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- Do Homem a Praça, da Mulher a Casa: denúncia e crítica social em Novas Cartas PortuguesasPublication . Silva, Manuela SofiaA uma distância de cinquenta anos, as Novas Cartas Portuguesas, emblemáticas das lutas de mulheres pela igualdade entre géneros, em Portugal e no mundo, continuam a falar às gerações atuais, de modo algo semelhante ao que fizeram às mulheres da época. Associado ao feminismo quando as feministas se reconheceram nas histórias daquelas mulheres, as Novas Cartas questionam as relações de poder construídas pela sociedade, onde as desigualdades sociais, políticas e culturais, baseadas nas diferenças entre géneros, dita(va)m a «inferioridade» das mulheres em relação aos homens. Pretende-se, com este artigo, explorar em que medida o discurso literário das «Três Marias» foi fundamental para a crítica social da situação da mulher em Portugal, em particular no que se refere à situação profissional, à igualdade salarial, ao acesso ao emprego e ao direito à carreira, constituindo-se como uma referência para as transformações sociais, culturais e legislativas ocorridas depois da Revolução dos Cravos.
- As Motivações do Consumidor em adquirir Plataformas Streaming Video PagasPublication . Roca, Simone dos Santos; Abreu, RicardoO presente estudo visa entender a razões comportamentais para a escolha de plataformas streaming vídeo pagas em detrimento de outras, abordando o comportamento dos consumidores mediante os media e perceber as motivações e os valores que levam os consumidores a subscreverem plataformas streaming vídeo pagas. Com a utilização do método qualitativo, o questionário foi exposto nas redes socias Facebook, Instagram e LinkdIn e obtiveram-se 102 respostas, onde 86 pertenciam a utilizadores de plataformas streaming vídeo pagas. Os resultados obtidos através do programa SPSS, demostram que os consumidores procuram este tipo de plataformas para se entreterem e que para as subscreverem é importante a facilidade de acesso, a facilidade em navegar na plataforma e que o preço da mesma seja acessível.
- A relevância do Marketing Interno na satisfação e desempenho profissionalPublication . Roque, Pedro Manuel Reis; Abreu, RicardoAtravés da realização do meu estágio integrado no mestrado na empresa Odgers Berndtson, tive a perceção que as pessoas formavam grupos dentro do escritório, e que não havia muita comunicação entre esses mesmos grupos. A empresa passava por um processo de fusão e aquisição com outra empresa designada por Ray.BBDM. As minhas funções neste estágio para além de trabalhar muito nas redes sociais da empresa, também ajudei na preparação e implementação de atividades para os colaboradores, de forma a trabalhar um pouco o marketing interno e o envolvimento dos mesmos. É com esta perceção que me vou focar para a elaboração do meu estudo, com o objetivo de perceber a relevância do marketing interno na satisfação e desempenho profissional. Para análise teremos como variáveis independentes: a visão comunicante, o desenvolvimento do pessoal e a recompensa do pessoal, variáveis que representam as práticas de marketing interno, depois como variável mediadora teremos a satisfação profissional e por fim, como variável dependente teremos o desempenho profissional, com o intuito de dar resposta à questão principal “Será que a satisfação poderá aumentar a relação das práticas de marketing interno com o desempenho profissional?”. Este estudo teve numa primeira fase um caráter quantitativo através de um questionário por amostra de conveniência, e que posteriormente foi analisado através do SPSS (Software de análise estatística). Através de uma adaptação das variáveis, os resultados do estudo demonstram que recompensar os colaboradores tem um impacto positivo no seu desempenho no trabalho, além disso, a satisfação profissional foi verificada como um mediador significativo na relação entre a visão comunicante e o desempenho profissional, ou seja, conseguimos perceber que quando os colaboradores se sentem satisfeitos com a sua função, com o ambiente no trabalho e com a visão da empresa, eles tendem a ter um melhor desempenho.
