Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- A Gemelaridade na FamíliaPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Angelo, MargarethIntrodução: O conceito de parentalidade pela abrangência que incorpora, torna-se quase que abstrato, uma vez que atravessa todas as fases de desenvolvimento da relação pais/ filhos. Assume-se como uma experiência complexa e exigente influenciada por fatores individuais, familiares e sociais e tem repercussões em todos os que nela participam (1). Objetivo: Identificar as preocupações que os pais de gémeos consideram prioritárias. Desenho: Desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, como instrumento de recolha de dados utilizamos uma check-list adaptada de Brotherson. Participantes: a amostra incluiu pais com um filho por conceção (N=100) e pais de gémeos (N=100), os filhos de ambos possuíam idades entre os 6 meses e os 18 anos e encontravam-se inscritos no Agrupamento de Centros de Saúde Ave III. Resultados: Os resultados permitiram priorizar as preocupações parentais que em ambos os grupos foi semelhante para as quatro preocupações mais selecionadas. Identificaram-se ainda diferenças estatisticamente significativas entre os grupos na seleção de preocupações relacionadas com o stress da exigência do papel, o humor e a perda de tempo livre. A priorização para o próprio e para o cônjuge também foram objeto de análise nos pais de gémeos e observaram-se diferenças consideráveis na perceção que cada um tem das suas preocupações e das do cônjuge. Conclusões: as preocupações parentais percecionadas pelos pais com filhos gémeos variam conforme o género, bem como a priorização que estabelecem relativamente às preocupações do cônjuge. É nosso entendimento que devemos considerar as preocupações parentais como ponto de partida para uma intervenção mais eficaz e ajustada às famílias. Face aos resultados considera-se haver necessidade de desenvolver outros estudos nesta área, pois os existentes são escassos, para um melhor entendimento desta problemática.
- Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no HospitalPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José CarlosEste artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
- Atitudes, Conceções e Práticas dos Enfermeiros na Prestação de Cuidados às Famílias em Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Barbieri-Figueiredo, MC; Reis Santos, Margarida; Andrade, Luísa; Vilar, Ana Isabel; Martinho, Júlia; Fernandes, IldaIntrodução: Assistir as famílias numa perspetiva sistémica, quer para promover a saúde, através do adoção de estilos de vida saudáveis, quer para promover o autocuidado no sentido de diminuir ou aliviar os sofrimentos emocionais, físicos e espirituais da doença, requer o aprofundamento e/ou aquisição de conhecimentos e habilidades de intervenção dirigidas à família. São muitos os fatores que contribuem para que os cuidados de enfermagem se mantenham centrados no indivíduo e não na família, desde as representações dos enfermeiros sobre família e enfermagem de família, a metodologia da organização dos cuidados de enfermagem, a escassez de recursos humanos e materiais até aos conteúdos e metodologias de formação. Metodologia: Os dados foram colhidos através de um questionário on-line constituído por 2 Escalas: “A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE)”, e “Percepção dos Enfermeiros sobre a Enfermagem com Famílias (PEEF)”, numa amostra de 244 enfermeiros que exercem funções em Contexto comunitário na Administração Regional de Saúde do Norte. Resultados: Os valores médios obtidos na versão modificada da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE)” foram superiores a 4 nas subescalas Família: parceiro dialogante e recurso de coping (4,17) e Família: recurso nos cuidados de enfermagem (4,32), e inferiores a 2 na subescala Família como um fardo (1,99). Na Escala “Percepção dos Enfermeiros sobre a Enfermagem com Famílias (PEEF)” obtivemos valores médios de 2,60 na subescala Perceção da Prática da Enfermagem com Famílias e 3,37 na subescala Importância Atribuída à Enfermagem com Famílias. Conclusão: Os valores obtidos em ambas as escalas evidenciam que os enfermeiros que exercem as suas funções em contexto comunitário possuem atitudes favoráveis à inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem e atribuem elevada importância à enfermagem centrada famílias. Essas atitudes são potencializadas pela formação pós-graduada, quer a formação numa área especializada da enfermagem, quer a formação específica na área da enfermagem de família.
- Twin parenting experience – reshaping the family webPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Ângelo, Margateth; Pinto, Cândida; Gomes, BárbaraBeing a parent of twin siblings is a major challenge for parents and requires a family restructuring to adapt to a new family environment. OBJECTIVE. To understand the experiences of parents of twins and meanings attributed to them. METHODS: a qualitative study was conducted, having the symbolic interactionism as a theoretical referential and the interpretative interactionism as the methodological referential. Twenty-nine parents with children under 4 years participated in this study. A semi-structured interview was conducted for data collection. RESULTS. The twins family responses to parenting challenges are conditioned by the management and articulation of their di*culties, their strengths and personal resources. There is a clear choice in being a family with children that privileges negotiation and involvement of the couple in caring for the family, or, at least, part of the family, meaning the children and playing the parenting role. CONCLUSIONS. The family grows as a complex web, including its elements and interactions. The symbolic construction evidences the way the family adjusts to this environment of twin parenting. The health professionals should be able to anticipate the needs of families going through this process.
