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Trabalho emocional em enfermagem:

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Abstract(s)

A pesquisa sobre o trabalho emocional em enfermagem é já evidente, mas é necessário explicitar este campo de intervenção nas suas áreas específicas, nomeadamente, a pediátrica que comporta vários contextos. A finalidade desta revisão scoping é identificar e sistematizar a publicação disponível nas ferramentas eletrónicas de pesquisa, sobre o trabalho emocional em enfermagem pediátrica, o foco do mesmo em diferentes contextos pediátricos, e que teorias, modelos, algoritmos e outras orientações para a prática o explicitam e sustentam. De acordo com a metodologia de Arksey & O’Malley (2005), identificaram-se 29 publicações para revisão, nas quais é relevante a literatura científica (n=19), sendo os contextos pediátricos mais estudados: serviço de internamento, unidade de cuidados paliativos e unidade de cuidados intensivos neonatais. Apesar da escassez da investigação, verifica-se que o trabalho emocional em enfermagem pediátrica é valorizado, e que a sua conceção conflui para um predomínio do enfoque no trabalho emocional intra, inter e extrapessoal (uma perspetiva integradora). Esta revisão identifica oportunidades de investigação e desenvolvimento da conceção do trabalho emocional em enfermagem, nos contextos de cuidados pediátricos, dado existirem lacunas significativas na pesquisa qualitativa e quantitativa, incluindo estudos mistos, bem como o desenvolvimento de modelos conceptuais e clínicos.
The research on emotional labor in nursing is already evident, however it is necessary to explain this field of intervention within its specific fields, namely, the pediatrics, which comprises several contexts. The purpose of this scoping review is to identify and systematize the publications availability within electronic research tools, about emotional labor in diverse pediatrics nursing care contexts, their focus, and which theories, models, algorithms and other practice guidelines which explains and sustain the emotional labor in pediatric nursing care. Following the Arksey & O'Malley 44Pensar Enfermagem | Vol. 24 | N.º 2 | 2º Semestre de 2020 (2005) methodology, 29 publications for review were identified, in which the scientific literature predominates (n=19), being the most studied pediatric contexts: pediatric inpatient service, pediatric palliative care and neonatal intensive care. Despite the lack of investigation within this scope, it appears that the emotional labor in pediatric nursing is valued, and its conception converges to a predominance of the focus on intra, inter and extrapersonal emotional labor (an integrative perspective). This review identifies research and development opportunities regarding the emotional labor concept in the pediatrics nursing care contexts, as significant gaps in qualitative and quantitative research were identified, including mixed studies, as well as the emotional labor in nursing conceptual and clinical models development.

Description

Keywords

Emoções Trabalho Emocional Enfermagem Pediátrica Revisão Scoping

Pedagogical Context

Citation

Diogo, P., Costa, A. I., & Almeida, T. (2020). Trabalho emocional em enfermagem: uma revisão scoping sobre os contextos de cuidados pediátricos. Pensar Enfermagem, 24(2), 43–64. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v24i2.173

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