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Lima Hostensky, Elka

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  • ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
    Publication . Feitosa, Ligia; Lima Hostensky, Elka; Santos Dias, Dardielle
    Este artigo explora como o princípio educativo do acolhimento pode beneficiar as trajetórias acadêmicas de estudantes internacionais no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil. O estudo revisou sete artigos científicos nacionais sobre o acolhimento e experiências de estudantes do PEC-G, revelando desafios como inconsistências de políticas e iniciativas, preconceito, racismo e perda de identidade cultural. O artigo sugere que a psicologia pode contribuir para fortalecer os vínculos da comunidade universitária e apoiar a transição dos estudantes em um novo ambiente acadêmico e cultural. Ao promover uma comunidade acadêmica inclusiva e solidária, o princípio do acolhimento pode ajudar os estudantes internacionais a prosperarem em seus estudos e fomentar interações positivas entre culturas diferentes no ensino superior.
  • TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO E INSERÇÃO DE EGRESSOS DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NO MUNDO DO TRABALHO
    Publication . Boursheid, Daeana Paula; Mattos, Valéria De Bettio; Lima Hostensky, Elka; Almeida De Moraes, Leonard
    Esta investigação objetivou analisar as trajetórias de psicólogos egressos do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil, à luz da experiência formativa e das características da inserção laboral. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos e aplicação da análise de conteúdo. Os resultados revelam percursos formativos e inserção laboral diversos; influência da morfologia do mundo do trabalho nos projetos de vida, nas carreiras e nas relações de trabalho. Os dados aportam contribuições empíricas ao projeto pedagógico do curso investigado e oferecem indicadores para que as instituições de ensino potencializem suas práticas formativas, permitem que os conselhos de classe vislumbrem a realidade experimentada pela categoria e abrem agenda para novos estudos com egressos.