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- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- Pesquisando com métodos e técnicas criativas de produção de dadosPublication . Tavares, Cláudia Mara de Melo; Pastor Junior, Américo de Araujo; Carvalho, José Carlos
- Predictors of positive mental health in higher education students. A cross‐sectional predictive studyPublication . Nogueira, Maria José; Seabra, Paulo; Alves, Patrícia; Teixeira, Delfina; Carvalho, José Carlos; Sequeira, CarlosPurpose To describe positive mental health (PMH) psychological vulnerability (PV) and identify predictors of PMH in higher education students (HES). Design and Methods A cross-sectional, predictive study was performed with a convenience sample of 3322 students, using an online questionnaire with sociodemographic information, the PMH Questionnaire, and the PV Scale. Findings The majority scored a flourishing level, and 67.7% of the participants scored high levels of PV. The Regression Model found a significant predictive variable for PMH. Practice Implications Gender, age, regular exercise, healthy diet, number of meals per day, and leisure activities are significant positive predictors of PMH. PV is the sole significant negative predictor. Therefore, improving mental health literacy can be a strategy to support HES
- Impacto da crise financeira e social na saúde mentalPublication . Sequeira, Carlos; Sá, Luís; Carvalho, José Carlos; Sampaio, FranciscoPreocupados com o impacto da crise nanceira e social na saúde mental das pessoas, neste artigo fazemos uma re- exão sobre as últimas evidências disponíveis sobre o tema em Portugal e no mundo, procurando recentrar a atenção dos pro ssionais de saúde mental, naquilo que necessita ser promovido: a centralidade dos cuidados nas pessoas e a continuidade dos cuidados em saúde mental. A instalação da crise nanceira, que a todos apanhou desprevenidos, veio revelar as fragilidades e falta de preparação dos sistemas de saúde para lidar com problemas sociais que, frequentemente, constituem risco para o surgimento de psicopatologia. A forma como as famílias e as pessoas foram capazes de fazer face às suas necessidades, em termos de bem-estar, é também revelador da capacidade de adaptação e resiliência dos portugueses. A crise nanceira e social teve e continuará a ter consequências em várias dimensões da vida das pessoas, pelo que re etimos também sobre algumas estratégias para a minimização dos efeitos da crise na saúde mental das pessoas.
- Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no HospitalPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José CarlosEste artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
- Tradução para a população portuguesa do Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+)Publication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos
- Esquizofrenia e Família: olhares diversos sobre a famíliaPublication . Carvalho, José Carlos; Freitas, Paula Pinto; Leuschner, PauloA esquizofrenia sendo uma síndrome heterogénea, afeta a capacidade do doente a diferentes níveis (linguagem; perceção; pensamento…) e caracteriza-se por uma combinação de sinais e sintomas, com deterioração mental e prejuízo no funcionamento social. A família é considerada como a unidade básica de desenvolvimento pessoal e onde se vivenciam experiências fundamentais para a formação da personalidade. Os filhos dos doentes com esquizofrenia têm sido vistos como um grupo de risco no que respeita à sua saúde mental em resultado da exposição à doença do progenitor e/ou do risco genético. Nesta investigação tivemos como objetivo, caracterizar a família dos doentes com esquizofrenia que têm filhos e que mantêm contacto regular com eles, tendo focado os descendentes com idades compreendidas entre os 6-18 anos. É um estudo de natureza quantitativa, descritivo e analítico, constituído por 38 famílias (38 doentes, 25 cônjuges e 50 filhos). Com recurso a instrumentos de avaliação individual e familiar (FACES IV; PFQP; WHOQOL, FRT) e respeito pelas normas éticas. Os elementos da família (doentes, cônjuges e filhos), apresentam algumas dificuldades (socioeconómicos, escolar/ académica, trabalho, acesso aos serviços de saúde e à informação sobre a doença), revelando os progenitores preocupação acrescida na exposição dos seus descendentes ao rótulo da doença mental e em colocar em risco a sua guarda legal. Tanto os doentes como os cônjuges têm uma perceção da sua família, como funcional e a maioria das famílias são caracterizadas como flexíveis e unidas. Apesar de não lhe ser reconhecida uma preocupação acrescida, é uma área sensível aos cuidados de enfermagem de Saúde Mental, podendo o enfermeiro desempenhar papel fundamental no acompanhamento das famílias e no desmontar do estigma da doença mental.