- O Marketing nas Indústrias Farmacêuticas: um estudo multicaso a duas Indústrias Farmacêuticas com portfólios semelhantesPublication . Campos, Anete Cláudia Saraiva; Rosinha, AntónioIntrodução: É fundamental que os médicos sejam informados sobre a existência de novas terapêuticas e/ou atualizações farmacológicas que lhes permitam abordagens imediatas e inovadoras aos pacientes que atendem. Um dos recursos utilizados pelas Indústrias Farmacêuticas, para estabelecer comunicação com médicos e profissionais de saúde, são o uso de folhetos de informação durante as visitas dos Delegados de Informação Médica. Estes materiais contêm um conjunto de informações elementares e essências, com o propósito de esclarecer e elucidar os médicos, quanto as suas decisões terapêuticas. No entanto, o seu conteúdo deve ser trabalhado dentro de um contexto e necessidades de cada um dos países onde essas indústrias atuam, para que consigam de fato ser capaz de influenciar a escolha e provocar nestes profissionais de saúde uma atitude diferencial na sua forma de prescrição. Objectivos: O principal objectivo deste estudo foi perceber de que forma os materiais de comunicação de duas Indústrias Farmacêuticas, com portefólio semelhante, podem ou não influenciar a decisão de médicos e profissionais de saúde. Metodologia: O estudo foi do tipo observação qualitativa, tendo ocorrido entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, com base em entrevistas, numa amostra de seis médicos angolanos, três ligados ao sector público e três ligados ao sector privado e na análise documental de materiais recolhidos no mercado angolano. Resultados: Em relação às possíveis relações entre os dados observados, verificou-se que há evidências suficientes para afirmar que existe uma associação entre a frequência de visitas dos DIM's com os médicos e que é independe dos materiais de comunicação trabalhados pelas indústrias, da leitura ou mensagens-chave dos folhetos informativos e da importância atribuída a eles. Conclusões: o preço foi o fator comum quanto a decisão de prescrição dos médicos inquiridos, o segundo fator referido foi a experiência com o produto, quer de um colega ou das suas experiências anteriores. Isto poderá indicar uma falha na comunicação que é feita pelas Industrias Farmacêuticas para o mercado angolano, não desenvolverem materiais contextualizados e direcionados ao mercado, por outro lado associado à fraca capacidade da ARMED na fraca regulação da atividade de promoção e da monitorização e supervisão das atividades das Indústrias Farmacêuticas no mercado e da forma que como desenvolvem as suas atividades, o que leva a abertura a existência no mercado de promoção de medicamentos que podem ou não fazer parte das necessidades do pais, mas sim dos interesses e objetivos destas Indústrias.
- A Revitalização de Marcas na Era Digital: o caso OLAIOPublication . Valente, Miguel Pereira; Paixão, JoãoCom a chegada das redes sociais e da propagação de website, as marcas encontraram diferentes oportunidades para divulgar os seus produtos. Este trabalho pretende perceber como é que os canais digitais ajudaram ao sucesso de uma marca específica. A marca Olaio. Uma marca história com um passado muito grande no mobiliário nacional que teve uma grande quebra de vendas no final dos anos 80 e que em 2016 foi revitalizada pelas mãos de João Olaio e Renata Vieira. A marca é conhecida pelo seu passado nostálgico e este estudo pretende perceber como é que a comunicação digital teve impacto na sua revitalização. Através de uma pesquisa quantitativa e uma pesquisa qualitativa onde foram feitas diferentes entrevistas, tanto aos fundadores como a responsáveis de v da marca, percebemos melhor como foi o processo de revitalização da marca.
- Plano de Marketing Aplicado À BEST2ME com Proposta para o Aumento da Notoriedade do Website de E-CommercePublication . Duarte, João Pedro de Noura; Rosinha, AntónioA Best2Me é uma empresa portuguesa com apenas um ano de existência dedicada ao comércio de equipamentos tecnológicos. Neste momento dedica a sua atividade exclusivamente à venda em diversos marketplaces uma vez que o seu website de e-commerce ainda se encontra em construção. Este plano de marketing será implementado quando o seu website estiver disponível e tem como principal objetivo aumentar a notoriedade da marca perante os seus potenciais clientes, fazendo com que obtenha um volume de faturação anual de 15.000.000€ até 2025 e de 20.000.000€ até 2028. Pretende ainda atingir os 40.000 seguidores na totalidade das suas redes sociais até 2025 e os 100.000 seguidores até 2028 e por fim, aumentar em 20% o número de leads anuais no seu website. Foram definidas estratégias de vendas, publicidade e influenciadores, devidamente calendarizadas para a sua implementação. O presente plano está orçamentado em 20.000€ de acordo com o investimento possível para as diversas ações por parte da empresa.
