Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Escala de Intenção de Turnover (ATS) (Hinshaw & Atwood, 1984)Publication . Sul, Susana; Lucas, P.A Escala de Intenção de Turnover é um questionário de autorrelato que avalia a intenção dos enfermeiros em abandonar voluntariamente a sua presente posição laboral. Resultou da tradução, adaptação e validação transcultural para a população portuguesa da versão original, denominada Antecipated Turnover Scale (ATS), desenvolvida nos Estados Unidos da América por Hinshaw & Atwood (1984) numa amostra de 259 enfermeiros de diversas unidades e serviços de 3 hospitais portugueses. A escala é constituída por 10 itens utilizando um formato único de resposta de escolha múltipla de tipo Likert de ssete pontos (1. “discordo fortemente” a 7. “concordo fortemente”). A cada resposta é atribuída a respetiva pontuação numérica, sendo que os itens 1, 3, 5, 7 e 8 são cotados inversamente por se encontrarem na negativa. A ATS-PT permite aos enfermeiros gestores portugueses melhorar o ambiente da prática de enfermagem, intervindo na gestão de equipas e recursos humanos.
- Turnover em enfermagem:Publication . Sul, Susana; Lucas, P.Introdução: O fenómeno de Turnover é um problema atual que necessita de ser analisado por forma a promover a sensibilização e encontrar estratégias de promoção de retenção. A presente revisão scoping tem por objetivo mapear a evidência científica relativa às principais causas e consequências do fenómeno de turnover em enfermeiros a exercerem funções em instituições de saúde. Método de Revisão sistemática: Através da metodologia do The Joanna Briggs Institute para revisões scoping (2015), foi realizada uma pesquisa na MEDLINE e CINAHL e em três outras bases de dados. Foram selecionados artigos escritos em inglês e português, provenientes do contexto Europeu e Norte-Americano, no período compreendido entre 2008 e 2018. Apresentação de resultados: Um total de 136 artigos foram identificados e 38 considerados elegíveis para análise. Interpretação de Resultados: As causas potenciadoras de turnover são de três ordens distintas: pessoais, relacionais e organizacionais. As consequências afetam diretamente os enfermeiros e os utentes, ainda assim, o principal foco prende-se com os custos económicos e financeiros sentidos pelas organizações. Conclusão: É necessário mais estudos que se debrucem sobre o papel do enfermeiro gestor no evitar deste fenómeno, bem como na promoção de ambientes de trabalho positivos.
- Sexually Transmitted Infections and Health Literacy:Publication . Sul, Susana; Ferreira, Liliana; Maia, Ana Catarina; Coelho, Anabela; Costa, AndreiaBackground: Sexually transmitted infections (STIs) are a public health problem with a high risk of morbidity and community transmissibility. Evidence points to their continuous increase. This study describes the design, development, and implementation of a community-based STI prevention program for community healthcare users. Methods: Based on the Health Planning Process design method, a structured, community-based intervention program on STI counseling and detection was conducted in a primary health care unit in Lisbon. Two data collection instruments were applied in the diagnosis of the situation, namely the Health Literacy Survey Portugal (ILS-PT) and the STD Attitude Scale, to 47 patients who attended the health consultation on STI counseling and detection in a primary care unit in Lisbon. Two interventions were implemented, the health education session and the provision of an educational poster. In the evaluation of the project, the acceptance and satisfaction of the patients with the implemented interventions were considered as outcome indicators. A descriptive statistical analysis of the data was performed. Results: The participants shows considerably low levels of health literacy and high-risk behaviors for acquiring STIs. After an intervention, a high percentage of the participants point out the project as exciting and valuable and reveal having acquired knowledge that allowed them to improve their health. Furthermore, the patients were very satisfied with the implemented health education session and the educational poster. Conclusion: This project revealed the urgent and important need to implement community intervention projects to prevent STIs and promote health literacy among the most vulnerable groups.
- Práticas de investigação em gestão em enfermagem :Publication . Lucas, P.; Cruchinho, Paulo J. M.; Sul, Susana; Costa, Patricia; Nunes, Elisabete; Mendes Gaspar, Maria FilomenaEste primeiro volume intitulado: Instrumentos Validados Transculturalmente para Portugal, versa algumas das traduções e validações transculturais de instrumentos de medida de interesse para a área da Gestão em Enfermagem. A Gestão em Enfermagem em Portugal pode agora, desenvolver mais estudos, utilizando as escalas que traduzimos e validámos para o contexto cultural português. Só com instrumentos adequados podemos estudar e perceber os diferentes fenómenos e problemáticas importantes para a Gestão em Enfermagem, para a disciplina e para as organizações de saúde, contribuindo para a inovação e para a qualidade dos cuidados de enfermagem. Estas escalas traduzidas e validadas para o contexto cultural português, estão publicadas em revistas científicas indexadas. Os capítulos desta Coletânea, foram elaborados pelos mesmos autores dos artigos científicos que lhes deram origem, mas são agora disponibilizados em língua portuguesa. Esta nossa iniciativa, na língua de Camões e de Pessoa, pretende também ser um instrumento que favoreça a acessibilidade de atores de diferentes contextos culturais.
- Escala de Intenção de TurnoverPublication . Sul, Susana; Lucas, P.A Antecipated Turnover Scale (ATS) avalia a intenção dos enfermeiros em abandonar voluntariamente a sua presente posição laboral, quer seja com o intuito de realizar um processo de turnover interno (mudar de serviço/unidade), externo (mudar de organização/empresa) ou mesmo abandonar a profissão. Verificou-se que não existe em Portugal uma escala que permita avaliar a intenção dos enfermeiros em abandonar a sua atual posição laboral, pondo em causa o sucesso dos esforços realizados pelos enfermeiros gestores em reter os seus enfermeiros. A versão portuguesa da ATS é constituída por 10 itens, de resposta fechada. A pontuação máxima da escala é de 70 pontos e a mínima de 10 pontos, ou seja, quanto mais elevada for a pontuação maior será a Intenção de Turnover. Apresenta um valor de Alfa de Cronbach de 0.910. O uso deste instrumento no contexto português poderá permitir aos enfermeiros gestores identificar e comparar as intenções de turnover nos seus enfermeiros, e implementar mudanças que visem evitar este fenómeno, especialmente através da melhoria do ambiente da prática de enfermagem.