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  • O processo emocional experienciado pelos enfermeiros na interação com os pais maltratantes na consulta de saúde infantil
    Publication . Rosa, Maria da Luz; Diogo, Paula; Barros, Luísa
    Cuidar de crianças vítimas de maus tratos implica uma multiplicidade de desafios para os enfermeiros, e entre estes a gestão emocional. Os enfermeiros precisam de gerir sentimentos ambivalentes no sentido de protegerem a criança (maltratada) e simultaneamente, apoiarem os pais (maltratantes). Na literatura tem sido reconhecida a importância da gestão emocional dos enfermeiros para evitar que as emoções experienciadas tenham implicações negativas ao nível da qualidade dos cuidados, bem como no seu bem-estar e equilíbrio emocional. Assim, pretendemos responder à seguinte questão de investigação: como é que os enfermeiros de saúde infantil gerem a sua emocionalidade nos encontros com os pais maltratantes? Foram definidos os seguintes objetivos: 1) Analisar o que experienciam emocionalmente os enfermeiros nos encontros com os pais maltratantes; 2) Compreender o processo de gestão emocional dos enfermeiros na interação de cuidados com os pais maltratantes. Este estudo situa-se no paradigma naturalista, tendo-se optado pela metodologia de Grounded Theory, de abordagem predominantemente indutiva. Quanto aos instrumentos de colheita de dados, foi efetuada a observação de 11 consultas de enfermagem, realizadas 11 entrevistas semiestruturadas e foi efetuado um focus group com 6 enfermeiros. As ferramentas analíticas são decorrentes das etapas desta metodologia de investigação, com recurso ao Software de análise de conteúdo NVivo 12. Os achados revelam que o processo de gestão emocional dos enfermeiros nos encontros com os pais maltratantes se caracteriza pelo impacto emocional nos primeiros encontros com a criança maltratada/ pais maltratantes, que pode conduzir a uma situação emocional limite que compromete a relação terapêutica. No entanto, na maioria das vezes, os enfermeiros conseguem estruturar uma relação próxima com estas famílias, caracterizada por uma relação terapêutica e de proximidade com a criança e com os pais, mobilizando estratégias de gestão emocional num continuum da intervenção com os pais maltratantes, que podem constituir um desafio emocional gratificante ou perturbador. Porém, tanto o desafio emocional gratificante como o desafio emocional perturbador são potenciadores da aprendizagem experiencial, que conduz a um processo adaptativo e resiliente dos enfermeiros que acompanham estas famílias.
  • Trabalho emocional em enfermagem:
    Publication . Diogo, Paula; Costa, Ana Inês; Almeida, Tânia
    A pesquisa sobre o trabalho emocional em enfermagem é já evidente, mas é necessário explicitar este campo de intervenção nas suas áreas específicas, nomeadamente, a pediátrica que comporta vários contextos. A finalidade desta revisão scoping é identificar e sistematizar a publicação disponível nas ferramentas eletrónicas de pesquisa, sobre o trabalho emocional em enfermagem pediátrica, o foco do mesmo em diferentes contextos pediátricos, e que teorias, modelos, algoritmos e outras orientações para a prática o explicitam e sustentam. De acordo com a metodologia de Arksey & O’Malley (2005), identificaram-se 29 publicações para revisão, nas quais é relevante a literatura científica (n=19), sendo os contextos pediátricos mais estudados: serviço de internamento, unidade de cuidados paliativos e unidade de cuidados intensivos neonatais. Apesar da escassez da investigação, verifica-se que o trabalho emocional em enfermagem pediátrica é valorizado, e que a sua conceção conflui para um predomínio do enfoque no trabalho emocional intra, inter e extrapessoal (uma perspetiva integradora). Esta revisão identifica oportunidades de investigação e desenvolvimento da conceção do trabalho emocional em enfermagem, nos contextos de cuidados pediátricos, dado existirem lacunas significativas na pesquisa qualitativa e quantitativa, incluindo estudos mistos, bem como o desenvolvimento de modelos conceptuais e clínicos.
  • Adolescents’ perception about the relationship between self-reported smartphone addiction and emotional and behavioral problems during the COVID-19 pandemic
    Publication . FREITAS, BRUNA HINNAH BORGES MARTINS DE; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz; Bortolini, Juliano; Diogo, Paula
    Abstract This study aimed at understanding the adolescents’ perception about the relationship between Self-Reported Smartphone Addiction and Emotional and Behavioral Problems in the COVID-19 pandemic context. The qualitative research was conducted in Brazil with 16 adolescents aged from 15 to 18 years old classified as smartphone addiction by Smartphone Addiction Inventory scale. Data were collected through Focus Group meetings and prepared by means of Bardin’s content analysis. The findings resulted in two categories that describe how adolescents escape from the reality imposed by the COVID-19 pandemic using smartphones and how they perceive the emotional and behavioral changes caused by this addiction. They develop this behavior seeking to alleviate negative emotions and to escape from reality, but this relief is momentary and ineffective, as this addictive relationship proves to accentuate emotional distress.
