Loading...
Person
Feijão, Rúben
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Desenvolvimento de Smart Destinations: o Observatório Mafra Lab ODSPublication . dos Reis, João António; Feijão, RúbenA evolução tecnológica e a interligação crescente entre os diversos setores têm impulsionado mudanças significativas na gestão de destinos turísticos, dando origem ao conceito de smart destinations. Este artigo tem como objetivo a identificação de um projeto embrionário cuja finalidade se prende com a recolha e tratamento de informação, visando a identificação dos processos inerentes à criação do Mafra Lab ODS. O estudo aborda a relevância da convergência entre tecnologia, informação, governância e experiência para o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes. Através de uma investigação exploratória, são realçadas a análise de dados geoespaciais, a inovação tecnológica, a governância eficaz e a experiência do visitante como pilares fundamentais neste contexto. Os resultados evidenciam o impacte positivo das estratégias dos destinos inteligentes no setor do turismo, no desenvolvimento regional e na promoção da sustentabilidade, com o intuito de acrescentar valor em todos estes campos.
- Strategic planning for tourism destinations: proposals for the tourism development of Mafra municipalityPublication . Feijão, RúbenThe project seeks to comprehensively study tourism in Mafra, focusing on destination planning and management processes. It aims to identify gaps for rectification and investment opportunities to enhance the destination's tourism sector.
- As tradições locais e o património imaterial enquanto fator primordial na prática de turismo experiencial: o estudo de caso do Carnaval da Mealhada e do Festival dos Ouriços do Mar na EriceiraPublication . Almeida, Sónia Branquinho de; Santos, Norberto; Feijão, RúbenTrabalho académico que tem por objetivo dissertar acerca do contributo das tradições locais na atração de turistas experienciais, com enfoque nos estudos de caso das atividades existentes em volta da aculturação do Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada e do produto gastronómico Ouriços do Mar oriundo da Ericeira. Pretendemos averiguar a propósito da experiência ativa em eventos identitários das regiões, como sendo estes um fator âncora para a satisfação e atração de viajantes aos territórios anteriormente definidos, nomeadamente, a Cidade e Município da Mealhada, e a Vila de Ericeira, Município de Mafra. A razão da eleição destes locais tem que ver com a forte profusão de elementos de cariz imaterial devidamente apreciados e reconhecidos internacionalmente, e que realizam eventos celebrantes dessas suas tradições locais. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, bem como uma análise aos resultados de dois inquéritos aplicados diretamente a uma amostra de 320 participantes no caso do Carnaval Mealhada 2024 e de 320 Participantes no Festival Internacional do Ouriço do Mar 2024. No caso do último evento e devido à sua especificidade foi aplicado o método de entrevista junto dos stakeholders locais. Para avaliar a relação entre experiência ativa e envolvimento dos participantes, foi realizada uma análise de correlação de Pearson entre variáveis. Foi ainda efetuada uma análise comparativa das dormidas turísticas nos municípios referenciados dos períodos dos eventos com a estatística das dormidas, duas semanas após a realização dos mesmos, em anos anteriores.