- The Role of Reddit in Fundraising Efforts During War Times in a Digital ERA: Safe Passage for Ukraine Case StudyPublication . Bastos, Anita Pinho Nogueira; Rosinha, AntónioThis internship report has as main objective the impact of the Reddit platform for fundraising related to the war in Ukraine. This theme was chosen considering the volunteer work that the student has been carrying out since March 2022 and the importance that donations have for the safety and survival of the Ukrainian people. This study focuses on analyzing how content marketing used in a war context can contribute to fundraising on the social network Reddit. This investigation was conducted in a mixed format – quantitative and qualitative analysis, through content analysis of published posts and a questionnaire. The results of the latter were analyzed using SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences). The results of this investigation confirm that the Reddit platform is a fundamental tool for fundraising, as well as that the use of images of real families helped by the organization in question positively influence the intention to donate.
- Implementação do Maneio Holístico no Alentejo: Herdade dos SobraisPublication . Sinfrónio, Maria Brito; Noémia, FarinhaO estágio decorreu na Herdade dos Sobrais, localizada em Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura. Teve como objetivos principais avaliar as alterações decorrentes da implementação do maneio holístico (MH) nesta exploração de bovinos de carne, a partir do ano 2020, e fazer um inquérito a produtores pecuários em MH, na Península Ibérica. Acompanharam-se as alterações efetuadas na Herdade dos Sobrais, na transição do maneio tradicional para maneio holístico. Realizaram-se 12 inquéritos on-line, tendo- se questionado sobre a caraterização do produtor e da exploração, as razões da escolha do MH, metodologias praticadas e resultados obtidos. Com a implementação do MH, na Herdade dos Sobrais, o no de cercas aumentou de 8 para 218, a área média de cada cerca passou de 40,75ha para 1,5 ha, o tipo de cercas alterou de malhaço para cercas elétricas, o encabeçamento aumentou de 0,28 CN/ha para 0,43 CN/ha, o renovo de sobreiro e azinheira aumentou, a utilização de desparasitantes nos bovinos diminuiu, os custos com a alimentação dos animais diminuíram. Os resultados dos inquéritos estão globalmente de acordo com o que se verificou na Herdade dos Sobrais: os empresários que responderam são maioritariamente jovens (entre 30 e 49 anos), concluíram o ensino superior, aumentaram o no de cercas, com cercas de menor área, passaram a usar cercas elétricas, o encabeçamento aumentou, a docilidade dos animais aumentou, o tempo necessário para controlo diário dos animais diminui, a fertilidade dos solos aumentou, o renovo de sobreiro e azinheira aumentou, a utilização de desparasitantes diminuiu e os custos com a alimentação dos animais também diminuíram. Pode concluir-se que os resultados obtidos, revelam já benefícios, mas ainda não se atingiram em pleno os resultados esperados pela implementação do Maneio Holístico, consequência do reduzido tempo de implementação, tanto na Herdade dos Sobrais, como nas explorações que responderam ao inquérito.
- Contributos para o desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa MÓVEIS JUCAPublication . Rocha, Afonso; Lopes, JorgeEste relatório de estágio tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante o estágio de mestrado em Direção Comercial e Marketing realizado na empresa de mobiliário, decoração e eletrodomésticos Móveis Juca. Durante o estágio, foram realizadas diversas atividades, incluindo a pesquisa de mercado para identificar as tendências e procuras do mercado de mobiliário, a análise de concorrência e a análise interna da empresa. Assim, este relatório de estágio apresenta uma revisão de literatura, com foco nos temas essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para a empresa. Neste relatório, foi aplicada uma metodologia através da análise documental, sustentada em documentos referentes ao panorama atual do mercado mobiliário e de design de interiores. Para além disso, foi realizado um trabalho de desenvolvimento de propostas de uma nova estratégia de posicionamento, identidade e comunicação, incluindo a definição de objetivos, metas e ações a serem implementadas. No geral, o estágio proporcionou o conhecimento sobre a empresa e o seu mercado, de maneira a desenvolver uma estratégia eficaz de aumento de notoriedade da marca Móveis Juca no setor do mobiliário e design de interiores.