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- O projeto HERITAGE GAME. Desafios para o património e suas comunidadesPublication . Marques, C. G.; Mateus, Lígia; Pedro, João P.; Chasqueira, ÂniaO trabalho apresentado sublinha a importância do património cultural na formação da identidade das comunidades, ressaltando a necessidade vital de envolvimento ativo das mesmas na preservação do património, especialmente em territórios de baixa densidade. Este envolvimento tem a capacidade de fortalecer laços sociais, promover a compreensão intergeracional e contribuir para a transmissão oral de conhecimentos. O artigo tem como foco o projeto HERITAGE GAME, uma iniciativa Erasmus+ liderada pelo Instituto Politécnico de Tomar e composta por seis universidades europeias, com início em outubro de 2023 e término em setembro de 2026. O projeto propõe a gamificação como uma estratégia inovadora aplicada ao património, em territórios de baixa densidade. Os quatro objetivos específicos do projeto incluem a promoção do envolvimento comunitário e cívico, a criação de um quadro operacional e ferramentas de gamificação, a promoção de parcerias e aprendizagem mútua, e a disseminação dos benefícios da gamificação no património. O HERITAGE GAME adota uma metodologia investigação-ação dividida em três fases, que envolvem a recolha de casos de estudo de projetos de base comunitária, a análise, estudo comparativo e desenvolvimento de um modelo de valorização e, finalmente, a implementação nos diferentes territórios. Os grupos-alvo identificados incluem as comunidades em territórios de baixa densidade, os estudantes universitários, a comunidade académica e os profissionais do património. Os resultados expectáveis compreendem publicações científicas, a criação de um modelo de gamificação reutilizável, o desenvolvimento de uma aplicação móvel com recurso a gamificação e o estabelecimento de ligações comunitárias nos países parceiros. Apesar de se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento, o HERITAGE GAME destaca-se como um projeto inovador, quer pelo seu foco na prática comunitária do património, quer pela investigação do potencial da gamificação como ferramenta para o trabalho com o património baseado nas comunidades. Perante as mudanças tecnológicas, sociais e pós-pandémicas, o projeto pretende transformar o paradigma cultural e promover uma abordagem mais inclusiva e democrática na preservação do património.
- O Património Industrial de Tomar e a Festa dos TabuleirosPublication . Pires da Silva, Cláudia; Chasqueira, Ânia; Camponês, André; Nogueira, Andreia; Simões, J. T.; Marques, C. G.; Dionísio, Marta; Pinto Coelho, JoãoEste artigo pretende apresentar a relação existente entre o património industrial de Tomar e o seu património cultural imaterial, mais concretamente a Festa dos Tabuleiros, através da sua participação e organização da Festa. Esta relação, que alarga a todo o concelho de Tomar, principiou, nos dias de hoje, a vontade e a necessidade de preservar ambos os patrimónios, que até hoje ainda se relacionam, uma vez que são tão importantes para a memória coletiva e identidade da população da cidade de Tomar. Desta forma, expõe-se aqui a relação entre o património industrial de Tomar e a Festa dos Tabuleiros ao longo do tempo, bem como o modo como a sua preservação tem sido concretizada.
- The power of creativity in nurturing sustainable developmentPublication . Triães, Ricardo; Nogueira, Andreia; Chasqueira, ÂniaThis paper explores the perspective that, in working towards a truly sustainable preservation of the past, conservators need to engage with uncomfortable changes to allow the intentional and deliberate introduction of artistic creativity into conservation. It aims to set out certain examples of creative practices that are nurturing sustainability within conservation and that provide the evidence and justification for launching creative conservation within conservation theory and ethics to create a new conservation ecology. This new approach correspondingly reflects recent theoretical developments within the broader field of heritage studies. However, conservation professionals tend to be conservative and are reticent to allow artistic creativity to guide their conservation activities in an explicit and intentional manner.