Loading...
29 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 29
- Reconhecimento e validação das aprendizagens experienciaisPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaEste texto centra‑se na problemática do Reconhecimento e da Validação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos numa perspectiva educativa. Estas novas práticas enquadram‑se num paradigma de Educação/Formação ao Longo da Vida, valorizando as aprendizagens formais e não‑formais que os adultos realizam ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais, e profissionais. Encontrando suporte teórico‑conceptual nas abordagens da aprendizagem e da educação/formação de adultos, estas práticas emergentes são no entanto terreno de tensões e contradições e, do ponto de vista da investigação educativa, ainda pouco aprofundadas. Apresentamos neste texto uma breve análise dos conceitos de base, pressupostos e princípios subjacentes — o que se reconhece e valida, como se reconhece e valida, que lógicas se encontram em presença —, orientando as reflexões finais para o domínio da formação dos actores intervenientes no processo de reconhecimento e validação — professores, formadores, conselheiros, orientadores — e para a necessidade de a (re)pensar à luz de novos quadros de referência educativa.
- O reconhecimento da experiência no ensino superiorPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação pretendemos apresentar e discutir resultados, ainda que provisórios, do trabalho de investigação realizado no âmbito do pós-doutoramento em curso “Ensino Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida: Reconhecimento de Adquiridos e Mudança Educativa”. Centrando-nos na problemática do reconhecimento da experiência dos adultos no ensino superior, procuramos desenvolver uma reflexão crítica sobre as tendências de organização dos processos de reconhecimento e validação da experiência dos adultos. Desenvolvemos, numa primeira etapa de trabalho empírico, um estudo exploratório baseado num questionário lançado às universidades públicas portuguesas e, posteriormente, realizámos uma análise documental cujo corpus foi constituído por documentos de carácter político-legislativo – nomeadamente o decreto-lei que estipula as condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior e os regulamentos elaborados por um conjunto de universidades públicas portuguesas. Considerando que se trata de um fenómeno complexo, procuramos articular diferentes níveis de análise e diferentes perspectivas, como tentativa de aproximação e de compreensão da complexidade. Procuramos assim contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos processos de reconhecimento e validação da experiência no terreno empírico do ensino superior português, baseando-nos teoricamente nos quadros teóricos e nas abordagens actuais da educação e formação de adultos.
- O reconhecimento e a validação das aprendizagens dos adultos no contexto europeuPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- L'éducation / formation tout au long de la vie et la formation des enseignants et formateursPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaDans le contexte des profondes mutations sociales, économiques, culturelles, professionnelles, technologiques, entre autres, le système d'éducation - en interface entre tous ces différents sub-systèmes de la société - est confronté avec des situations innovatrices, dynamiques, complexes, et parfois paradoxales. Aujourd'hui nous assistons à l'émergence d'un nouveau paradigme qui nous permet de comprendre les phénomènes éducatifs dans une perspective qui dépasse les contextes et les espaces-temps traditionnels d'éducation / formation. Ce nouveau paradigme de l'Éducation / Formation « tout au long de la vie » confronte les systèmes éducatifs avec des changements profonds, notamment au niveau de l'organisation éducative traditionnelle, au niveau des savoirs et des référentiels (académiques et professionnels), au niveau des stratégies et modèles éducatifs, et au niveau des représentations des enseignants et des formateurs (sur soi-même, le savoir, l'apprentissage, etc.). Les valeurs et les finalités éducatives sont aussi concernées : le développement de la personne au niveau personnel, social, professionnel, et en tant que citoyen. Il faut créer de nouveaux cadres de référence pour l'action éducative, à la lumière de ce nouveau paradigme émergent. Cette construction exige un effort de réflexion et de conceptualisation, de partage et de discussion entre tous les acteurs qui interviennent dans ce processus (les enseignants, les formateurs, les chercheurs, entre autres). Comment (re)penser la formation des enseignants et des formateurs a la lumière d'un nouveau paradigme et des nouvelles finalités éducatives est aujourd'hui un défi majeur pour les Sciences de l'Éducation. Nous essayons de contribuer pour l'identification des défis et des questions qui se posent aujourd'hui au sein de cette problématique, à partir des résultats d'un travail de recherche dans le domaine de la Éducation / Formation des adultes.
- O reconhecimento das aprendizagens experienciais no Reino UnidoPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- O reconhecimento das aprendizagens experienciais na América do NortePublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Repensar a educação / formação de adultosPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Do porquê e para quê do reconhecimento e validação de competências às questões metodológicasPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- A formação de formadores no contexto europeuPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Educação / formação e investigaçãoPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »