Loading...
42 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 42
- Efeitos da massagem no ganho ponderal do recém-nascido pré-termoPublication . Freitas, Otília Maria da Silva; Lopes, Emanuel Ponciano; Barbieri-Figueiredo, MC; Cunha, Otctávio LuísEste estudo quase experimental do tipo pré teste pós teste com grupo de controlo homogéneos, de natureza quantitativo, avaliou os efeitos da massagem no recém-nascido pré-termo internado em unidades de cuidados intermédios neonatais a nível do ganho ponderal. A amostra foi constituída por 32 recém-nascidos pré-termo clinicamente estáveis e saudáveis, internados em unidades de cuidados intermédios neonatais portuguesas. Os recém-nascidos pré-termo foram distribuídos aleatoriamente para os grupos controlo e experimental, em número igual de dezasseis, e nas diversas variáveis basais os grupos não apresentaram diferenças estatisticamente significativas, obtendo-se assim grupos equivalentes. O grupo experimental apresentou em média 30,11 semanas de gestação, 1,326 kg de peso ao nascer e 20,44 dias de duração do internamento na unidade de cuidados intermédios. O grupo de controlo apresentou em média 30,94 semanas de gestação, 1,409 kg de peso ao nascer e 17,81 dias de duração do internamento na unidade de cuidados intermédios. Durante o estudo os grupos receberam o mesmo padrão de cuidados neonatais à excepção do grupo experimental que recebeu a massagem. A massagem administrada foi a de Field utilizada no Touch Research Institute, durante cinco dias consecutivos em três períodos diários. Para avaliar o efeito da massagem sobre o ganho ponderal pesaram-se diariamente os recém-nascidos pré-termo nas mesmas condições e demonstrou-se que os recém-nascidos pré-termo massajados apresentaram em média um ganho ponderal diário superior em 45% comparativamente ao grupo de controlo.
- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- Validation of the Portuguese version of the Evidence-Based Practice QuestionnairePublication . Pereira, Rui Pedro Gomes; Guerra, Ana Cristina Pinheiro; Peixoto, Maria José; Martins, Teresa; Barbieri-Figueiredo, MC; Carneiro, António Cândido Vazto describe the process of translation and linguistic and cultural validation of the Evidence Based Practice Questionnaire for the Portuguese context: Questionário de Eficácia Clínica e Prática Baseada em Evidências (QECPBE).
- Investigación en cuidados paliativos y Enfermería: revisión sistemática sobre el estado del arte en PortugalPublication . Pinto, Sara; Martins, José Carlos; Barbieri-Figueiredo, MCObjetivo principal: Sintetizar y analizar el contenido y la naturaleza de la evidencia científica producida en el ámbito de los cuidados paliativos en Portugal. Metodología: investigación sistemática de la literatura (manual y bases de datos) de los trabajos de investigación realizados en Portugal y publicados en revistas científicas hasta 31 de diciembre de 2012. Resultados principales: Se encontraron 49 artículos, predominando los estudios de naturaleza cuantitativa y longitudinal. La mayoría se desarrolló en contexto hospitalario y se relacionó con las necesidades de los enfermos o con las decisiones de los profesionales de salud en materia de fin de vida. En los últimos años, los enfermeros han contribuido de forma muy significativa para la producción científica en cuidados paliativos, lo que significa que en 2012 produjeron el 53% de los trabajos publicados. Conclusión principal: Aunque es reciente, la investigación en cuidados paliativos en Portugal se encuentra activa y en crecimiento. Este trabajo sistematiza la producción realizada hasta el momento, abriendo puertas para futuros trabajos.
- Try to be a nurse. It’s Cool! - manual de apoioPublication . Cerqueira, Carla; Reisinho, Maria Da Conceição; Carvalho Pinto, Cristina; Oliveira, Manuel Fernando; Lima, Ligia; Cruz, Márcia; Barbieri-Figueiredo, MC; Nilza Caldevilla, Maria; Marques, Paulo; Parente, Paulo; Cruz, SandraA área da saúde cativou desde sempre os jovens, pelos desafios que comporta, pela proximidade e relação com os outros, saudáveis ou doentes; e a enfermagem em particular tem-se constituído como uma opção de grande significado, valendo por isso conhecer por dentro a sua riqueza de conteúdos, o seu dinamismo, a diversidade de abordagens. Uma semana entre nós, no ambiente onde tudo começa a acontecer, proporcionar-te-á uma ideia mais concreta sobre o que é ser enfermeiro na actualidade, sem esquecer o caminho que outros percorreram, mas dando-te a possibilidade de experimentar nos contextos de prática laboratorial, práticas em domínios que vão das crianças aos adultos, recorrendo a simuladores, manequins e dispositivos utilizados no dia-a-dia destes profissionais. A evolução e as mudanças que já se fazem sentir na sociedade, abrem novas perspectivas e caminhos nesta área do saber, que estamos dispostos a ajudar-te a descobrir.
