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- Parents’ perception of health education practices in Neonatal UnitPublication . Souto, Nisa; Curado, Maria Alice dos Santos; Henriques, Maria AdrianaObjective: to analyze parents’ perception of health education practices developed by nurses in a Neonatal Unit that facilitated the acquisition of parenting skills for an informed decision-making. Method: this is an exploratory, descriptive and qualitative study. We included 13 parents with children hospitalized for the first time in a Portuguese Neonatal Unit. Data were collected between February and August 2020, through focus groups, processed in the software Interface de R pour Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires, through Descending Hierarchical Classification and Similitude Analysis. Results: four classes emerged from the Descending Hierarchical Classification: “Information needs”; “Information gaps”; “Availability to inform”; “Facilitating health education practices”. Conclusion and implications for practice: parents considered digital technology combined with nurses’ availability to inform and explain, as well as provide an empathetic and informal environment as facilitating practices for health education. These results can support health education nursing interventions for parents at the Neonatal Units using digital technology.
- Quantum caring for parents :Publication . Souto, Nisa; Curado, Maria Alice dos Santos; Henriques, Maria Adriana; Garcia, Ana; Coughin, Mary; Vasconcellos, TherezaObjetivo: Traduzir e adaptar para a língua e cultura portuguesa a aplicação móvel Quantum Care for Parents- Neonatal Intensive Care Unit. Método: Estudo metodológico que contemplou as etapas de tradução, síntese das traduções, retroversão, síntese das retroversões, avaliação por 20 peritos em neonatologia para fazer a validação de conteúdo, e teste piloto aplicado a 20 pais portugueses com filhos internados na unidade de neonatologia. A validade de conteúdo foi suportada pelo Modelo de Lawshe e para a análise lexicográfica do conteúdo das sugestões dos peritos, recorreu-se ao software IRaMuTeQ. Resultados: Os critérios de avaliação foram a equivalência semântica, cultural e concetual entre a app original e a tradução. A Validade de Conteúdo foi boa para o número de peritos. Da análise lexicográfica das sugestões emergiram as classes: Adequação da informação, Disponibilização da Informação aos pais, Simplificação da Informação e Facilitação da Usabilidade. No teste piloto todos os itens foram classificados como claros. Conclusão: A aplicação móvel apresentou validade de conteúdo indicativa de boa adaptação à língua e cultura portuguesa e, após a introdução das sugestões dos peritos e teste piloto, considera-se um bom recurso de apoio à educação para a saúde e literacia parental em saúde, na unidade de neonatologia
- Parental stress scale in the neonatology unit:Publication . Sousa, Fátima Pacheco; Curado, Maria Alice dos SantosObjective: To translate the Neonatal Unit Parental Stress scale into Portuguese and culturally and linguistically adapt it for Portugal, and to evaluate the psychometric qualities of the Neonatal Unit Parental Stress Assessment Scale - Modified Version (EASPUN-MV). Method: This was a quantitative methodological study to validate the Neonatal Unit Parental Stress Assessment Scale. Parents were selected by non-probabilistic sampling (n = 406 parents). Descriptive statistics, standardized Cronbach's alpha, and confirmatory factor analysis were used to calculate the sensitivity, validity, and reliability of the Neonatology Unit Parental Stress Assessment Scale (indexes of the model's goodness of fit χ2/df, CFI, TLI, RMSEA, P(RMSEA). Results: The empirical indexes of the EASPUN-MV’s factorial model showed acceptable goodness of fit (χ2/df=3.3; CFI=0.8; GFI=0.8; TLI=0.8 and P(RMSEA)=0.07). Conclusion: The Neonatology Unit Parental Stress Assessment Scale - Modified Version is a psychometrically sensitive, valid and reliable instrument that can systematically assess parental stress and facilitate the decision-making of nurses, the follow-up care of parents, and their referral to other healthcare professionals.
- Stress parental:Publication . Sousa, Fátima Pacheco; Curado, Maria Alice dos Santos
- Avaliação do stress parental na Unidade de Neonatologia:Publication . Sousa, Fátima Pacheco; Curado, Maria Alice dos SantosEnquadramento: A utilização de instrumentos de avaliação do stress parental na Unidade de Neonatologia, permite que o enfermeiro conheça as fontes promotoras de stress que influenciam as respostas dos pais e implementar práticas de cuidados consistentes, adequadas e centradas na família. Objetivo: o objetivo desta revisão scoping é identificar e mapear na literatura científica os instrumentos de avaliação do stress parental na Unidade de Neonatologia e as fontes promotoras de stress aí existentes. Método: O protocolo da revisão scoping seguiu o modelo da JBI e a pesquisa foi realizada com recurso a 11 bases de dados. Consideraram-se estudos primários, secundários e literatura cinzenta. Após análise integral do texto dos artigos subsistiram 39 que foram incluídos na revisão. Resultados: Existem dois instrumentos de avaliação do stress parental desenvolvidos especificamente para utilizar na Unidade de Neonatologia: Parental Stressor Scale: Neonatal Intensive Care Unit – PSS: NICU e Neonatal Unit Parental Stress-NUPS. As fontes de stress existentes na Unidade de Neonatologia que mais concorrem para o stress parental são o relacionamento dos pais com o recém-nascido e a alteração do papel parental. Conclusão: esta revisão indiciou o estado da evidência científica sobre os instrumentos de avaliação de stress parental na Unidade de Neonatologia e as principais fontes promotoras de stress. A utilização de instrumentos de avaliação do stress parental permite identificar os stressores que influenciam as respostas dos pais enquanto cuidam do recém-nascido na Unidade de Neonatologia. Os resultados que emergem da aplicação destes instrumentos facilitam o conhecimento das necessidades parentais e consequentemente o desenvolvimento de intervenções promotoras do papel parental e a parentalidade.