Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Fonseca, Patrícia Nunes da

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Escala de Comportamentos de Bullying (ECB): evidências baseadas em sua estrutura interna
    Publication . Silva, Paulo; ARAUJO, Gleyde Raiane De; Fonseca, Patrícia Nunes Da; Silva, Ramnsés; Cavalcante Bezerra de Medeiros, Paloma; Medeiros, Emerson Diógenes
    Objetivou-se reunir evidências sobre a estrutura interna da Escala de Comportamentos de Bullying (ECB). Contou-se com 240 estudantes, com idade entre 7 e 14 anos (M = 9,89; DP = 1,40), sendo a maioria meninas (56,7%), cursando a terceira série do Ensino Fundamental (28,6%), distribuídos equitativamente entre escolas públicas e privadas da cidade João Pessoa, Paraíba. Os participantes preencheram a ECB e questões sociodemográficas. A fatoração dos eixos principais com rotações Varimax, identificou dois fatores, que explicaram 58,78% da variância total, cujos alfas de Cronbach foram de 0,91 (bullying indireto) a 0,90 (bullying direto). Esses achados revelam que a ECB reúne evidências favoráveis de validade baseada na estrutura interna da medida e consistência interna.
  • TEORIA FUNCIONALISTA DOS VALORES HUMANOS: ADEQUAÇÃO NO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO
    Publication . Medeiros, Emerson Diógenes; Silva, Paulo Gregório Nascimento Da; Cavalcante Bezerra de Medeiros, Paloma; Fonseca, Patrícia Nunes Da; Martins Monteiro Silva, Ana Carolina; Gouveia, Valdiney Veloso
    Objetivou-se verificar a adequação das hipóteses de conteúdo e estrutura da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos (TFVH). Participaram 262 pessoas do litoral piauiense, no Brasil (Midade = 21,51), a maioria mulheres (57,1%). Os participantes preencheram um questionário sociodemográfico e o Questionário de Valores Básicos (QVB). Foi corroborada a hipótese de conteúdo, confrontando o modelo original hexafatorial com alternativos (uni, bi, tri e pentafatorial). A hipótese de estrutura indicou que os valores são representados em um espaço 3 (tipo de orientação: pessoal, central e social) x 2 (tipo de motivador: materialista ou humanitário). Concluiu-se que a TFVH foi adequada no contexto estudado, podendo ser considerada na compreensão dos valores humanos e seus correlatos.