- Enfermagem e Famílias: conceções e práticas dos enfermeiros em unidades de internamentoPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Carvalho, José Carlos; Fernandes, Ilda; Barbieri-Figueiredo, MCFace ao internamento de um membro, as famílias desenvolvem e procuram respostas diferenciadas, das experiências que vão acumulando enquanto sistemas vivos, não é possível ficar indiferente ao afastamento de um elemento da família, até porque sabemos, que este afastamento tem a particularidade de ser, por motivos de sofrimento, dor, incerteza, aproximação da morte e num espaço físico e social diferente do que habitualmente vivemos e procuramos ser felizes. O que nos levou a desenvolver um estudo em torno de um processo formativo In-door, cujo tema central foi a problematização da família em dois serviços de Medicina num hospital de grandes dimensões. Concebemos duas linhas de estudos com objetivos específicos centrados nos enfermeiros e nos familiares e doentes. A finalidade dos estudos centra-se na necessidade de compreender estes processos no ambiente hospitalar. Cada estudo controlou variáveis diferentes face aos atores e assim: satisfação de doentes e familiares, atitudes, stress e conflitos dos enfermeiros, satisfação para com o processo formativo. Os estudos seguiram metodologias de análise quantitativa seguindo um modelo de análise antes e depois de um processo formativo. O processo formativo revelou maior sustentação para a dimensão família como recurso de enfermagem, a qual prevê atitudes de suporte e a atribuição de menor relevância nas atitudes mais desfavoráveis, reveladas pela dimensão Família como um fardo. As situações sentidas como mais stressantes são o medo de errar em algum tratamento e o sofrimento. Os enfermeiros tendem a gerir o conflito com o familiar do utente de modo a beneficiar as duas partes, adotando maioritariamente os estilos Integração e Tendência ao Compromisso. A satisfação aumentou nos clientes homens e nos familiares de ambos os serviços; Os resultados demonstram que a satisfação aumentou depois do processo de formação, em alguns deles até coincidindo com o aumento do envolvimento, porém sem relação evidente, por a satisfação inicial já ser elevada e pela questão do envolvimento ser subjetiva.
- Terapias complementares nas emoções: uma perspectiva sociopoéticaPublication . Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Tavares, Cláudia; Carvalho, José CarlosThe relevance of the theme using the “complementary therapies” (TC) in the management of emotions and your impact on mental health of nursing students, focuses on the realization of our professional practice, as teachers, in different types of school, in There, students of the last year of the course, feel uncomfortable, as the expression of their emotions and feelings, which leads to high levels of anxiety, anguish and panic. Aims: to identify the complementary therapies facilitators in managing emotions and evaluate your effectiveness on mental health of students. Methodology: qualitative research Paradigm, using the sociopóetica perspective. The sample consists of 42 students of the fourth year of the Degree course in nursing, perform the clinical education of Mental Health and Psychiatry. Were held “workshops” of production data. Complied with all ethical assumptions of the investigation, in accordance with the Helsinki Declaration. Results and discussion: The content analysis performed, resulting in the appointment of four “complementary therapies”: guided imagination technique, body expression, therapeutic touch and music therapy. Conclusions: importance of this research to the education in nursing is the conception of that theory and clinical experience must be accompanied by educational strategies promoting TC in the management of emotions. To stress, students highlighted the use of music therapy as an asset in the expression of emotions and commented that the TC allow you to deal with emotions and promote your mental health over your career, personal and social.
- Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratórioPublication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Borges, Elisabete; Sousa, Clemente NevesRESUMO Objetivos: avaliar os consumos de substâncias psicoativas, a morbilidade psiquiátrica e analisar as variáveis que estão associadas a maior risco de adoecer dos estudantes de enfermagem. Métodos: estudo transversal, exploratório e descritivo de cariz quantitativo. Amostra constituída por 980 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em que foi aplicada o Mental Health Inventory (MHI). Foram respeitados os princípios éticos expressos na Declaração de Helsínquia. Resultados: os resultados sugerem níveis preocupantes de morbilidade essencialmente em termos de, solidão (48.5%), nervosismo e apreensão (48.2%), tensão e irritabilidade (68.6%). Sentem tristeza (59.3%), ansiedade, preocupação (65%) e depressão (61.4%). Conclusão: os dados apontam, para a existência de tristeza, tensão, ansiedade, nervosismo e depressão, evidenciando a necessidade de implementação de programas de promoção da saúde mental nos estudantes de enfermagem.