Loading...
14 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 14
- Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridadePublication . Gil, Maria Beatriz; Pinto, Mariana Oliveira
- Projeto ARTICULAR: uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professoresPublication . Mendes, Fátima; Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Costa, Ana Luísa
- De mãos dadas com os livros: uma abordagem da língua portuguesa e da matemática na educação de infânciaPublication . Marques, Ana Teresa; Reis, Telma; Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina
- Desenvolvimento de competências de escrita académica e feedback: uma experiência de articulação curricularPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima
- Tarefas integradoras com os livros de literatura para a infância: Matemática, Português e Educação para a Cidadania | 1.º cicloPublication . Delgado, Catarina; Pinto, Mariana Oliveira
- Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridadePublication . Pinto, Mariana Oliveira; Gil, Maria BeatrizEm contexto escolar, aceita-se habitualmente que o oral é algo que está reservado à família e ao meio em que a criança está inserida e que à escola competirá, sobretudo, ensinar a ler e a escrever (CASSANY et al., 2007). No entanto, nem todas as formas de comunicação oral são espontâneas e informais, requerendo, muitas delas, preparação e elaboração, sendo, por isso, essencial o seu ensino explícito. Partindo deste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada numa escola portuguesa do 1.º ciclo do concelho de Setúbal, que envolveu 16 alunos de uma turma do 2.º ano da escolaridade, com idades entre os 7 e os 8 anos. Definido o tema a pesquisar, foi proposta a planificação e apresentação de uma exposição oral, tendo como suporte o póster. As evidências recolhidas permitem concluir que o processo foi importante para o desempenho final dos alunos e que estes demonstraram ter adquirido algumas das competências básicas essenciais para um bom desempenho oral.
- Escrever para aprender a expor no ensino básico: construindo o modelo didático do género exposição escritaPublication . Pinto, Mariana OliveiraEste artigo parte de dois pressupostos fundamentais. O primeiro, é o de que um trabalho explícito, continuado e fundamentado com a escrita na escola implica, necessariamente, o conhecimento das propriedades e características dos géneros e dos textos. O segundo é o de que embora tal conhecimento seja fundamental, não poderá perder de vista o modo (ou modos) de ação didática implicados na construção e apropriação de tal conhecimento. É neste sentido que se apresenta um modelo didático do género exposição escrita que permitirá, por um lado, identificar as suas características e propriedades configuradoras e, por outro lado, possibilitar a identificação de quais as que devem ser ensinadas num determinado ano da escolaridade e para determinados alunos.
- Didática da Educação de Infância: Tarefas Integradoras com os livros e as histórias: Língua Portuguesa e MatemáticaPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima
- Seminário Internacional de Práticas PedagógicasPublication . Delgado, Catarina; Pinto, Mariana Oliveira; Justino, Marta Campos; Piteira, M.; Anunciação, Pedro Fernandes da; Lourenço, Rodrigo Teixeira; Lima, Sónia Marina Dias Jesus
- Articulação entre a Língua e a Matemática a partir de histórias para a infânciaPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa; Delgado, Catarina