- Families with twins - a systematic reviewPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Angelo, Margareth; Martinho, JúliaA parentalidade é uma das transições desenvolvimentais que mais desafios colocam à família contemporânea. Quando ocorre uma gravidez gemelar, esses desafios são exponenciados. Foi nosso propósito conhecer a experiência parental de famílias com gêmeos e identificar os factores que condicionam as suas experiências parentais. Para o efeito, procedemos à análise de artigos publicados entre 2000-2012 em bases de dados referenciais. Os artigos foram analisados tendo em conta: objetivos, participantes, momentos de recolha de dados, instrumentos e resultados obtidos, considerando as variáveis que integram a vivência da parentalidade em pais de gêmeos. Nos 19 estudos identificados, a maternidade foi o foco central das pesquisas. As mulheres com filhos gêmeos obtiveram scores mais baixos de bem-estar, aumentando o risco de estresse, exaustão e depressão. A experiência destas famílias foi diferente, mais exigente e complexa que nos pais com filhos singulares. Compreender esta problemática torna-se fundamental para potenciar ganhos em saúde na família.
- Identificação dos efeitos dos filhos nas relações familiaresPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Martins, Teresa; Angelo, Margareth; Martini, Jussara GueObjetivo: Identificar os efeitos que os filhos têm nas relações familiares e identificar a priorização de preocupações dos pais com e sem filhos gêmeos. Métodos: Estudo transversal com 265 pais com filhos menores, dos quais 143 com filhos gêmeos. Os instrumentos de coleta de dados: escala de impacto familiar de um filho; lista de preocupações parentais. Resultados: As preocupações parentais priorizadas por ambos os grupos de participantes foram: “Falta de horas de sono e cansaço”; “Necessidades econômicas da família”; “Aumento das tarefas domésticas”; “Stresse individual com os papéis e com as responsabilidades”. O impacto familiar dos filhos é maior na dimensão financeira, sendo que esse valor é significativamente maior nas famílias com gêmeos. Conclusão: Os profissionais de enfermagem devem atender as principais dificuldades percebidas pelos pais promovendo estratégias e favorecendo a mobilização dos seus recursos.
- Security and violence: Young people’s risk behaviours profilePublication . Fernandes, Ilda; Andrade, Luísa; Martins, MM; Machado, Andreia; Rolim, Karla Maria CarneiroINTRODUCTION. The risk behaviours, safety and violence of young people have been a major concern for societies. Health promotion focused on the importance of a safe environment and the implications that come from incorrect behaviours at this stage of life in which building autonomy is critical. OBJECTIVES. To identify individual health measures adopted by adolescents/youngsters in this case and violence situations to which they are commonly exposed; to determine the level of the risk behaviour; to explore the connections between risk behaviours, school year, and gender. METHOD. A quantitative, correlational and transversal study was conducted. A selfadministered questionnaire it was deliver to participants. The sample comprised 1614 young people, of the municipality of Vila Nova de Famalicão, and attending the academic year of 2013/2014. RESULTS. The average age of respondents was 17 years old and the majority were female, attended the secondary school and perceived their family as highly functional. The use of a protection helmet was more frequent when riding a motorcycle than riding a bicycle. The majority of participants reported the regular use of the seatbelt and did not drive nor accompanied a person driving under the in+uence of alcohol. Most of the respondents have not been involved in situations of violence. The majority showed low levels of risk behaviours. CONCLUSION. These study participants reported a positive image of the risk behaviours. Notwithstanding, young people would still highly bene't from the development of multidisciplinary and innovative interventions leading to the acquisition of a healthy and responsible lifestyle.
- A saúde mental na parentalidade de filhos gémeos – revisão da literaturaPublication . Martins, MM; Angelo, Margareth; Martinho, Júlia; Andrade, LuísaA saúde mental é condicionada por múltiplos fatores: pessoais, familiares e sociais. Sabendo nós que o exercício do papel parental é dos mais exigentes, acreditamos que este pode condicionar a qualidade de vida. Quando este papel é exercido com !lhos gémeos há reconhecidamente maior exigência podendo por si só comprometer a saúde mental de quem o exerce. OBJETIVOS: Conhecer os riscos para a saúde mental dos pais na gemelaridade. Identificar os fatores psicossociais que influenciam a experiência parental na gemelaridade METODOLOGIA: Revisão sistemática de estudos primários publicados entre 2000-2012 em bases de dados referenciais: ISI Web of Science e Scopus database. RESULTADOS: Foram identi!cados 483 artigos (Scopus-274 artigos, Web of Science-275 sendo 66 destes comuns às duas bases de dados referenciais). Procedeu-se à leitura dos resumos após o qual selecionamos 15 artigos tendo em consideração os critérios de inclusão (disponibilidade dos artigos nas bases consultadas; a temática da vivência da parentalidade na gemelaridade ser central aos estudos). Os estudos em análise procuram identificar variáveis que influenciam a qualidade de vida nos pais focando-se em particular na saúde mental, no bem-estar psicossocial e no stresse parental. Níveis de stresse, ansiedade no apego materno, adaptação conjugal, paridade e tempo de gestação foram preditores da saúde mental nas mães. CONCLUSÕES: A experiência da parentalidade de gémeos é mais exigente e complexa. A compreensão desta problemática torna-se fundamental porque permite estabelecer intervenções facilitadoras ao seu desempenho e que por isso são promotoras de uma melhor saúde mental.
- Experiência prática: As reflexões como estratégia em contexto de supervisão clínicaPublication . Martinho, Júlia; Andrade, Luísa; Gonçalves, N.; Freire, R.M.A.