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Advisor(s)
Abstract(s)
Estudo empírico sobre a validação da subescala “Recursos Humanos em Turismo”, adaptado à realidade portuguesa,
que visa avaliar a perceção dos decisores públicos locais sobre esta dimensão da qualidade. O estudo integra 134
participantes, provenientes de 125 municípios portugueses, tendo-se extraído 5 fatores responsáveis por 64.21%
da variância total, designadamente: Competências profissionais, Política de emprego, Estratégia de negócio, Acesso à formação e Mercado de trabalho. Competências pessoais, conhecimento especializado, domínio de línguas e
conhecimento aprofundado sobre a cultura e a especificidade da região na qual trabalham são os atributos mais
valorizados pelos inquiridos, quanto às competências dos recursos humanos em turismo. Esta é uma situação à qual
a tutela, as entidades de ensino e as empresas devem estar atentas, enquadrando nos seus planos estratégicos ou
planos de estudos, temáticas direcionadas para a análise da identidade cultural dos destinos, contribuindo para a
sua diferenciação.
Description
Keywords
Qualidade Recursos humanos e competências. Quality human resources and skills
Citation
Publisher
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC