Mendes; Mira, Maria Do RosárioBased on academic research and international recommendations on tourism quality, this study sought to develop a wide-ranging tourism quality scale adapted for Portuguese contexts. The research included creating and validating a marketing subscale to measure local public stakeholders’ perceptions of marketing strategies focused on improving tourism destinations’ quality. A self-administered survey was conducted with a sample of Portuguese municipalities including, more specifically, 134 local public stakeholders commonly considered local destination marketing organisations, as well as public policy- and decision-makers. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed to measure destination marketing quality, resulting in the identification of two factors: (1) image and promotion and (2) product differentiation. The proposed instrument was shown to have validity and reliability and to be a useful measurement tool. The findings highlight local public stakeholders’ responsibility to ensure the quality and competitiveness of tourism destinations’ marketing and provide multiple useful practical and theoretical implications and insights to guide future research.
- Qualidade do desenvolvimento turístico na perspetiva dos decisores públicos locais portugueses : uma proposta de medidaPublication . Mira, Maria do Rosário; Mónico, Lisete; Moura, Andreia; Breda, ZéliaA qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes aodesenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para ocrescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interessepela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comu-nidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuemimportância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett,2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricasde um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisorespúblicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125),encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, quali-ficação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativosà subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimentoturístico em Portugal, ao nível local, se traduz emEstratégia de Planeamento, Governança e Políticade Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-losno planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo,porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias dedesenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.
- Reviewing social tourism for future researchPublication . Lima, Joana; Moura, Andreia
- A classificação da Universidade, Alta e Sofia como património mundial da Unesco : uma reflexão sobre a divulgação de um destino turístico classificadoPublication . Pereira, Joana; Moura, AndreiaA grandeza e notoriedade da Universidade de Coimbra, bem como a classificação atribuída pela UNESCO, que a coloca junto do Património da Humanidade veio reforçar a sua importância e o seu interesse em termos de estudo científico no âmbito do turismo. Desta forma, verificou-se pertinente compreender o potencial trazido pela classificação UNESCO para o destino turístico de Coimbra e perceber de que forma as entidades turísticas locais assimilaram esta nova realidade em termos de divulgação do destino. Assim, em termos metodológicos procedeu-se à realização de um estudo exploratório de natureza qualitativa, através da realização de entrevistas às entidades turísticas locais, devidamente selecionadas de acordo com a sua pertinência e relação com a temática em estudo. Os resultados dão conta que a imagem do destino turístico de Coimbra é indissociável da própria Universidade e que o número de turistas aumentou após a sua classificação como património da Humanidade, apurando-se que a divulgação deste património e da sua chancela não é, de todo, eficiente.
- Oportunidades e desafios do turismo de interior para o desenvolvimento local: o caso do concelho da Sertã, PortugalPublication . Casquinha, Margarete; Moura, AndreiaO sucesso de um destino só será alcançável, garantindo a harmonização da natureza com o Homem e sustentando a melhoria da qualidade de vida das populações, no presente e para o futuro. É sob esta premissa que surge a inquietação de compreender a influência do turismo no desenvolvimento local de destinos de interior, especificamente no Concelho da Sertã. Deste modo, realizou-se um estudo empírico dirigido aos operadores turísticos locais e responsáveis do poder local, através de uma metodologia qualitativa assente na aplicação de entrevistas semiestruturadas e complementada pela observação direta, por meio da realização de um estágio curricular. Os resultados apurados revelaram que se colocam vários desafios ao turismo de interior tendo em vista o desenvolvimento da Sertã, tais como os fogos florestais, o despovoamento, a sazonalidade ou a fraca promoção turística, bem como diversas oportunidades, como a abundância de recursos naturais, o aumento de circulação da Estrada Nacional 2 ou a criatividade. Em conclusão, verificou-se que o turismo é um motor de desenvolvimento estratégico do concelho, registando-se importantes implicações teóricas e práticas para o futuro.
- HC Tourism. Profile and Trends of Human Capital in the Tourism SectorPublication . Costa, Vânia; Moura, Andreia; Cerdeiras, António; Cruz, Inês Pinto da; Pereira, José Filipe; Martins, Isabel Silva; Conceição, Oscarina; Vilaça, Abílio; Almeida, Cláudia; Carrança, Paulo; Mira, Maria do RosárioTourism is a strategic sector in Portugal since itgenerates employment and it is a factor of economic andsocial development. The tourism sector not only has anintensive need of labour force but also provides employ-ment opportunity to a range of qualifications. Being anindustry of people, it directly depends on the performanceof activities, skills, professionalism, quality and compet-itiveness. The main objective of this article is to presentthe HC Tourism project, which aims to seek and under-stand the needs of skills in tourism industry by study-ing the active companies that belong to the tourism eco-nomic subsectors, by region and subsector of economicactivity. The methodology used in this project is basedon a qualitative and quantitative approach, throughoutthe collection of primary and secondary data. The qual-itative approach was based on a literature review whichallowed to compile a list of 150 skills, divided under fourdomains: i) soft skills; ii) hard skills; iii) managementskills; iv) transversal skills. The quantitative approachreturned primary data, which were collected through anonline survey implemented and sent to national touristentrepreneurs, expecting to develop the ideal profile ofthe tourism human resources, based on a sample of 555answers.
- Uma proposta de medida da qualidade dos recursos humanos em turismoPublication . Mira, Maria do Rosário; Santos Mónico, Lisete; Moura, AndreiaEstudo empírico sobre a validação da subescala “Recursos Humanos em Turismo”, adaptado à realidade portuguesa, que visa avaliar a perceção dos decisores públicos locais sobre esta dimensão da qualidade. O estudo integra 134 participantes, provenientes de 125 municípios portugueses, tendo-se extraído 5 fatores responsáveis por 64.21% da variância total, designadamente: Competências profissionais, Política de emprego, Estratégia de negócio, Acesso à formação e Mercado de trabalho. Competências pessoais, conhecimento especializado, domínio de línguas e conhecimento aprofundado sobre a cultura e a especificidade da região na qual trabalham são os atributos mais valorizados pelos inquiridos, quanto às competências dos recursos humanos em turismo. Esta é uma situação à qual a tutela, as entidades de ensino e as empresas devem estar atentas, enquadrando nos seus planos estratégicos ou planos de estudos, temáticas direcionadas para a análise da identidade cultural dos destinos, contribuindo para a sua diferenciação.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »