Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barreto Marôpo, Lidia Soraya

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
    Publication . Silva, Marisa Torres da; Figueiras, Rita; Brites, Maria José; Amaral, Inês; Marôpo, Lidia; Santos, Sílvio Correia; Jerónimo, Pedro; Santo, Paula Espírito; Pacheco, Liliana
    As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
  • Feminismo online no Brasil e em Portugal
    Publication . Silva, Marisa Torres da; Magalhães, Mara Semyra de Paula; Marôpo, Lidia
    Este trabalho realizou um mapeamento do ativismo feminista no Brasil e em Portugal no Facebook, através de um estudo exploratório quantitativo de 40 páginas de cada país ligadas às causas feministas. Em Portugal, as páginas são maioritariamente institucionais e o número médio de seguidores é relativamente baixo. No Brasil, a quase totalidade das páginas catalogadas são de coletivos de mulheres sem vínculo institucional que, com publicações diárias, recebem considerável atenção por parte dos seus seguidores.
  • Between traditional and social media: news repertoires in Portugal
    Publication . Silva, Marisa Torres da; Marôpo, Lidia; Brites, Maria José; Jerónimo, Pedro; Figueiras, Rita; Espírito Santo, Paulo; Santos, Sílvio Correia; Pacheco, Liliana; Amaral, Inês
    In the study reported in this article, the diverse news media repertoires in Portugal are investigated using a Q-methodological approach. We analyse the participants’ perceptions of the experienced values of the cross-media news landscape (Schrøder, 2012) and identify seven news media repertoires: quality media lovers (R1); broadcast media consumers (R2); television news addicts, press consumers and social media avoiders (R3); news snackers (R4); online based-media and social media addicts (R5); online newspaper lovers and radio news avoiders (R6); and television, press and social/online-based media consumers (R7). A preference for traditional media, especially television, and increasing use of social media, constitute the salient features of the Portuguese national news repertoires.
  • Feminismo online em Portugal
    Publication . Marôpo, Lidia; Silva, Marisa Torres da; Magalhães, Mara
    O objetivo deste artigo consiste em mapear o ativismo feminista online em Portugal, nomeadamente a forma como tem utilizado o Facebook para promover a sua causa. Realizámos, para tal, um estudo exploratório quantitativo de 47 páginas que abordam temáticas ligadas à causa feminista, através da aplicação Netvizz. Analisando a proveniência das páginas, as temáticas e conteúdos publicados, os seguidores e a média de interações em 2016, concluímos que, apesar do número significativo de páginas que promovem a disseminação de ideias e a discussão pública em torno dos direitos das mulheres, a sua popularidade é maioritariamente limitada (39 páginas têm menos de 5 mil seguidores) e o nível de engagement dos seguidores é baixo, demonstrando a dificuldade de projeção significativa destes movimentos. As páginas são sobretudo institucionais, especialmente associações e organizações não-governamentais, com destaque para a Capazes, um fenómeno de popularidade que reúne 57% dos seguidores do total de todas as páginas analisadas.