  • Gestão recíproca das emoções e da informação no cuidado à criança e família:
    Publication . Martinho, Liliana; Diogo, Paula
    A experiência de hospitalização que a criança e a sua família vivenciam poderá, por um lado, espoletar estados emocionais perturbadores e impeditivos ao entendimento e assimilação da informação transmitida e, por outro lado, a informação insuficiente também poderá conduzir à falta de sentimento de controlo e emocionalidade negativa. Considerando a reflexão sobre a prática sustentada em evidência científica, emergiu a proposta de um algoritmo de intervenção em enfermagem. Este algoritmo pretende dar contributos efetivos para a prática quotidiana dos enfermeiros. Pretende-se que a sua consulta, rápida e estruturante, seja direcionada à intervenção de enfermagem no que diz respeito à gestão recíproca das emoções e da informação na abordagem à criança e família. O seu desenvolvimento foi subsidiado por conceções teóricas dominantes como o modelo de sistemas de Betty Neuman, a teoria do cuidar de Jean Watson e orientações específicas de cuidados pediátricos, nomeadamente os cuidados centrados na família, a parceria de cuidados, os cuidados não traumáticos e o modelo de trabalho emocional em enfermagem pediátrica. Procedeu-se à utilização sistemática do algoritmo em diversas situações de cuidados e diversos contextos de pediatria, nomeadamente em internamento cirúrgico e urgência, o que permitiu o seu aperfeiçoamento enquanto instrumento de enfermagem. Através do mesmo, é possível a identificação das vivências emocionais potencialmente intensas e as respostas emocionais negativas, selecionando e adequando as estratégias de enfermagem à singularidade do cliente pediátrico.
  • Emoções dos enfermeiros em contexto ajuda humanitária internacional, conflito e catástrofe: Scoping Review
    Publication . Almeida, Tânia; Diogo, Paula; Barros, Luísa
    Introdução: Prestar cuidados de enfermagem em contexto de ajuda humanitária é emocionalmente complexo. Os enfermeiros enfrentam desafios, como a interação com diferentes culturas, insegurança, condições de vida e recursos precários. Objetivo: Identificar e mapear a evidência científica disponível sobre as emoções experienciadas pelos enfermeiros ao prestarem cuidados no contexto de ajuda humanitária internacional em cenários de conflito e/ou catástrofe. Métodos: Seguiu-se a proposta do Joanna Briggs Institute Reviewers. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, PUBMED, entre outubro de 2023 a abril de 2024. Incluiu artigos disponíveis em texto integral, sem limitações temporais e publicados em inglês e português. Incluiu todo o tipo de estudos que abordavam as emoções experienciadas pelos enfermeiros que prestaram cuidados neste contexto. Resultados: Identificaram-se cinco artigos, publicados entre 2004 e 2017, em quatro países diferentes. Predominavam emoções negativas como preocupação, medo, ansiedade, stress, vulnerabilidade emocional e surpresa. No entanto, também foram identificadas emoções positivas, incluindo alegria, esperança e gratidão. Destacaram-se duas recomendações-chave na gestão emocional dos enfermeiros: a necessidade de preparação e a inclusão de profissionais experientes na equipa. Conclusão: Concluiu-se que uma melhor compreensão sobre as emoções experienciadas permitirá aprimorar o conhecimento e as estratégias de coping, otimizando a prestação de cuidados e minimizando o impacto emocional sobre estes enfermeiros. No entanto, a evidência científica é escassa, identificando-se oportunidades para o desenvolvimento de investigação neste contexto.
  • The contribution of theory building to the development of nursing knowledge
    Publication . Lacerda, Maria Ribeiro; Santos, Maria Irene Mendes Pedro; Tonin, Luana; Diogo, Paula Manuela Jorge
    Background: The evolution of nursing theory since the 1950s has had a significant impact on the dis-cipline, education, and practice of nursing, resulting in the creation of a distinct body of knowledge.Objective: To reflect on theory building as a contribution to the development of nursing knowledge.Methodology: A theoretical-reflective essay was written based on research of relevant literature and the discussion with peers dedicated to the development of nursing theory.Results: Nursing theories are models that guide reflection on nursing practice and help to support and justify nurses’ actions. Theories contribute to a more complete and accurate explanation of phe-nomena and are useful in predicting events and solving problems in practice.Conclusion: Nurses base their actions on theoretical knowledge and use it as a systematic guide for critical thinking and decision-making. Thus, the importance of epistemology in consolidating nurs-ing science is reaffirmed.