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Abstract(s)
A qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes aodesenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para ocrescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interessepela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comu-nidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuemimportância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett,2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricasde um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisorespúblicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125),encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, quali-ficação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativosà subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimentoturístico em Portugal, ao nível local, se traduz emEstratégia de Planeamento, Governança e Políticade Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-losno planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo,porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias dedesenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.
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Keywords
Qualidade desenvolvimento turístico stakeholders instrumento de medida Quality tourism development stakeholders measurement instrument
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Publisher
Universidade de Aveiro, Associação de Gestão e Planeamento em Turismo