Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

De Sousa Delicado Teixeira, Ana Bela

Search Results

Now showing 1 - 10 of 22
  • Os bens de domínio público nos municípios do distrito de Setúbal: uma análise longitudinal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos
    Nos últimos anos, a nível nacional, de acordo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, sabe-se que, desde 2005, cerca de 90% do Ativo de um município corresponde a imobilizado. Este estudo pretende responder à seguinte questão: “A composição e o peso dos Bens de Domínio Público (BDP) no Imobilizado e no Ativo nos municípios do distrito de Setúbal são semelhantes à realidade nacional?” Assim, realizou-se uma análise comparativa da estrutura do Imobilizado dos 13 municípios do Distrito de Setúbal, com a realidade nacional para os anos de 2009 a 2011. Se considerarmos como unidade de análise quer o Ativo quer o imobilizado, os BDP representam sempre a segunda maior componente, seguindo a tendência nacional. No que respeita á composição dos BDP verifica-se que as “Outras Construções” apresentam mais de 60% desses bens. Não se verifica grande homogeneidade na composição dos BDP nos municípios do distrito de Setúbal.
  • A implementação da contabilidade gestão e a informação para o processo de decisão: o caso das empresas da região de Setúbal
    Publication . Rita, Rui; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Rosário, Carla; Mata, Carlos; Gonçalves, Sidalina
    A importância da informação produzida pelo Sistema de Contabilidade de Gestão é realçada pela teoria económica. A problemática de tratamento dos custos é relevante e tem sido um dos factores que tem motivado a evolução deste sistema com a introdução de novos métodos (por exemplo, o CBA). As empresas atribuem uma grande importância a este sistema de informação ao registando-se uma implementação significativa, da Contabilidade Analítica e a utilização da informação obtiida no processo de decisão das empresas com a utilização dos diversos documentos produzidos (orçamentos, Tableau de Bord, Balanced Scorecard) e de elaboração de diversos indicadores de avaliação do desempenho.
  • Uma análise evolutiva dos Bens de Domínio Público nos Municípios do Distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Nunes, Sandra Cristina Dias
  • A Criação de Valor no Sector Empresarial do Distrito de Setúbal: Um Contributo para o Empreendedor
    Publication . Teixeira, Nuno; Pardal, Pedro; Mata, Carlos; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
  • A importância da contabilidade analítica na tomada de decisão no sector público, privado e cooperativo: estudo comparativo de casos
    Publication . Gonçalves, Sidalina; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Rosário, Carla; Mata, Carlos; Rita, Rui
    A Contabilidade Analítica é um “fornecedor”, por excelência, de informação de utilização interna. Ao contrário da Contabilidade Financeira, a informação fornecida pela Contabilidade Analítica deve ser mais flexível e considerar as especificidades de cada organização. Este paper centraliza-se no âmbito da implementação da Contabilidade Analítica nas diferentes organizações, salientando a importância da convergência entre os conceitos teóricos e as necessidades reais de informação e demonstrar que partindo do mesmo conjunto de informação contabilística, contextos e utilizadores diferenciados, exigem documentos que sintetizando a informação de forma diversificada, comparativa e de fácil leitura, sejam instrumentos personalizados de gestão com vista à acção.
  • Os Indicadores de desempenho utilizados nos municípios do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno
    A aplicação do POCAL deverá permitir a obtenção de indicadores de diversa ordem, nomeadamente, orçamentais, patrimoniais e de custos. Estes deverão possibilitar a análise de desempenho das autarquias locais medindo níveis de economia, eficiência e eficácia, e que sirvam de apoio à gestão autárquica. O objectivo do presente estudo centra-se na caracterização da informação sobre o desempenho dos municípios do distrito de Setúbal, com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e nos indicadores apresentados no Relatório de Gestão. Os resultados demonstram que os municípios apresentam fundamentalmente indicadores de carácter orçamental e/ou patrimonial, facto justificado pela fraca implementação da contabilidade de custos. Nos Relatórios de Gestão foram identificados 159 indicadores diferentes, sendo 115 de carácter orçamental e 44 económicos e/ou patrimoniais. Através da elaboração de um ranking de desempenho para o distrito de Setúbal confirmámos que os municípios melhores posicionados são os de Alcácer do Sal, Almada e Grândola.