- I Jornadas do Mestrado de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria: Livro de resumosPublication . França, Ana Paula; Barbieri-Figueiredo, MC; Reis Santos, Margarida; Carvalho, António Luís; Pinto, Cândida; Lima, Ligia; Fernandes, Ilda; Cruz, Sandra; Sousa, Paula Cristina
- Crianças como cuidadoras: revisão integrativaPublication . Marote, Ana Sofia Filipe; Pinto, Carla Andreia; Vieira, Marlene da Rocha; Barbieri-Figueiredo, MC; Pedrosa, Pedro Miguel NunesObjetivo: realizar uma revisão bibliográfica integrativa do tema “Crianças como Cuidadoras”. Tratase de tema emergente na prestação de cuidados de saúde que, contudo, se mantém pouco visível na literatura. Metodologia: baseou-se numa pesquisa sobre nove bases de dados de artigos científicos, utilizando-se como descritores: child, young, caregivers, lay carer and nursing role, bem como os correspondentes em português. Foram analisados 21 artigos. Resultados: foram organizados em seis categorias: fatores que motivam a criança a assumir o papel de cuidadora; caraterísticas dessas crianças; tarefas desempenhadas; tempo passado a cuidar; consequências da prestação de cuidados e papel do enfermeiro em relação a essas crianças e suas famílias. Conclusão: as crianças como cuidadoras são um foco de atenção relevante para a prática de enfermagem, representando esse tema uma oportunidade de investigação nos países de língua portuguesa, já que não foi encontrado qualquer artigo em português sobre o mesmo. Além disso, com este primeiro estudo em língua portuguesa, inicia-se um trabalho de criação bibliográfica que permita a sensibilização para o tema e a identificação das respostas a dar às famílias envolvidas, de acordo com as suas necessidades.
- Qualidade de vida da criança com cardiopatia congénita: que instrumentos de avaliação?Publication . Carvalho, Fernanda; Barbieri-Figueiredo, MCA qualidade de vida da criança com cardiopatia congénita é uma preocupação para todos os profissionais de saúde que diariamente desenvolvem actividades com estas crianças. Perceber com que qualidade de vida crescem e se desenvolvem, é essencial para uma tomada de decisão consciente e individualizada relativamente ao tratamento a instituir. Com o intuito de identificar escalas específicas para avaliação da sua qualidade de vida, foi realizada pesquisa em bases de dados, da qual emergiram dois instrumentos: o ConQOL e o PCQLI. Estas ferramentas de avaliação da qualidade de vida da criança com cardiopatia congénita apresentam duas versões adaptadas às idades das crianças/adolescentes e uma delas contempla também a opinião dos pais relativa à qualidade de vida dos filhos.
- Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no HospitalPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José CarlosEste artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
- Atitudes, Conceções e Práticas dos Enfermeiros na Prestação de Cuidados às Famílias em Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Barbieri-Figueiredo, MC; Reis Santos, Margarida; Andrade, Luísa; Vilar, Ana Isabel; Martinho, Júlia; Fernandes, IldaIntrodução: Assistir as famílias numa perspetiva sistémica, quer para promover a saúde, através do adoção de estilos de vida saudáveis, quer para promover o autocuidado no sentido de diminuir ou aliviar os sofrimentos emocionais, físicos e espirituais da doença, requer o aprofundamento e/ou aquisição de conhecimentos e habilidades de intervenção dirigidas à família. São muitos os fatores que contribuem para que os cuidados de enfermagem se mantenham centrados no indivíduo e não na família, desde as representações dos enfermeiros sobre família e enfermagem de família, a metodologia da organização dos cuidados de enfermagem, a escassez de recursos humanos e materiais até aos conteúdos e metodologias de formação. Metodologia: Os dados foram colhidos através de um questionário on-line constituído por 2 Escalas: “A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE)”, e “Percepção dos Enfermeiros sobre a Enfermagem com Famílias (PEEF)”, numa amostra de 244 enfermeiros que exercem funções em Contexto comunitário na Administração Regional de Saúde do Norte. Resultados: Os valores médios obtidos na versão modificada da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE)” foram superiores a 4 nas subescalas Família: parceiro dialogante e recurso de coping (4,17) e Família: recurso nos cuidados de enfermagem (4,32), e inferiores a 2 na subescala Família como um fardo (1,99). Na Escala “Percepção dos Enfermeiros sobre a Enfermagem com Famílias (PEEF)” obtivemos valores médios de 2,60 na subescala Perceção da Prática da Enfermagem com Famílias e 3,37 na subescala Importância Atribuída à Enfermagem com Famílias. Conclusão: Os valores obtidos em ambas as escalas evidenciam que os enfermeiros que exercem as suas funções em contexto comunitário possuem atitudes favoráveis à inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem e atribuem elevada importância à enfermagem centrada famílias. Essas atitudes são potencializadas pela formação pós-graduada, quer a formação numa área especializada da enfermagem, quer a formação específica na área da enfermagem de família.