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- Bridging Culture, Tourism, and Literature: The Short Videos of Saramago's Small Memories of AzinhagaPublication . Silva, Julio; Santos, Luis; Silva, Manuela; Cordeiro, João; Carmo, Ana do; Romana, Maria Barras; Caetano Domingos, Susana IsabelA arte, conforme definida por Leo Tolstoi (2013), é a atividade pela qual uma pessoa, tendo experimentado uma emoção, transmite-a intencionalmente a outros. A forte ligação entre o enquadramento geográfico e experiências do autor, despoleta a imaginação do leitor e a vontade de viver na primeira pessoa as experiências. Algumas obras literárias e autores que estimularam os leitores a viajar, por exemplo Stratford-upon-Avon, de William Shakespeare, contribuem para o desenvolvimento local. Outros artistas e formas de arte também exercem o mesmo efeito, César Manrique em Lanzarote com pinturas, esculturas e arquitetura, ou o livro de John Ronald Reuel Tolkien através do filme Senhor dos Anéis promovendo a Nova Zelândia. Turismo cinematográfico ou turismo induzido por filmes é definido como qualquer viagem motivada por cenário com o objetivo de visitação. Nem todos os turistas cinematográficos são motivados da mesma forma, alguns são motivados por cenário, circunscrito e específico, enquanto generalistas visitam regiões ou países (Gürkaya, 2010). O estudo atual visa desenvolver 8 curtas-metragens da obra literária As Pequenas Memórias (2006) do Prémio Nobel José Saramago, onde o autor descreve o seu local de nascimento e experiências da juventude. Este trabalho mais do que a expressão de arte audiovisual visa promover o turismo cultural através uma de ampla estratégia integrada de turismo regional. O potencial deste turismo para o desenvolvimento ainda não atingiu a maturidade. Todos os tipos de turismo são efémeros, assim como os filmes, pelo que qualquer estratégia desenhada que contempla tais soluções necessita de uma reinvenção regular a fim de garantir a sua sustentabilidade.
- Activating Templar Heritage: Tourism, Narrative Strategies and Information TechnologiesPublication . Marques, C. G.; Sol, Hermínia; Pedro, João P.; Mateus, Lígia; Pestana, Hélder; Pinto Coelho, João; Silva, ManuelaWhile fairly established in several western countries, military tourism is still in a grey area in Portugal. In order to bolster the notion that this concept can be a major contributor to tourism activation, an Information System is being developed with the Templar Order as basis. This project is a direct result of the work of the Polytechnic Institute of Tomar (Portugal), the Templars Route European Federation and Tomar’s local government. It uses the Rapid Application Development methodology and resorts mostly to a client-server web application, using web standards such as HTML, CSS and JS, and it’s operated by the PHP program language and SGBD Mysql for data persistence. The IS fills a void as far as military tourism heritage platforms are concerned. It’s user friendly design and architecture make for a pleasant research experience while the inclusion of more updated and historical narratives along with storytelling strategies increase its appeal among a non-academic audience. The recent COVID-19 outbreak brought about the need to adapt the original model to an ever-increasing virtual culture trend.
- Do Homem a Praça, da Mulher a Casa: denúncia e crítica social em Novas Cartas PortuguesasPublication . Silva, Manuela SofiaA uma distância de cinquenta anos, as Novas Cartas Portuguesas, emblemáticas das lutas de mulheres pela igualdade entre géneros, em Portugal e no mundo, continuam a falar às gerações atuais, de modo algo semelhante ao que fizeram às mulheres da época. Associado ao feminismo quando as feministas se reconheceram nas histórias daquelas mulheres, as Novas Cartas questionam as relações de poder construídas pela sociedade, onde as desigualdades sociais, políticas e culturais, baseadas nas diferenças entre géneros, dita(va)m a «inferioridade» das mulheres em relação aos homens. Pretende-se, com este artigo, explorar em que medida o discurso literário das «Três Marias» foi fundamental para a crítica social da situação da mulher em Portugal, em particular no que se refere à situação profissional, à igualdade salarial, ao acesso ao emprego e ao direito à carreira, constituindo-se como uma referência para as transformações sociais, culturais e legislativas ocorridas depois da Revolução dos Cravos.