  • O desempenho orçamental de 2014 a 2016 dos municípios do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno
    A informação contabilística na Administração Pública em Portugal, acompanhando a evolução quer do normativo internacional para o setor público, quer do normativo nacional aplicado no setor privado, aprovou, em 2015, o SNC-AP que veio revogar o POCP e os seus planos setoriais a partir de 1 de janeiro de 2018, mantendo-se todavia a obrigatoriedade da aplicação dos três subsistemas contabilísticos, dos quais destacamos neste estudo, a contabilidade orçamental e a sua importância na avaliação do desempenho orçamental, nos municípios dos distrito de Setúbal. Assim, para o período de 2014 a 2016, apresenta-se, para os municípios do distrito de Setúbal, com base na informação da contabilidade orçamental, a análise da: receita cobrada, receita própria, despesa paga, despesa corrente vs. despesa capital, despesa com pessoal e grau de cobertura da despesa pela receita.
  • Avaliação e divulgação de indicadores de desempenho dos municípios portugueses: o caso do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Pardal, Pedro; Teixeira, Nuno
    A aplicação do POCAL deverá permitir a obtenção de indicadores de diversas ordens, nomeadamente, orçamentais, patrimoniais e de custos. Estes deverão possibilitar a análise de desempenho das autarquias locais medindo níveis de economia, eficiência e eficácia, e que sirvam de apoio à gestão autárquica. O objectivo do presente estudo centra-se na caracterização da informação sobre o desempenho dos municípios do distrito de Setúbal, com base no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e nos indicadores apresentados no Relatório de Gestão. Os resultados demonstram que os municípios apresentam fundamentalmente indicadores de carácter orçamental e/ou patrimonial, facto justificado pela fraca implementação da contabilidade de custos. Apesar de 3 municípios não apresentarem qualquer indicador nos seus Relatórios de Gestão, os restantes apresentam no total, 159 indicadores diferentes, sendo 115 de carácter orçamental e 44 económicos e/ou patrimoniais. Contudo, identificou-se que parte dos indicadores apresentados são baseados em conceitos da contabilidade empresarial e que não existe uma uniformização da divulgação entre municípios, sendo um claro limite à análise comparativa de desempenho. Através da elaboração de um ranking de desempenho para o distrito de Setúbal confirmámos que os municípios melhores posicionados são os de Alcácer do Sal, Almada e Grândola.
  • Uma análise evolutiva dos bens de domínio público nos municípios do distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Nunes, Sandra Cristina Dias
    Os Bens de Domínio Público (BDP) nos Municípios, a nível nacional, no período de 2009 a 2013, em termos médios, representam cerca de 38% do Imobilizado e 33,95% do Ativo, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Especificamente, nos Municípios do Distrito de Setúbal, no mesmo período, os BDP, são a segunda maior componente do Imobilizado, e representam em média, cerca de 17% do Ativo. Analisando, os BDP dos Municípios do Distrito de Setúbal, nesse período, é objetivo deste estudo efetuar uma análise evolutiva e comparativa do peso dos BDP face ao Imobilizado e ao Ativo, de modo a verificar se há relação entre a dimensão do Município e o peso das rubricas dos BDP. Essa análise será efetuada, a partir da análise de conteúdo dos Relatórios e Contas desses municípios. As “Outras Construções” e os “Terrenos” são as rubricas nos BDP com maior peso.
  • A contabilidade e as finanças na gestão empresarial: uma prática simulada
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Silva, Susana; Aleixo, Maria; Mata, Carlos